html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> "...estórias...do Fogareiro": julho 2008

tocha.gif

quarta-feira, julho 30, 2008

Wile E. Coyote e Road Runner

Ahhh... chegou-me "às unhas" um dvd da minha dupla preferida no desenho animado...pois, é verdade... vai ser catalogado com número 247... e esta, han?!
Wile E. Coyote e... Road Runner. Demais. Demais.
[ ouvindo mp3... Frank Zappa - "You are what you is" ]

"Hancock"


Já "cá mora" o dvd... vou mas é "largar isto" e ver o Will Smith como "Hancock"...
[ ouvindo mp3... John Powell - "Upon us all" ]

Branco ou Rosé...?








Manhã ou tarde, pouco importa.
Verão... muito calor...
Sombra... e relva.
O esplendor na relva.
Uma garrafa para começar... uns oculos a embelezar. Disfarçando a coisa?
Três garrafas, três copos, pouco importa.
Conversas à volta da mesa e de um bom vinho... nas calmas... muitos mais copos ainda.
Como diz um amigo meu, "aquelas que não deres cá em baixo, leva-las lá em cima".
Este Plexus Branco ou Rosé "arrebenta cagente".
[ ouvindo mpe... Whitesnake - "Wine, women an' song" ]



"Frango al bidon"



Frango do campo "al bidon"...
Frango alimentado na capoeira à base daquelas "porcarias" todas que os frangos comem e ainda por cima, frango sem data de validade... e sobretudo livre de impostos e da "gestapiana" ASAE.
[ ouvindo mp3... Police - "Every breathe you take" ]

"Vale das Lebres"

"...meus caros amigos, declaro solenemente que farei chegar aos ilustres confrades as duas caixas do precioso néctar "Vale das Lebres"... digo-o em pleno uso das minhas faculdades, sem estar sobre o efeito de qualquer estimulante vínico, e de forma a que as minhas palavras valham como uma assinatura notarial, declaro-o na presença da minha testemunha, o senhor João Rodrigues, que numa eventual falta minha, me substituirá de imediato... como podem verificar pelo seu ar sério, honesto e também solene... comprometo-me a trazer o "Vale das Lebres" nem que para isso tenha que "hipotecar" o meu vencimento na empresa... obrigado a todos, caros confrades...palavra de Vítor... e da minha testemunha, o "velho" João... mais uma vez, obrigado a todos pela minha humilde oferta...".
[ ouvindo mp3... Pink Floyd - "One of these days" ]

Perguntavam-me sobre...

Perguntaram-me o que achava do post que escrevi com o título "Coisas de emoções".
O que é que acho do post "...?
Nada, não acho nada, rigorosamente nada. Ao que se refere sobre sexo e amizade e sobre blá blá blá e blá blá blá, é claro. Nada. No entanto, no seu conteúdo, estrutura e sentimento, está bem escrito, está com alma, com coração, com verdade, com saudade, até mesmo com muita frustração... mas sobretudo está escrito com realidade, muita realidade.
De resto não acho rigorosamente nada. Cada "macaco no seu galho" ou então "vive-se intensamente cada momento, se se puder viver e se a outra pessoa nos deixar viver esses momentos", digo eu...
O post quase nem é meu, mas da Biessa, lá do "Brasiu"... lá como cá, há merd## que nos fazem que nem a escrita "tapa" e por muitos anos que passem nunca vamos esquecer, digo novamente eu. Pois... fica a amizade, tenúe e frágil.
"Então é quase nada/sómente sexo (sexo????) e amizade" dizia Maria Bethânia...
[ ouvindo mp3... Jethro Tull - "Living in the past" ]

Coisas da saúde em Portugal

A ministra da Saúde deste País mal frequentado, diz às páginas tantas..."Nós temos informação que há doentes que dizem que estão há mais de dois anos em lista de espera e o que temos no sistema é que não há nenhum doente que esteja há mais de dois anos em lista de espera. Portanto, ou não estão inscritos ou algo se passa"... disse a senhora, sublinhando que se tratava de um apelo, e a mesma senhora ministra recomendou que... "a quem sinta que está há mais de dois anos à espera para que se dirija ao seu médico de família, ao médico assistente ou ao centro de saúde"...
Não há doentes neste País...?
Não há doentes em lista de espera...?
É tudo uma mentira das pessoas que dizem estar doentes e afinal não estão...?
Será que estamos todos errados... os ainda sãos e os já doentes...?
Senhora ministra... o meu pai tem Parkinson... tentei marcar uma consulta e os serviços do Hospital disseram que depois iriam enviar uma carta de marcação... ok? ...sabe à quanto tempo isso aconteceu...? ...mais de dois anos, minha senhora e continuo à espera e entretanto paguei 90 euros para uma consulta da especialidade a privado... ah bom, a doença de Parkinson, tal como a doença de Alzheimer, tal como as operações às cataratas... pois, essas doenças todas não contam para nada. São números zero. Porque a saúde em Portugal, este País mal frequentado, está bem... asaúde em Portugal tem saúde.
Cá para mim, alguém observar que não existem listas de esperas para os doentes quer dizer duas coisas: ou que o sistema informático está "crashado" ou que pura e simplesmente que o governo tem uma actuação política pautada pelo interesse imediato de agradar às massas populares, com o fim de alcançar o poder ou de o manter e isto, mina senhora, isto é demagogia.
Que País tão mal frequentado é este, onde vivemos...
[ ouvindo mp3... Cat Stevens - "Sad Lisa" ]

terça-feira, julho 29, 2008

...sem legenda...!

[ ouvindo mp3... Phil Collins - "Another day im paradise" ]

Algures, existe um País...

Existe um País no qual, enquanto o Governo persegue os comerciantes, os automobilistas e o cidadão comum de passado impoluto mas a cada dia que passa tende a tornar-se em mais um não cumpridor, ou melhor transformar-se em mais um "caloteiro" aos olhos de todos (o que vale é que já perdemos todos a vergonha, até nós que somos pessoas bem formadas e de bem), esse País que existe algures, está a ficar a saque.
Enquanto escrevo estas linhas "armado em parvo" porque o "big brother" pode estar a monotorizar-me, um homem qualquer, num lugar qualquer desse País muito mal frequentado foi esfaqueado, foi roubado ou foi morto impunemente e quem praticou o acto foi-se embora calmamente, "correndo o risco" de ser preso mas devolvido à liberdade até que... íncrivel, o que se passa nesse País.
A bandidagem está a tomar conta das ruas de todo esse País e para ajudar à festa o Governo aprovou uma lei que na prática legaliza todos os furtos abaixo de 20 euros, se não me engano e se me engano que me expliquem "a coisa".
Depois do aborto foram legalizados os furtos... e nesse País,o exército e a marinha não fazem nada a não ser umas missões em "teatros de guerra terríveis", para onde só vai quem se voluntariou, recebendo em troca um chorudo vencimento... assim é que é. Nesse País existem coisas bem mais importantes para resolver do que as guerras dos outros, mas tudo bem, nesse País quem manda acha que está a fazer um "figurão".Esse país está saque em tudo o que é sítio, nos aeroportos e TGV's e nas ruas e nas lojas .Para dar a ideia de ordem o Estado nesse País persegue pequenas e médias empresas, restaurantes, os cidadãos de bem e quem trabalha duramente no dia a dia e é ameaçado com penhora sobre penhora se não pagar um IMI de 100 euros... entretanto, a policia multa e bloqueia carros nos estacionamentos, esconde os carros com radar para velocidade atrás de caixotes do lixo e sebes particulares, manda parar táxis para analisar o gasóleo (vá lá um "gajo" dess País, não andar a roubar os agricultores no campo e usar esse gasóleo nos depósitozitos dos táxis, enfim...) e "tira o papel" se tivermos umas cervejinhas a mais.
Mas pior do que a propaganda é a realidade porque, a esta hora, está um cidadão cumpridor e de bem a ser assaltado e morto, a ser esfaqueado ou a levar um tiro...
Existe um País, que não é o "nosso", no qual a vida, o dia a dia, para além da labuta constante... a vida é isto.
[ ouvindo mp3... AC DC - "Back in black" ]

E depois...!?

E depois são presidentes, vogais executivos, secretários, assessores e outros, que recebem ordenados milionários e têm carros topo de gama, combustíveis sem limitação, pneus substituídos antes de decorridos 2 anos da compra do carro, telemóveis 3g e Pda's, cursos superiores de gestão que custam acima dos 8000 euros e tirados em empresas privadas, bicas, tostas mistas, bolachas, águas, almoços (que deviam ser pagos com as despesas de representação que recebem mensalmente). Isto tudo é pago com o dinheiro dos impostos dos contribuintes.
É a modernidade e a eficiência que estão a dar aos serviços públicos. Para além disto tudo há que acrescentar os "tachos" que dão aos amiguinhos, as obras sumptuosas e a decoração de luxo que fazem nos seus gabinetes. É fartar, vilanagem.
E depois vem o João Cravinho apresentar uma "coisa qualquer" sobre corrupção e vá de assobiadelas para o ar, porque os cães ladram e a caravana passa. O será mais uma vez "tapar o sol com uma peneira"?
E depois as administrações das empresas públicas receberam um total de 26,8 milhões de euros no ano passado... quase 27 milhões de euros...? É que os encargos com a remuneração das administrações das empresas públicas subiram no ano passado 30%...Arre...
E depois...!?
E depois "tamos encavados" e pronto. Arre...
[ ouvindo mp3...Queen - "Another one bites the dust" ]

segunda-feira, julho 28, 2008

"The Jumper"

Prontos, vou "largar o blog da mão" e vou sentar-me a ver isto; se eu fosse "de uma coisa que eu cá sei", até via o dvd num ecran de plasma com um carro topo de gama à porta, mas como "tou teso como o caraças"... paciência. Amanhã há-de ser melhor ou nem por isso...
[ ouvindo mp3... Delfins - "Ser maior" ]

Coisas de emoções

O post não é meu, nem pouco mais ou menos, nem sei sequer se algum dia seria capaz de escrever uma coisa assim, com esta verdade toda... epá, eu nunca escrevia um post destes (e se escrevesse seria a uma e não a um,ok?), digo eu... obrigado à Biessa, com uma saudação especial para "aidassim no Brasiu...".
Ora aí vai a coisa e ela é mais ou menos assim:
“Amizade sincera e luxúria verdadeira não são incompatíveis”.
Eu começo achando muito estranho que tanto se fale em pegação entre amigos. Eu não conheço ninguém que saia com inimigos, vocês conhecem??
Um dia, eu estava cheia de dúvidas sobre ficar ou não com um amigo, com quem vinha rolando um clima, quando uma amiga soltou a frase que virou um lema pra mim: “Amizade sincera e luxúria verdadeira não são incompatíveis”. E não são mesmo. Porque não existe nada mais natural do que sentir atração por alguém com quem se tem amizade, respeito, confiança e carinho. Afinal, até Bethânia cantava “Então tá combinado a quase nada/ É tudo somente sexo e amizade”. Hino maior da amizade colorida!
E o que difere a amizade colorida de uma amizade preto e branco? No segundo caso, você pode até flertar à vontade. Mas não teve beijo na boca, não é em cores. Tem amizades que deixam até de ser apenas coloridas para serem em techinocolor, High Definition, um luxo.
Um problema sério da amizade colorida é quando um quer mais envolvimento do que o outro. Aliás, em qualquer relacionamento isso é um problema. Ou vai me dizer que nunca aconteceu de você estar ficando com uma pessoa, querer transformar aquilo em algo mais e, da parte dela… nada. É claro que rola uma frustração que pode até mesmo acabar com a amizade. Mas o que eu percebo é que, se os dois têm na cabeça bem definida qual o tipo de relação, a chance de dar estresse é bem menor.Outro estresse pelo qual eu já passei foi ter de terminar uma amizade colorida. A amizade foi embora junto. É que, depois de algumas semanas tendo um casinho com um cara que eu considerava um grande amigo, me apaixonei por outro. Gente, ele surtou. Nem preciso dizer que nunca mais falei com ele, não é verdade??
Então, aproveite sua amizade colorida, sabendo sempre que são coisas geralmente efêmeras e que você vai perder o amigo no fim das contas. Aproveitem as amizades azuis, vermelhas, cor de rosa, verdes… porque uma vida em preto e branco é tão mais triste!
[ ouvindo mp3... Delfins - "A queda de um anjo" ]

Lisboa, Lisboa

A cidade de Lisboa não merecia ser tratada da forma que está a ser tratada. Em tudo na vida, há que haver respeito e credibilidade pelas coisas que se fazem, sejam em prol de uma cidade, de um partido, de um objectivo ou de algo mais que se faça com gosto.
Quem entra e anda em Lisboa durante o dia, sente isso. Durante a noite, sente mais ainda. A sensação do vazio e do abandono, do desleixo a que a cidade foi votada, onde apenas recebe pessoas de dia, na sua correria e de noite se torna só e triste, a relembrar o fado que a caracteriza inúmeras vezes.
Gosto de Lisboa e dos seus recantos e pronto... mesmo sendo provinciano. Coisas e... vejam lá se não é bonita a Rua da Judiaria.
Que saudades de outros tempos, de passear à noite em segurança por todos estes recantos, becos, rua e vielas...
[ ouvindo mp3... Delfins - "Ao passar um navio" ]

Dedicado ao Jorge Cruz, de Gondomar

A Polícia Judiciária está a investigar o homicídio de um taxista, em Gondomar, na madrugada de domingo. O vice-presidente da ANTRAL, um "rapazão" chamado José Monteiro, admitiu que o taxista tenha sido apanhado desprevenido, explicando-se assim o facto de não ter accionado o sistema Táxi Seguro.
Jorge Cruz, de 39 anos, foi atingido a tiro durante um serviço, por volta das 2h00.
O taxista aceitou transportar três indivíduos, depois de outros colegas terem recusado o serviço. O veículo estava munido do dispositivo Taxi Seguro, que permite a localização do carro através do GPS, mas o sistema não chegou a ser accionado.
"...Se tivesse desconfiado de que algo poderia correr mal e accionasse o sistema logo que os passageiros entraram, o crime poderia ser evitado...", disse o tal senhor da Associação Nacional dos Transportadores em Automóveis Ligeiros (ANTRAL).
Ok, o Jorge Cruz foi morto por três facínoras a troco de quê...? ...tira-se uma vida a troco de 50, 100 ou 200€, é isso?
E depois vem um "gajo qualquer" de uma tal de ANTRAL a opinar... francamente, deixem-se de opinar e tretas e blá blá blá... é que essa coisa de ser das Associações disto de daquilo e ter GPS Táxi Seguro e tal (perguntem a quem entenderem, quantos GPS's deste tipo existem na província... tretas, meus amigos... já agora perguntem quantas câmaras de vigilância existem nos táxis da província...e quanto custa a sua instalação e quanto custa a instalação do GPS Táxi Seguro e questionem sobre a que posto de GNR ou PSP ou sei lá onde é que estão ligados... e já agora, questionem sobre a capacidade re resposta das forças de segurança... e sobre se a autoridade matar um destes bandidos o que acontece... perguntem, perguntem... perguntem tudo... não haverá respostas. Haverá sim o silêncio de quem é complacente e coabita pacificamente com a violência gratuita que devassa Portugal, que mata cidadãos indefesos... porra, é isto que me revolta a cada dia que passa, o silêncio e a complacência dos que "sabem fazer leis para nós" mas NÃO SABEM FAZER LEIS E QUE AS FAÇAM CUMPRIR DE FORMA A QUE CASTIGUEM OS BANDIDOS E OS ASSASSINOS...! ...a minha impotência perante esta situação, transtorna-me, cansa-me, adoece-me e vai acabar por me matar decerto... a não ser que... a não ser que o quê? ... que é mais fácil incomodar um cidadão normal e que tenta cumprir com o Estado para ter segurança, para estar em Paz... senhores governantes, "vão mas é dar banho ao cão",ok?).
Entretanto Jorge Cruz foi morto. Mais um taxista assassinado... mas afinal que importa isso. Foi só mais um número a abater, não foi...?
Já agora aproveitem para perguntar ao Filipe Barroso o que lhe aconteceu quando fez um serviço com uma senhora ou perguntem-me a mim, ou ao João, ao Costa, ao Ganhão, a todos... porra, senhores governantes e senhores dessa tal de Antral, por favor "tenham dó" e deixem de vir "armar-se"...
Entretanto o Jorge Cruz foi morto.
Quem será infelizmente, o senhor que se segue?
"Deus... tende piedade de nós..."
[ ouvindo mp3...Cat Stevens - "Wild world" ]

Espero estar enganado,mas

Hoje"pasmei" ao ler os jornais. João Moutinho, o"capitão", a quem sempre reconheci uma postura impar como homem e jogador quer sair do Clube.
O "capitão" que tinha tudo para se tornar figura do Clube, fosse ou não fosse transferido para outro emblema, procurando melhorar esta "dificil" vida em termos monetários e em termos de projecção enquanto atleta... o "capitão" que gostaria de ver no meu Sporting mas que ao sair, me vai deixar saudade de ver jogar, da sua entrega ao jogo e do seu futebol... bem eu acho que Moutinho perdeu o bom senso que todos lhe reconheciamos, e tornou publico o seu desejo, da pior forma possivel, colocando pressão em cima do Clube. E não se ficou apenas pela conversa com os dirigentes leoninos.Sempre julguei Moutinho de forma diferente, pensei ser um jogador "diferente", mas hoje fiquei desiludido. Quer trocar o Sporting, por um clube sem grande expressão, apenas em troca de uns "cobres valentes"... mas pronto, até au trocava... é que a vida não está fácil... mas assim...?
Paulo Bento vai agora ter de mostrar, o mesmo pulso que mostrou com Vukcevic e Stojkovic... e a braçadeira... a braçadeira até fica bem no braço de Moutinho... foi só um "desabafo"; e se não for, que seja feliz no clube que escolher, agora o Sporting merecia um pouco mais de respeito, digo eu... e eu sei lá tudo o que por lá se passa. Ficamos assim.
Resta pouca margem de manobra para os dirigentes leoninos, mas têm de procurar o melhor negocio possivel, e acima de tudo deixar bem vincado uma cláusula, para o caso de Moutinho querer um dia representar o clube do norte.Começo a acreditar que o tal "encontro" no Porto, se calhar não foi obra do acaso, e se calhar os dirigentes leoninos, não foram assim tão loucos quando quiseram saber como o dito aconteceu.
Espero estar enganado sobre a conduta de Moutinho nesta questão...Ou será a "reedição do grande sportinguista" que é Figo...?
Sim, esse Figo que no banco de suplentes do Inter saltou extasiado com um golo da sua equipa contra a equipa que o tornou jogador... enfim reconheço que, pese embora o meu Sportinguismo, à posturas e posturas... veja-se Cristiano Ronaldo, Sá Pinto e Oceano... veja-se Rui Costa no SLB. Coisas.
Para João Moutinho, boa sorte lá para onde vai...
[ ouvindo mp3... Juventude Leonina - "Uma curva belíssima" ]

quinta-feira, julho 24, 2008

Combustíveis (I)

A Galp baixou esta quarta-feira o preço dos combustíveis... "porreiro, pá...".
Desde as 00h00, o gasóleo está mais barato 1,4 cêntimos, enquanto a gasolina desceu 2 cêntimos. O preço do primeiro é de agora de 1,418 euros por litro, ao passo que a gasolina está nos 1,513 euros por litro.
Este é já resultado da descida do preço do petróleo, que desvalorizou cerca de 20 dólares em menos de duas semanas.
Este é o tipo de propaganda típico desta gasolineira e eu afirmo e ao mesmo tempo pergunto, se é que ainda o posso fazer...
Baixar os preços dos combustíveis em 1,4 cêntimos no gasóleo e 2 cêntimos na gasolina é para atirar poeira para os olhos dos burros. Quanto o crude sobe 2 ou 3 dólares ELES sobem 2 ou 3 cêntimos.
E agora? Ficam por aqui?
Então afinal Sr. Presidente da Galp, não é o mercado que regula os preços?
[ ouvindo mp3... Cat Stevens - "Wild world" ]

terça-feira, julho 22, 2008

"Mal frequentado"

Dias atrás li que o o presidente da Solidariedade Imigrante criticou o "encaixotamento" das pessoas com fracos recursos em "autênticos guetos"e, que esta foi opinião partilhada por um investigador da Universidade Nova de Lisboa que também defende o fim dos bairros sociais...ok! ... mais à frente li que o mesmo senhor disse que as "políticas inteligentes de habitação e de integração" como solução para se evitar conflitos entre pessoas pobres de diferentes etnias que habitam em bairros sociais, lembrando que estas situações de conflituosidade são "impostos pelas condições em que essas pessoas vivem", sobretudo pela falta de infra-estruturas e apoios sociais.
Posto isto e partindo do presuposto, no qual vivemos numa democracia e embora sob a alçada de um "big brother" qualquer nos é pernitido exprimir a nossa opinião, é chegada a minha vez de opinar... ok?!
Então eu só pergunto... todos os Portugueses que lutam dia a dia para conseguirem pagar os impostos a este "ilustre" Estado, têm que com esses mesmos impostos que nos saiem do "coiro" e de créditos bancários sobre créditos bancários, temos que andar a "sustentar" as tais coitadinhas das minorias "segregadas" que pasme-se...têm casas com renda simbólica que não pagam, água e luz que não pagam e que não trabalham não se inscrevendo sequer num "misero" centro de emprego e têm à sua porta carros topo de gama e em casa televisores de plasma... e ainda por cima acabam a fazer coacção ao Governo deste País cada vez mais mal frequentado... temos que os "sustentar" com os nossos impostos e endividando-nos para isso?
Temos...?
Estou identificado e movam-me um processo judicial se quiserem... mas isto é um País do Terceiro Mundo e ponto final. Fim de citação... a minha (a nossa) revolta continua... já não há "pachorra" para tanta merd# desta...
Este é um País cada vez mais mal frequentado.
[ ouvindo mp3... Jon Bon Jovi - "Till we ain't strangers anymore" ]

Dedicado ao amigo Vitor...





Uma sardinhada... uma conversa mais ou menos séria... umas risadas... um blog que o amigo Vitor, ocupado nos seus afazeres profissionais não conhecia...e mais risadas... Aquele abraço.
[ ouvindo mp3... Jon Bon Jovi - "Have a nice day" ]

Vinho Plexus Rosé, Branco e por aí...


É um vinho frisante...Plexus Rosé de seu "nome". Este é um autêntico refresco da Adega Cooperativa do Cartaxo que deve beber-se bem geladinho... o amigo "Rodas" trouxe nem mais nem menos do que duzentas e tal garrafas... havemos de "dar conta" delas, menos aquelas que o "Mairo da Farmácia" levou para beber nas calmas, a "alembrar-se dagente". Este frisante é melhor que a cerveja, é mais barato e menos diurético (já agora..este diurético...quer dizer que "mijamos" menos...ok?). A versão de branco é mais vínica e eu, perdão, e nós todos na Tertúlia do Monte Velho achamos isso mesmo... a versão branco é mais vínica...pronto. E esta, de rosé, é um espanto e deve beber-se com e sem acompanhamento.
Estamos entendidos...?
( ...não tem nada a ver com o post, mas tenho andado afastado das "blogadas" e... voltei... obrigado por estarem "aidassim" à "nha" espera...).
[ ouvindo mp3...UB40 - "Red, red wine" ]


"Blog Powered" por BLOGGER.COM

"Blog Equiped" com HERACLEUM blog & web tools ; CBOX.ws ; ClokLink ; GEOLOC ; ShinyStat ; BRAVENET.com ; METEORED.com ; Altavista BABELFISH ; TOP-REFERERS ; ASK GAMBLERS ;

"Blog Template" por Douglas Bowman

"Blog Tunning" por Octavio Serrao AKA Fogareiro

"Blog Dedicated" ao meu filho MARCOS ANDRÉ e ao meu pai "MESTRE" JOAQUIM SANTOS

"Blog also Dedicated" a restante familia e melhores amigos

SCP.gif aac1.jpg