html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> "...estórias...do Fogareiro": outubro 2009

tocha.gif

sexta-feira, outubro 30, 2009

Salvem o lince da Serra da Malcata...

Azahar é o nome do primeiro de vários linces espanhóis que vêm para Portugal, ajudar à repovoação da espécie. Todos sabemos o que o desaparecimento do lince da serra da Malcata deprimiu a imprensa nacional. Nós, ali, na Serra da Malcata, com os últimos linces a definharem sabe Deus porquê, e os espanhóis cheios deles. Por alguma razão a raça se chama lince ibérico. Mas agora também hão-de vingar por cá.
Lembra-me isto uma altura em que o Governo de Madrid enviou para Portugal um cavalo andaluz, para ajudar a cobrir as éguas lusitanas. Vários donos de coudelarias nacionais ficaram indignados com a vinda do macho espanhol, como se não houvessem cá de sobra. Na altura, Aznar, presidente do Governo de Espanha, chegou a referir-se ironicamente ao asasunto numa conferência de imprensa, fazendo uma piada grossa sobre os «huevos» (nós chamar-lhe-íamos «tomates») dos machos lusitanos. O cobridor espanhol voltou às origens sem chegar a corresponder cá às elevadas exectativas que Aznar nele pôs (talvez timidez), mas a raça dos cavalos lusitanos continua pujante, com o snague (e o sémen) do País.
Os linces, no entanto, parecem ser mesmo necessários, perante o desaparecimento dos nacionais. Mas também no final dos anos 40, quando esteve de moda combater a conseguinidade nos animais, e a raça dos cavalos andaluzes desapareceu, foi preciso mandar para lá uns lusitanos que uns quantos carolas insistiram por cá em produzir. Estamos compensados, sem vergonha de ninguém quanto a «huevos» (ou «tomates») de machos cobridores, de um ou outro país (salvo o caso do tal andaluz improdutivo). E, como Aznar está retirado, não se esperam agora comentários de pior gosto - ainda por cima sem correspondência com a realidade macha de Espanha.
[ ouvindo mp3... Chris the Burgh - "Spanish train" ]

O estado do sítio, versão 2.3

Neste sítio cada vez mais mal frequentado e agora exalando um cheiro fétido e nauseabundo surge mais uma "bronca"; uma "broncazita" que nós enquanto indígenas do sítio anotamos e indexamos junto a tantas outras. Agora várias pessoas são indiciadas num caso "oculto" e com muita "lata". Segundo dizem os entendidos nesta matéria (é curioso como a frase "nesta matéria" se enquadra tão bem em tudo o que é discurso, em tudo o que é caso, em tudo e mais alguma coisa) um empresário vai ficar em prisão preventiva e pessoas que já "geriram" os destinos deste sítio (veja-se REN, EDP, BCP e etecetera e tal) tão mal frequentado vão ser indiciadas num processo de corrupção. Para já todas estas pessoas afirmam que estão inocentes no caso denominado "Face Oculta"...
Bom... neste sítio mal frequentado... Nesta fase é o que dizem todos...
[ ouvindo mp3... Slade - "Mamma we're all crazy now" ]

O estado do sítio, versão 2.2

O sítio tem andado ao "Deus dará" e por este andar vai continuar numa espiral de desatinos, parvoíces, burlas e umas coisas corruptas. O sítio está mal frequentado e esse estado de coisas só leva a que fique cada vez pior e evidentemente, ainda mais mal frequentado. O sítio para além disso assume-se agora como um autêntico pantanal mal-cheiroso.
O sítio assistiu a uma façanha muito elogiada que teve o seu episódio de consagração com a posse solene dos senhores e senhoras que vão continuar a fingir que governam este sítio mal frequentado e cheio de armadilhas a cada esquina, pobre, cada vez mais pobre, deprimido, cada vez mais deprimido, cheio de larápios, e que larápios, cheio de mentirosos, e que mentirosos, e obviamente por tudo isso cada vez mais mal frequentado.
No meio de tanta excitação, é maçador lembrar aos indígenas alguns factos que andam meio esquecidos ou são rapidamente atirados para o baú das desgraças de que não interessa falar. Uma é o desemprego. No meio de tanta competência e de tanta gente séria e cheia de solenidades, acontece que o sítio já tem mais de 510 mil desempregados, um valor que nunca tinha sido atingido desde o 25 de Abril.
Entretanto os novos velhos mandantes deste sítio que exala um cheiro fétido e nauseabundo, continuam em pompas e circunstâncias a assobiar para o lado. Para não falar numa outra bomba que rebentou ontem neste sítio mal frequentado.
[ ouvindo mp3... Alice Cooper - "Poison" ]

terça-feira, outubro 20, 2009

Ironias (I)

Trabalhamos no "duro"... porque a verdade é que milhares de pessoas que vivem do Rendimento Mínimo, sem trabalhar, dependem de nós!
[ ouvindo mp3... Leo Sayer - "The show must go on" ]

segunda-feira, outubro 12, 2009

Cromos do ciclismo

Fui encontrar na baú das recordações uma colecção de cromos de ciclistas... fantástico. F.C.Porto, Sporting, Benfica e Sangalhos fazem a capa... a tradição já não é o que era.
[ ouvindo mp3... Queen - "Bycicle race" ]

Uma estória sobre futebol... na "liga dos últimos"

Às vezes "passam coisas" pela cabeça de um indíviduo e "toca a meter-se" em coisas ligadas ao futebol... até que seja como será o caso, numa "liga dos últimos".
E então a coisa passa a partir de determinada altura, a "funcionar" assim: Sempre que uma equipa de futebol faz piores resultados, quase todos os restantes intervenientes no processo apontam o dedo ao bode expiatório e é do treinador a cabeça que "rola". A lógica subsequente é a de responsabilizar apenas quem delineia a estratégia e não quem a executa, a de fazer rolar a cabeça de um "culpado" de circunstância, mesmo que seja ponto assente que só não se mexe em equipa que ganha.
Ou seja os jogadores de futebol, até mesmo aqueles que integram equipas da "liga dos últimos" e a quem compete levar a cabo a concepção do treinador, continuam a ser mimados pelo público (mesmo que ele seja pouco no campo pelado ou no estádio) mesmo quando se torna gritante a sua falta de talento e de motivação e/ou de falta de disciplina táctica. Para a lufada de ar fresco que se impõe há sempre uma cabeça que "rola", a do "mister", havendo casos em que a mesma equipa é treinada por três ou quatro pessoas diferentes numa mesma época. Às vezes até acontecem milagres, os jogadores que nada rendiam com o treinador A transfiguram-se sob a batuta do treinador B e o mínimo que se pode presumir é que andavam a fazer ronha, quer ganhem "algum" quer andem em completo amadorismo. Contudo, na maioria dos casos os clubes só perdem com o "negócio" e os substitutos contratados raramente conseguem impor a sua visão a tempo de evitarem o descalabro na tabela classificativa.
Porque o mal já vem lá está e porque qualquer um já se acha uma "estrela".
Depois há a interferência de "forças estranhas", os "recados" e por aí adiante... bom, isto tudo até na "liga dos últimos" se passa, eu como dizia alguém "... até sei do que estou a falar..."
[ ouvindo mp3... Abba - "The winner takes it all" ]

... by "Shark"

[ ouvindo mp3... Brandi Carlile - "Dying day" ]

Realidade

A coisa não é de agora e tem vindo a acentuar-se. É Portugal... são os Portugueses e... sobretudo a política e a forma de encarar a coisas ou melhor, a forma de encarar as coisas.
A cada dia, a cada semana, a cada mês e cada ano que passa tem-se tornado hábito, nas campanhas eleitorais, assistir-se a lamentos da "intelligentsia" acerca de como as campanhas dos principais partidos são incapazes de mobilizar os portugueses, acerca de como falham nas suas tentativas de ultrapassar a descrença dos portugueses. Em parte, têm razão em lamentar. Mas por outro, este é um facto que só abona a favor dos Portugueses. Quando o País enfrenta problemas que, se não forem defrontados, nos deixarão um futuro negro, e a resolução desses problemas nos obrigará a enfrentar dificuldades hoje, a "descrença" e a "falta de esperança" são sinais de que os Portugueses, ou pelo menos, uma parte significativa deles, compreendem a realidade.
[ ouvindo mp3... Brandi Carlile - "Looking out" ]

Sporting C.P. (I)

Iniciados: SPORTING, 9 - Corroios, 0
[ ouvindo mp3... Juventude Leonina - "Uma curva belíssima" ]

sábado, outubro 10, 2009

O sonho continua...

Simão e Liedson... 3-0 e o sonho continua.
[ ouvindo mp3... Queen - "We are the champions" ]

sexta-feira, outubro 09, 2009

"Corto Maltese" de Hugo Pratt (da minha "biblioteca de banda desenhada")

[ ouvindo mp3... Barclay James Harvest - "Friend Of Mine" ]

O estado do sítio, versão 2.1

A retórica esteve nestes dias à frente de tudo o mais. A retórica é importante... porque essa mesma retórica é a arte de manipular as palavras para formar um discurso convincente e persuasivo. A divina arte de convencer as pessoas, em resumo. Todo aquele que é bom retorista conhece as manhas de fazer um discurso simplesmente incontestável e altamente motivador sem nem sequer adicionar conteúdo que valha a pena. Uma das maiores técnicas da boa retórica é a de nunca mentir, mas omitir a verdade o máximo possível, ou confundir seu ouvinte com tautologias sobre tautologias (e esta hein? Que palavrão tão esquisito... mas... mas entenda-se este palavrão como um termo ou texto que expressa a mesma idéia de formas diferentes)... enfim, "bananices" ou então o que é normal nesta "quadra". A "quadra" eleitoral, bom nesta das autarquicas, como nas legislativas com em qualquer outra "quadra".
Pois bem, então quem está a ler isto acha que é bom na retórica? Acha que sabe passar aquela ideia boa ou má ou assim assim, a qualquer um?
Se acha tinha sido a altura ideal para por em prática a coisa. Uma candidatura e pronto. Num partido qualquer...
Só quero acrescentar que a maior demonstração de retórica mais, como direi... absoluta que eu conheci foi dita por um treinador de futebol e dizia ele... "...Quem vai à frente tem sempre vantagem. Nem sempre é possível fazer golos. Ganhamos algumas vezes a eles. Hoje eles venceram-nos...".
Bom... mas retórica politica é muito pior. Ainda bem que ela acaba hoje.
É este o estado do sítio.
[ ouvindo mp3... Barclay James Harvest - "Hymn" ]


"Blog Powered" por BLOGGER.COM

"Blog Equiped" com HERACLEUM blog & web tools ; CBOX.ws ; ClokLink ; GEOLOC ; ShinyStat ; BRAVENET.com ; METEORED.com ; Altavista BABELFISH ; TOP-REFERERS ; ASK GAMBLERS ;

"Blog Template" por Douglas Bowman

"Blog Tunning" por Octavio Serrao AKA Fogareiro

"Blog Dedicated" ao meu filho MARCOS ANDRÉ e ao meu pai "MESTRE" JOAQUIM SANTOS

"Blog also Dedicated" a restante familia e melhores amigos

SCP.gif aac1.jpg