html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> "...estórias...do Fogareiro": maio 2007

tocha.gif

terça-feira, maio 29, 2007

Greve geral


Foi ordenado pela DGCI,aos vários serviços o preenchimento de um mapa com o número mecanográfico e o número de identificação fiscal dos trabalhadores ausentes por motivo de greve, a ser enviado à Direcção de Recursos Humanos da DGCI, no prazo máximo de 48 horas após a greve.
O controlo "puro e duro" de quem faz ou não faz greve.Chegamos "cantando e rindo" a esta situação e por mais motivos que me possam apresentar para tal controlo,eu estou no direito de duvidar.Não posso concordar,logo duvido.
O 25 de Abril deu-nos a Liberdade...algumas vezes mal aplicada ou então aplicada em sentidos completamente diversos e com fins ainda mais discutiveis...
O direito á greve é um dos direitos adquiridos,o qual parece-me que está em "vias de extinção".Reconheço que enquanto funcionário estatal,geralmente não aderia a greves e não aderia pela simples razão de que achava que o primeiro e único grande beneficiado era a entidade patronal,o Estado,que não pagava aos trabalhadores esse dia de greve.
Reconheço também,que ao não fazer greve,colocava nas mãos dos meus colegas grevistas a responsabilidade de "me proteger".Reconheço que deveria ter feito greves também,quanto mais não fosse para estar solidário com os meus colegas...dou "a mão á palmatória".
Os tempos mudam e hoje seria o primeiro a aderir á greve geral do dia 30 de Maio de 2007.
Porque,também eu,já cheguei aos meus limites no que respeita a acatar este tipo de situações ; não deveriamos ser controlados numa greve,não deveriamos ter os nossos blogs sob monotorização,não digo ou meu,que é "uma espécie de blog" ( quem sabe se não está sob...? ),digo os blogs dos pensadores,dos jornalistas e por "aí a fora" ;
Dou "a mão á palmatória"...esta greve geral é justa,mais do que isso esta greve geral deveria ser importante para quem governa ou será que estamos num País de governantes autistas...?
[ ouvindo mp3...Zeca Afonso - "Cantigas de Maio" ]

"With A Little Help From My Friends" ( Joe Cocker )

"Ele" há dias assim,tantos dias...
A nostalgia,a descrença...
"Estar á toa"...como assim?
Porquê...?
A estrada sem fim...
Os olhos fixos na estrada sem fim...buscando e...
Á procura do fim,da luz no fim da estrada...
Os olhos fixos na estrada sem fim e...
Os olhos rasos de água...
Em silêncio...
A impotência perante a realidade,a solidão...
Tanta solidão...
Porquê?
"With a little help from my fiends...I hope..."

"Momento" ( Pedro Abrunhosa )

Momento...
...ou momentos...?
Nostalgia...
...ou nostalgias...?
Futuro..
...futuro...?
...sombrio...!

sexta-feira, maio 25, 2007

A opinião de RAP

A opinião de Ricardo Araújo Pereira ( Gato Fedorento ),humorista e morador na margem Sul,sobre as palavras do ministro Mário Lino ;

Podem e devem ver...Aqui.A não perder a sua opinião sobre o assunto "deserto".
[ ouvindo mp3...Phil Collins - "Another day in paradise" ]

Circos

Lembro que há muitos anos atrás era da "praxe" aparecerem nesta e naquela povoação os célebres circos ; apareciam,montavam a tenda e publicitavam o espectáculo pelos caminhos e ruas dessas povoações para mais tarde,lá pelas 22,00 horas darem início ao "show"...haviam sei lá quantos circos itenerantes com os nomes mais variados ; nos dias que correm,já só conheço o Circo Chen e o Circo Cardinali e esses não se afastam muito das grandes urbes.
Isto porque...porque cheguei á conclusão que também não vale a pena e não é lucrativo para os circenses andarem por aí...é que Portugal,mercê do nosso "deixa andar desenrrascado",tornou-se no circo global português...Portugal é hoje um grande circo ( com muita pena minha ).
E digo isto,porque estou a pensar nas palavras do Ministro Mário Lino,sobre a "menina dos seus olhos" do presente...o novo Aeroporto da Ota.
Quando questionado sobre o porquê da localização ser na Ota e não na margem Sul do Tejo,o senhor Mário Lino não foi de "meias medidas e disparou"..."...bem,no Poceirão,Faias ou Rio Frio é que não vai ser,aquilo é um deserto,não tem hóteis,não tem hospitais,não tem serviços,nada...ali,o Aeroporto 'jamais'..." ; uma afirmação gratuita,digo eu.
Não se preocupou o senhor em defender a "sua dama" de uma forma cortez,saudável e que permitisse dialogo,não..."foi a direito" e tratou de tornar público que para ele,"aquilo" não existe,"aquilo" não é Portugal,antes sim,um deserto...o senhor Mário Lino tratou mal os habitantes da margem Sul,pouco lhe importando que uma grande maioria dessas pessoas que vivem no "deserto",na volta "camelos" no entender do senhor ministro,foram pessoas que votaram no partido dele,para que ele hoje fosse ministro ;
A política tem também destas coisas,hoje palmadas nas costas,apertos de mãp,beijos e abraços ás pessoas e...amanhã o ataque despudorado e enxovalhante a essas mesmas pessoas."Não conhece o dono" diz a sabedoria popular...
Seria de bom tom,uma vez que não houve uma voz que se levantasse ( eu só ouvi uma,a de Almeida Santos ) a defender as palavras do senhor ministro,que Mário Lino explicasse se era aquilo que queria dizer na realidade,ou se houve um "lapsus linguae" da sua parte,quiça devido ao extremo cansaço que lhe advém de uma governação "exemplar" ;
As pessoas da margem Sul em particular,mereciam um pedido de desculpas,digo eu,que sou um leigo na matéria...
Por isto mesmo é que não é preciso ir aos circos Chen ou Cardinali...estamos,aproveitando estes anos de ouro da virtualidade...em pleno palco do circo global português...
Com muito pena minha.
Almeida Santos,um senhor da política e daí o meu espanto,ainda sobre este caso..."borrou a escrita",também ; saindo em defesa do seu amigo e correlegionário político,o senhor Almeida Santos tratou de defender a "dama deles" e vai daí,á boa maneira portuguesa "safa" mais uma pérola..."reparem,se Portugal for vítima de um ataque terrorista a primeira coisa a ser atacada são as pontes...o aeroporto ficava isolado..."...Coisas.
Digo eu,isolado o aeroporto...?
Então,não estava já no meio do deserto...?
Por estas e por outras é que cada vez mais a classe política está descredibilizada,salvo raras excepções,obviamente.
Espero não ser "processado" pela minha opinião,afinal como diz José Socrates,em Portugal a Liberdade de expressão está garantida.E eu...estou a usá-la...
[ ouvindo mp3...Pedro Abrunhosa - "Momento" ]

quarta-feira, maio 23, 2007

Falando de saúde... [ INEM ]

Gostaria de tirar um curso de primeiros socorros no INEM...?
É possível,fazê-lo...?
Neste site pode encontrar informação diversa sobre os cursos de técnicas de emergência médica que o INEM disponibiliza para o público em geral. Na barra à esquerda do site surge um “banner” com uma animação e o título “Cursos de Formação”.
Aí poderá encontrar informação sobre os diferentes tipos de cursos, preços, locais de realização e número de formandos.
Os cursos podem realizar-se no Porto, em Coimbra e em Lisboa.
No site do INEM poderá ainda proceder à pré-inscrição nos cursos. Após estar reunido o número ideal de inscrições (20 formandos) será contactado para a formalização da sua inscrição, altura em que lhe será comunicada a data de realização do curso.
Divulgação do Instiuto Nacional de Emergência Médica ( INEM ) a merecer uma leitura mais completa aqui.
Á atenção do público em geral.
[ ouvindo mp3...James Taylor - "That's why i'm here" ]

Falando de saúde... [ Cancro da prostata ]

Sintomatologia na Neoplasia Prostática ( Cancro da Prostata ) :
Os sintomas obstrutivos, directamente relacionadas com a dificuldade na passagem de urina pelo colo vesical ou uretra prostática, por razão mecânica ou dinâmica, são o atraso inicial, a micção prolongada, a diminuição de força e calibre do jacto urinário, a dificuldade em interromper a micção, a sensação de micção incompleta (sintoma que pode ter uma origem sensorial), a retenção urinária aguda ou crónica, com globo vesical, e a incontinência por regurgitação.
Radioterapia Externa na Neoplasia Prostática ( Cancro da Prostata ) :
Existem indicações para radioterapia externa nos doentes portadores de doença localizada que não possam ou não desejem ser submetidos a cirurgia radical. É utilizado um gerador externo de radiação que atinge a próstata, habitualmente 50 a 70 Gray, pretendendo-se a necrose tissular. Os tratamentos duram entre duas a quatro semanas e não é necessário internamento hospitalar. Tem havido, nos últimos anos, uma evolução técnica importante, que culminou com o que se chama radioterapia conformacional, na qual a isodose terapêutica é conseguida com enorme acuidade. A radioterapia externa tem como efeitos secundários, embora hoje pouco frequentes e passageiros, o aumento da frequência miccional, por causa da cistite de radiação, tenesmo e irritação rectal, porque a ampola rectal é sempre atingida, provocando proctite, e disfunção eréctil que pode atingir os 30% a 50% dos casos, por lesão dos nervos erectores.
Embora bem tolerada, a sua eficácia é relativa a longo prazo, pois em grande parte dos casos, havendo a seguir à radioterapia um declínio da concentração de PSA durante meses ou mesmo anos, segue-se um aumento da mesma, que normalmente corresponde a recorrência da doença. Também vários estudos mostram a existência de tumor viável em biópsias feitas um ano após a radioterapia, que levam à mesma conclusão. A eficácia da radioterapia parece todavia ser inversamente proporcional ao volume tumoral.
O cancro da prostata raramente se manifesta antes dos 45 anos de idade,sendo que a melhor forma de conviver que a eventualidade da doença,passa pela prevenção,precisamente a partir da idade atrás referida e mediante a realização de exames complementares de diagnóstico,por exemplo através de exame de toque rectal.
Ressalva-se a necessidade imperiosa de UMA CUIDADA PREVENÇÃO...
[ em acompanhamento de trabalho sobre Radioterapia,de Dr. Manuel Mendes Silva,Chefe de Serviço Hospitalar e Dr. Manuel Macieira Pires,Assistente Hospitalar Graduado,do Serviço de Urologia do Hospital Militar Principal ]
[ ouvindo mp3...James Taylor - "Never die young" ]

terça-feira, maio 22, 2007

Ao amigo "Zé Quim"


Ao grande amigo "Zé Quim" com um abraço do tamanho do Mundo ; a foto chegou-me via Nuno "17",não resisti e aqui está ela...só quero acrescentar que continuas ao teu melhor nível a "aviar cervejolas",essa é que é essa...
E daquela vez que,depois de comermos uns torresmos e bebermos umas doses de "mines" na "Silvina",eu fui apanhar uma "rapa" de frio para Samora...?
Velhos tempos,amigo "Zé"...outro abraço.
[ ouvindo mp3...Queen - "Friends will be friends" ]

segunda-feira, maio 21, 2007

"Benção das pastas" 2007

"Benção das pastas"... Cidade Universitária em Lisboa...Entrecampos transformado num mar de gente...


"Benção ds pastas"...um mar de capas pretas...a praxe de as atirar ao ar...

"Benção das pastas"...pastas benzidas...pastas ao alto...

[ ouvindo mp3...Pink Floyd - "Another break in the wall" ]

sexta-feira, maio 18, 2007

Viagens ( Olivenza ou...Olivença...? )

Olivenza ou...Olivença...? ...uma vista "alidassim de cima"...

Olivenza ou...Olivença...? ...porta...

Olivenza ou...Olivença...? ...ponte romana...
[ ouvindo mp3...Pink Floyd - "Us and them" ]

Viagens ( Badajoz )

Campanário...em Badajoz.


Rio Guadiana...em Badajoz.
[ ouvindo mp3...Dire Straits - "Sultans of swing" ]

As horas negras

Acho que vivemos as nossas vidas sei lá como,nem sei explicar como ás vezes as vimemos,vivemos e pronto...mas "alidassim" nas nossas vidas acabamos por fazer seja o que for que fazemos e depois dormimos...é assim e pronto e, é tão simples e tão normal como isso. Alguns atiram-se de janelas...ou afogam-se...ou enforcam-se ou tomam comprimidos ; um número maior morre por acidente, e a maioria, a imensa maioria é lentamente devorada por alguma doença ou, com muita sorte, pelo próprio tempo,o qual nem damos por ele ter passado..."olhamos para trás" e dizemos "...foi ontem..." e foi há vinte ou trinta anos. Há apenas uma consolação : "uma hora aqui ou ali em que as nossas vidas parecem, contra todas as probabilidades e expectativas, abrir-se de repente e dar-nos tudo quanto jamais imaginámos, embora todos saibamos que a estas horas se seguirão inevitavelmente outras, muito mais negras e mais difíceis.
E elas estão "aidassim",as horas negras.
[ ouvindo mp3...Zeca Afonso - "Venham mais cinco" ]

CTT 's

Os CTT já não são o que eram há anos atrás ; os CTT são agora uma "espécie de máquina" para dar lucro,para realizar capital em primeiro lugar,veja-se a quantidade de livros e cartões de aniversário e de kits de clubes e de cd's e de dvd's e de colecções disto e daquilo e etc,etc,etc,etc e tal...e para servir o cidadão naquilo que é na realidade a sua missão ( correspondência,vales postais,etc. ),servir,em segundo lugar ;
Na passada quarta-feira,enviei para a minha afilhada as fitas da sua formatura em envelope almofadado comprado nos correios e depois registado na estação de Samora Correia ; já antes,nos CTT de Benavente tinha tentado obter o envelope e talão para registo,pelo que me dirigi ao balcão,através da sala a abarrotar de gente por entre aqueles malditos escaparates e pedi, ao que me responderam "...tem que tirar senha para o envelope...e esperar a sua vez para o comprar...depois tire lá uma outra senha para ser atendido...".Francamente,senti-me um cadastrado qualquer que podia muito bem sair dali a correr com o envelopezinho almofadado e não o pagar ; desisti de imediato e "marchei" para outra estação dos correios.A de Samora Correia.Aí também com uma "bicha" de pessoas ziguezaguiando entre os escaparates dos tais produtos que não têm nada a ver com correios,mas que ali são "impingidos" ao cidadão,o senhor a quem me dirigi e pedi o envelope...foi buscar o dito e disse-me "...trate de tudo,preencha e depois acertamos as contas...não perca a vez...que eu hoje já trabalhei em três estações...".Senti-me bem.Fui "servido" em condições extra.Depois...na minha vez,lá enviei o envelope registado "...é registado...é correio-azul" disse-me outro senhor que me atendeu ;
Pois bem...enviei na quarta-feira em correio-azul e chegou hoje a Castelo Branco...disseram á minha sobrinha "...se fosse em correio normal,tinha sido entregue ontem...".
Pergunto eu "...pensava que o correio-azul era mais rápido,é ou não né?".
Sem legendas.
[ ouvindo mp3...Bob Dylan - "Mr. Tambourine man" ]

Uma brincadeira que...

A conversa que tive foi uma brincadeira com o meu amigo Leocinio...brincadeira porque não nos conhecemos de agora e porque a situação era para rir ou pelo vistos não ;
Prendeu-se a conversa que tive com outro amigo,sobre um transporte que não fiz,pura e simplesmente porque "quem tem cú tem medo".Assim e pronto...pois bem ;
Dizia eu a um amigo que não tinha ido levar uma "menina" do Meiguices á Baixa da Banheira por volta da meia-noite e tal e que tinha dado dois números de telefone de dois colegas meus de "taxes",que afinal não tinham feito também,o serviço e que,conforme me tinha contado o funcionário das bombas Repsol onde a "menina" estava,o João,apareceu um senhor de jeep que disse que se não estivesse tão cansado da viagem a levaria ;
e blá,blá,blá e acabou por levar a "menina" ao que eu disse em tom de brincadeira e curioso também,como agora se diz,armado em "alcoviteiro" "...um jeep...que jeep...só se foi o meu amigo L., ehehhehehheh..." ; na brincadeira fiz esse comentário com o tal amigo mas na volta,não "medi as distâncias" e não reparei quem estava á volta.Ingénuo e pior que ingénuo,fui parvo,pois parece que dois amigos ao falarem abertamente,na brincadeira,já não o podem fazer.Enfim..
Então não é que já duas ou três pessoas,disseram ao meu amigo L.,"...então és sócio do gajo do taxe a levar "meninas"?"...
O meu amigo L.,transmitiu-se o mau-estar da coisa,o seu mau-estar perante a situação.
Contei-lhe como tinha sido a estória ; já falamos sobre isso "n" vezes e já lhe pedi desculpas,a única coisa que posso fazer agora é publicamente dizer que não foi ele que levou a "menina",nem ele,nem eu,nem os dois meus colegas de quem facultei os nrs.,mas que Diabo,as pessoas resolveram de imediato fazer um caso,numa brincadeira de amigos!?
Decididamente,não há condições...
Foi só uma brincadeira,amigo L.,e tu sabes disso ; as outras pessoas é que afinal se preocupam com brincadeiras,alimentando questões,quando deviam era preocupar-se com a sua vidinha.
De qualquer modo,renovo o meu pedido de desculpas por ter brincado com uma coisa para rir e ter sobretudo,brincado com o meu amigo L. ;
Obviamente que não sou o senhor de toda a razão nem quero sê-lo,mas que há "rapaziada" muito mal-intencionada lá isso há.
Agora,cada vez que falar ou brincar,vou olhar á minha volta primeiro...
[ ouvindo mp3...Jethro Tull - "War" ]

De...Biel ( Suiça / Switzerland )


Uma foto que recebi como se de um postal se tratasse ; chegou de BIEL,no Cantão Suiço de Berna ; curioso que a Rolex e o Swatch Group estão "aquidassim" em Biel.

[ ouvindo mp3...The Who - "My generation" ]

"Da amizade"

... ir-te buscar ao IPO na manhã que concentrou todo o medo dos teus dias
... dizeres-me "tu és forte, nós somos fortes e temos de nos apoiar"
... mandares o sms que dizia "admiro a tua coragem"
... arrancar-te de casa quando a solidão te faz morrer por dentro
... avisares da decisão que não partilho e mesmo assim apoiar-te a escolha
... receber o teu e-mail que diz "gosto genuinamente, do fundo do coração, de ti"
... desafiar-te para um jantar que cozinho e perdermos a noção das horas
... avisares-me de mansinho "estás a precisar de te apaixonar"
... lembrar-me de ti no teu aniversário mesmo se não conseguimos falar
... pensar quanto gostaria de te ter comigo naquela viagem
... resgatar-te da depressão quando só há nuvens sem esperança
... despir o meu casaco para que te protejas do frio
... ficar quase nua ao teu lado sem pudor nem tentação, e continuar a rir
... abraçarmo-nos com força, suster a respiração, e dizermos "como te adoro"
... escutares desabafos que a emoção atropela para lá do inteligível
... acariciar-te quando soluças, secar-te o rosto delicadamente, segurar-te o braço com intenção
... saber que escutas o meu choro e a minha raiva, e me consolas mais do que mereço
... mudar toda a minha agenda para te dar o tempo de que precisas
... poupar-te à dor que vivo, até descobrires quanto pesa o sofrimento
... segurar o teu segredo e guarda-lo no cofre-forte da alma
... fazeres-me a surpresa boa que não supunha possível
... admirar-te de mais!
[ texto de L.R. "Woman like you" ]
[ ouvindo mp3...Barbra Streisand - "Woman in love" ]

The Who no Pavilhão Atlântico

Trinta euros pelo bilhete ; "praí" 3000 e tal espectadores.Imensa gente nova e, acima de tudo,menos novos...a "trip" ( viagem ) começou nos anos 60, quando a banda tocou com "I Can’t Explain".
O primeiro grande "bruá" da noite foi quando Pete Townshend perguntou ao público "Quem são vocês?" ...e partiram a tocar "Who Are You", recentemente recuperado pela série CSI.Depois foi "Baba O’Riley","Won’t Get Fooled Again"."My generation" e nunca mais parou...
Foi ver...Pete Townshend e Roger Daltrey da formação inicial dos meus tempos e únicos vivos dessa era ( já faleceram Keith Moon e John Entwistle ),agora acompanhados por John "Rabbit" Bundrick nas teclas, Pino Palladino no baixo, Zak Starkey na bateria e Simon Townshend na guitarra e vozes.
Fez-me recordar,a opera-rock "Tommy"...que vi 5 vezes e ainda não encontrei em DVD na Fnac,por exemplo...
"Só faltou esticar o nariz para o ar" para apanhar aquela baforada...
[ ouvindo mp3...The Who - "Who are you" ]

quarta-feira, maio 16, 2007

Falando de saúde... [ Cuidados continuados de saúde ]

Os cuidados continuados de saúde é um programa que tem como objectivo o apoio às pessoas em situação de dependência física, mental e/ou social, que estão no seu domicílio.
A maioria destas dependências estão associadas a doenças crónicas, sendo estas por si só uma ameaça à estabilidade e homeostesia do indivíduo com repercussões a nível económico, social e familiar.
Tendo em conta que estas situações de dependência tendem a aumentar, colocando graves problemas a nível do sistema de saúde e protecção social, as famílias são hoje cada vez mais solicitadas a desempenhar o papel prestador de cuidados, por um lado para manter o indivíduo dependente no seu ambiente, por outro com vista a uma melhor gestão dos recursos existentes.
Muito se tem legislado a nível de articulação do serviço de saúde e do serviço social para apoiar estas situações de dependência, no entanto esquece-se muitas vezes, que as famílias cuidadoras necessitam de estar em permanência junto do seu familiar, necessitando estas de passar por uma readaptação do seu papel no seio da família, levando muitas vezes a que os seus elementos tenham de perder o emprego e papeis sociais, implicando alterações sócio-económicas por vezes insustentáveis.
[ ouvindo mp3...Robbie Williams - "Intensive care" ]

Falando de saúde... [ Doença de Parkinson ]

Falando de saúde...
A Doença de Parkinson é uma doença neurológica progressiva que afecta os centros cerebrais responsáveis pelo controle e regulação do movimento.

Manifestações clínicas : Bradicinesia (movimentos mais lentos) ; perda dos movimentos espontâneos ; Tremor em repouso ; Rigidez no desempenho de todos os movimentos ; Insónias, salivação, sudorese, hipotensão ortostática ; Depressão, demência ; Face do tipo “máscara”.

Complicações : Demência ; Aspiração ; Lesão por quedas.
[ ouvindo mp3...USA for Africa - "We care a lot" ]

"Red line"

Cheguei ao "red line" e pronto ; vou dedicar o meu precioso tempo disponível a este blog,o meu blog e assunto encerrado...
Não estou mais para "aturar" criancices de pessoas sem formação,sem o mínimo de educação e sobretudo sem a noção do que é viver em sociedade e dentro dos parâmetros da Democracia em que a nossa Liberdade termina onde começa a do "vizinho" e,o que é mais grave é que para além de agredirem verbalmente,escondem-se descaradamente atrás de um "nick".
Assim,sempre assim, é fácil agredir verbalmente,agora cara a cara,frontalmente..."tá quieto ó mau...".Esses energúmenos não tem a coragem suficiciente para isso,até porque não tem argumentos que sustentem porque é que agrediram verbalmente.São cobardes...
Se me querem atacar pessoalmente,ataquem...mas tenha a coragem de "dar a cara".
Quando é que as pessoas percebem que um blog é sómente um blog e pronto,mais nada ; escrever num blog pessoal ou num blog da nossa terra não é estar a começar a "III Guerra Mundial"...mas enfim ;
São sempre os mesmos sabujos,como diz e muito bem o João e já não há "pachorra" para eles.Acabaram-se as colaborações para evitar ter que "gramar" com estes "anormais" acéfalos e sem coragem para se assumirem ;
Se é este o tipo de pessoas que hão-de ajudar a "levantar" Portugal,estamos bem fo##### ; o que me alenta,é que estes selvagens são uma minoria e, saber que há pessoas em várias áreas,pessoas que vimos crescer e conhecemos bem,pessoas que empregaram e outras que ainda empregam o seu tempo a formarem-se pessoal e profissionalmente ; esses sim,são o nosso futuro,a nossa segurança...os outros,os selvagens,não hão-de passar disso mesmo.
Assim,cheguei ao "red line"...
[ ouvindo mp3...Black Sabbath - "Sabotage" ]

terça-feira, maio 15, 2007

"Thinking blogger AWARD"

"Thinking blogger AWARD".
Esta é uma forma de homenagear a simpática convivência,a amizade sã com os "velhos" amigos e com os novos amigos,a colaboração e a troca de ideias e de comentários,que adquirimos na blogosfera,na qual "andamos" juntos sem "tricas"...
Serão nomeados seis e sómente blogs e embora gostasse de nomear todos,lamentávelmente não o irei fazer ; que me desculpem quem eu não nomear...porque estabeleci,para mim,dois items que me são importantes e sobretudo,caros ;
Primeiro item...os bloggers identificados como eu e alguns bloggers que escrevem "atrás de um nick",mas que conheço pessoalmente e com quem troco opiniões.
Segundo item...blogs de Coruche...
Assim,os "meus"...são :
"Conspira" com o seu Conspirações ;
Pedro Ribeiro com o seu Cruxices ;
"Lili" Sousa com o seu Drella no Couço ;
"Coruchero" com o seu El Coruchero ;
João Costa Pereira com o seu Outros rios ;
"Milay" com o seu Singing by the river ;
...pena não "nomear" todos os novos e bons amigos,alguns de pontos tão distantes deste Portugal,alguns deste enorme Mundo...que "conheci" aqui,na blogosfera ;
[ ouvindo mp3...USA for Africa - "We are the world" ]

segunda-feira, maio 14, 2007

"Maddie"


Continuo a não entender...
[ ouvindo mp3...Deep Purple - "Sweet child in time" ]

Uma manhã na "bola" ( II )

Filipe...o "patrão" do meio-campo do ACB...
Só uma observação : de que se ri o guarda-redes do Sport Reboleira...? ...será que está no "gozo" com o Filipe pela jogada se ter perdido...ou será que ria da "malta a buer mines" aquela hora...ou será que se ria porque sentiu que ia ser fotografado...?
Cá para mim...uma foto e pronto.
[ ouvindo mp3...Cher - "Believe" ]

Uma manhã na "bola"


ACB - Reboleira ás 11 horas da manhã..."não se faz a ninguém"...mas eles aí estão : os apoiantes número na "base das mines"...Felismino "Xupa" e Manuel "Cilindro" Pedro ; quem corre por gosto não cansa ; cá o "je" é que não podia beber aquela hora,amigos.
[ ouvindo mp3...Aerosmith - "Livin' on the edge" ]

sexta-feira, maio 11, 2007

Há dias assim...


Duas voltas a uma "redonda" como dizem os espanhóis para acertar com a saída para a Figueira da Foz...Há dias assim...
[ ouvindo mp3...The Cars - "Cars" ]

quinta-feira, maio 10, 2007

Na noite de Lisboa ( Hosp. S. José )


A noite passada...urgências do Hospital de S. José em Lisboa ; primeiro foi a tarde inteira e pela noite dentro estacionado no último lugar da praça de táxis da urgência,graças á simpatia do segurança que gentilmente me indicou o sítio para estacionar dizendo "...fique á vontade,porque sou eu que "mando aqui" e estou a autorizá-lo..." ( o meu obrigado,amigo segurança ) ; depois foi constatar a simpatia dos "fogareiros" de Lisboa muitas vezes avessos a "intrusos" nas suas praças e eles,"fogareiros" de Lisboa,todos os que por ali estavam e iam circulando de uma simpatia extrema e de uma lisura de conversa inexcedível ( ali encontrei o "fogareiro" José Fernandes,amigo do cabeleireiro Carregado de Coruche,ali encontrei Luis Carlos,um "brasuca" que conhece perfeitamente Coruche por ter trabalhado na distribuição de materiais de construção,ali encontrei o Albuquerque,coincidência das coincidências porque o pai tem uma quinta nos Foros da Charneca e por aí... ) ; depois uma enormidade de pessoas de étnia cigana que aguardavam notícias de um acidentado "deles" ; depois,um troca de "sopapos" entre dois homens que por ali andavam e que meteu "sopapos",quedas,camisas rasgadas e a chegada de quatro carros da polícia...enfim ;
Rendo-me aqui : as pessoas de étnia cigana,não tiveram rigorosamente nada a ver com aquela confusão toda e pelo contrário,ao começar aquele disparate todo e com os únicos dois polícias a "cortaram-se" de intervir,foram eles,as pessoas de étnia cigana que até á chegada dos reforços policiais mantiveram os dois homens em respeito ; assim mesmo,separam-nos,cada um para seu lado e evitaram males maiores,fizeram com que se instalasse a calma e tudo se acalmasse...dentro do maior respeito para com todas as outras pessoas,eles foram a "autoridade".
Na noite de Lisboa,não me "autorizei" a criticar a étnia cigana,bem pelo contrário ; porque também vi desta vez,uma atitude racional,uma atitude humana e porque nem todos serão iguais,aqui fica o post.
Na noite de Lisboa...
[ ouvindo mp3...Gipsy Kings - "Volare" ]


Sobre o anonimato

"Com um destino : a um sabujo!"
"Quando a vida já nos deu a conhecer muita coisa,boa e má, a nossa capacidade de encaixe é de facto admirável. Coisas que, anos antes, nos tiravam o sono, hoje, fazem-nos rir de desprezo por quem toma atitudes de todo inqualificáveis.O anonimato cobarde define perfeitamente quem o utiliza para tentar beliscar alguém.Dó e comiseração é tudo o que pudemos sentir por quem não tem carácter para atacar de frente."
Este texto pode ler-se no blog do João Costa Pereira e não resisti a copiá-lo descaradamente ( desculpa lá qualquer coisinha,amigo João ),porque ele ilustra da melhor maneira o que cada vez mais por aí anda em termos de comentários anónimos de baixa índole ;
nós,os que "alimentamos" um blog,seja de carácter pessoal ou não,estamos cada vez mais expostos a ser cobardemente enxovalhados como pessoas...e a troco de quê? ...porquê? ...porque não gostam de nós? ...podem não gostar e podem enxovalhar,mas meus amigos,o ataque deve ser sempre feito olhos nos olhos e não escondidos por detrás do anonimato...bem,mas para isso é preciso ter-se coragem e sobretudo ser-se homenzinho e isso escasseia cada vez mais ;
Um blog,e já escrevi e disse isto tantas vezes,é só um blog e não um instrumento bélico ( em meu entender,claro ) ; e ainda mais blog é,quando quem o escreve está perfeitamente identificado...
Para mim,a questão de responder sempre que sou cobardemente atacado através do anonimato e respondo porque "quem não sente não é filho de boa gente" acabou há dias atrás ; a partir desse dia,passei a ignorar todos e quaisquer ataques de que seja alvo,esses ataques cobardes "batem e resvalam na couraça da minha indiferença".
[ ouvindo mp3...The Sweet - "Hell raiser" ]

quarta-feira, maio 09, 2007

Madeleine McCann


Não entendo...não entendo mesmo...
Como foi possível...desaparecer assim...?
[ ouvindo mp3...Deep Purple - "Sweet child in time" ]

terça-feira, maio 08, 2007

"Gentalha" desta...


O video estava no YouTube e mostrava quatro brasileiros, em Portugal, dando a sua opinião sobre o nosso País : Portugal “é uma merda, um monte de lixo”, “morte aos portugueses”, “portugueses são filhos da puta”, “Portugal é o cu da Europa”,eram algumas das expressões utilizadas. Um deles, identificado como o “cara” que mais gosta de Portugal, exemplifica, fazendo um gesto obsceno com o dedo. O título do vídeo, colocado no YouTube pelos seus protagonistas, também é elucidativo : “Portugal, cu da Europa”…
Não tenho nada contra emigrantes brasileiros nem sequer estou com um ataque de nacionalismo,mas "gentalha" desta passamos nós bem,sem ela...
Pena o video já ter sido "tirado" do Youtube...nem sequer,mercê da minha "desavença" com o Sapo ADSL,o consegui "sacar"...para mais tarde recordar ; "gentalha" desta passamos bem sem ela...
[ ouvindo mp3...Brenda Starr - "I still believe" ]

Adeus António

Nunca estamos preparados para ver "partir" mais um amigo,não estamos preparados enquanto amigos ; nós,amigos,não estamos e a família muito menos.Dor,dor e mais dor,saudade,saudade e mais saudade...são os sentimentos que os hão-de acompanhar,daqui em diante.
"Deixa-me acordar deste pesadelo",quantas vezes não pensam esposa e filhos...
Descansa em paz,António.
[ ouvindo mp3...Simple Minds - "Don't you forget about me" ]

Ser "bacano"

Cada vez me irrita mais o facto de por detrás do anonimato se escreverem os maiores dislates de que há memória ou então,o que é mais grave,por detrás do anonimato "tratarem mal" este ou aquele...não é bem o caso de tratar mal,é mais o de "amandar umas bocas"...
Aqui fica a minha "homenagem" a uma personagem que me colocou "no mesmo saco" dos outros bloggers que escrevem no "Biscainho On-Line" ( blog para o qual escrevo uns posts e publico umas fotos...é para esse blog que "posto",como podia ser para qualquer outro... )...passei a saber que para além do meu amigo "Manel" Rosa,também sou um "bacano" para essa personagem ;
Entenda-se por "bacano" : tipo, um modo irreverente de referir uma pessoa, gajo, tipo, meco e etc e tal...
Até aí nada de mal vem ao Mundo e muito menos a mim,mesmo que escrevam coisas deste tipo "... dantes era só dizer mal de tudo e todos... Vejam lá que agora até o fogareiro publica fotos da terra e coiso." e "...é que os bacanos do biscainho on-line gostam de confusão e tal." ; a partir daqui,não aceito que um anónimo me chame duma coisa tão simples,normal e ás vezes até carinhosa...como bacano ;
...ou será que não me é permitido publicar fotos ou ter uma opinião sobre um assunto ou dar informações sobre a Freguesia,noutro blog sem ser o meu...?!
[ ouvindo mp3...Alice Cooper - "Poison" ]

quinta-feira, maio 03, 2007

Experiências do "arco da velha"...

Vocês já apanharam uma caixa multibanco que falasse...?
Pois é,de certeza absoluta que já "dialogaram" com uma caixa Multibanco...é uma experiência alucinante, mas também embaraçosa porque ás vezes já com o cartão numa mão,o dinheirinho e o extracto na outra e já de costas voltadas,ouvimos alto e bom som a "senhora" dizer : "...por favor,retire o seu dinheiro...".Assim sem mais nem menos,toda a gente que possa estar á volta fica a saber que temos "dinheiro fresquinho" no bolso...apetece é voltar atrás e dizer á "cuja dita senhora"... "oh minha sr.ª esteja mas é calada e vá dar banho ao cão...".
Experiências do "arco da velha"...
[ ouvindo mp3...Dire Straits - "Money for nothing" ]

Qual a diferença...?

Dois homens com a mesma tipologia de doença coronária ; de um lado um homem figura pública,que se pode chamar Eusébio,Jorge Sampaio ou José Socrates que ao mais pequeno sinal da doença é encaminhado para o Hospital da Luz e de imediato sujeito a intervenção cirurgica e acompanhamento "cinco estrelas"...ainda bem para esse homem porque a saúde é o bem mais importante das nossas vidas ; do outro lado,um homem,um vulgar cidadão anónimo que se pode chamar António ou Domingos, que é encaminhado para o Hospital de Santarém e é "operado" cinco semanas depois,porque...porque uma série de coisas atrasam essa "operação",mas também ele procura o bem mais importante das nossas vidas...a saúde ;
Qual a diferença...?
Para um o que se deseja é a sua continuação "bem de saúde",tal o sucesso da intervenção ; para o outro o que se deseja,é que embora muito mais tarde,as horas de desespero da família perante a incerteza de quando seria intervencionado,o stress inerente e tudo o mais terminem como todos desejam...que a intervenção também tenha sido um sucesso e que fique bem de saúde...
Quando se deseja saúde a duas pessoas,quando se quer que ambas fiquem bem...aqui já não há diferenças...
Qual a diferença,então...?
[ ouvindo mp3...Xutos e Pontapés - "Vida malvada" ]

Post para a mulher

A mulher raciocina e tem a sua opinaão e cada vez mais isso acontece.A mulher elabora a sua opinião seja em relação ao que for, e defende-a, com unhas e dentes, utilizando argumentos credíveis e fundamentados, que a faz "brilhar", numa sociedade ainda e sempre machista e competitiva,na qual a mulher se encontra inserida.A mulher luta... por um "lugar ao sol". Por notoriedade e pelo reconhecimento do seu trabalho e esforço ; luta a mulher também,pela vitória. Numa palavra, pelo sucesso, que se encontra, progressivamente, ao seu alcance. À medida que a evolução nos toma, não resta outra solução ao mundo que não seja assumir o mérito da mulher no modo como governa e orienta a sua vida.A mulher progride,e actualiza-se, aventura-se, e vence, apesar de todas as dificuldades.
A mulher não desiste,mesmo contra as faraónicas barreiras lhe foram colocadas pela frente ao longo dos séculos. A superioridade masculina, opressão e contenção femininas, travavam-lhe os direitos.
Mas a mulher,luta e vence...cada vez mais num Mundo ás vezes demasiado promíscuo,onde vencer se torna cada dia mais difícil.
Podem ser morena,loura,amarela,vermelha,branca,negra ou cor de rosa...a mulher luta e vence,em definitivo...Ponto final.
[ ouvindo mp3...Carlos Santana - "Black magic woman" ]

Eu e...

Decididamente...eu e o meu pc,eu e o sapo.adsl e ás vezes eu e o blogger.com andamos de "candeias ás avessas" e zás...aí fico "tipo uma semana" sem "postar" ; antes isso,que eu estar doente...
[ ouvindo mp3...Mettalica - "Nothing else matter" ]


"Blog Powered" por BLOGGER.COM

"Blog Equiped" com HERACLEUM blog & web tools ; CBOX.ws ; ClokLink ; GEOLOC ; ShinyStat ; BRAVENET.com ; METEORED.com ; Altavista BABELFISH ; TOP-REFERERS ; ASK GAMBLERS ;

"Blog Template" por Douglas Bowman

"Blog Tunning" por Octavio Serrao AKA Fogareiro

"Blog Dedicated" ao meu filho MARCOS ANDRÉ e ao meu pai "MESTRE" JOAQUIM SANTOS

"Blog also Dedicated" a restante familia e melhores amigos

SCP.gif aac1.jpg