html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> "...estórias...do Fogareiro": março 2007

tocha.gif

sexta-feira, março 30, 2007

Para o amigo Nélio...Hamburguers de soja

Para o amigo Nélio...Hamburgeurs de soja...Ingredientes para 8 porções : 2 colheres de sopa de azeite ou óleo ; 2 colheres de sopa de cebola picada ; 1 chávena de feijões de soja grossamente picados ; 1 chávena de arroz integral cozido ; 1/2 chávena de queijo ralado ; 1 chávena de sementes de girassol torradas moídas ; 1/3 chávena de farinha de trigo integral ; 2 ovos batidos ; 2 colheres de chá de molho de soja ; sal e salsa a gosto.
Preparação : Alourar a cebola no azeite ou óleo... Misturar os restantes ingredientes... Moldar o preparado em forma de hamburguers e cozinhar numa frigideira ou assar no forno aquecido a 180ºC durante 20 minutos num tabuleiro untado com um pouco de óleo, para os hamburgueres não colarem...e aí estão uns hamburguers de soja.
Amigo Nélio...nunca fazer o que fizeste.Comprar hamburguers de soja e depois deixá-los em vinha d'alho de um dia para o outro...Brrrrrrrrr !!!!!
[ ouvindo mp3...Ten Years After - "Positive vibrations" ]

quinta-feira, março 29, 2007

Bloqueado

Bloqueado...estou bloqueado ( a "pen" desapareceu,não sei dela - e lá foram os meus escritos todos - e pronto...fui buscar a sebenta com mais uns escritos "á unha" e vem uma "rabanada" de vento,tira-me a dita sebenta das mãos que vai precisamente cair dentro duma poça de água...uma poça de água!!! que ali tinha ficado,depois de uma "lavadela no taxe"...arre que é demais...ah e pela manhã,abasteço de gasóleo e uma outra "rabanada" de vento faz com que caia um pingo de combustível em cima da camurça do meu "lindo" sapato novo,esquerdo...arre!!! ),"tadinho" do meu sapato de camurça e "tadinho" de mim.Estou bloqueado,bloqueado e pronto...agora escrevo o quê...?
[ ouvindo mp3...Demis Roussos - "Someday somewhere" ]

segunda-feira, março 26, 2007

A "White"












A White é uma companhia aérea portuguesa charter subsidiária da TAP e do Grupo Abreu...vai fazer amanhã mais um voo...para o Brasil ; boa viagem é só que me ocorre neste momento ( quer dizer ocorre-me dizer muitas mais coisas,mas é melhor ficar por aqui para não entrar na minha "área de lamechices"...e ter que explicar porque é que "postei" sobre a White...aqui há tempos dizia-me o meu amigo "Manel" Caçador quando viajou para o México : "...pois,pá...olha a White tem dois aviões,um para voar e outro para ir ao lado para tirarem peças..." ...Cruzes canhoto,digo eu...e fico por "aquidassim"...cruzes...cruzes,cruzes canhoto... ).
[ ouvindo mp3...Zeca Afonso - "Contos velhos,rumos novos" ]

Pura beleza

O futebol á para mim uma paixão e dá-me momentos de pura beleza ; no sábado,mais um desses momentos de pura beleza ;
O golo de Quaresma frente á Bélgica.Lindo ( qual golo de Maradona com a "mão de Deus",qual quê... )...
E depois o facto de já ter visto jogar,juntos no meu Sporting...o Quaresma e o Cristiano Ronaldo.
[ ouvindo mp3...Zeca Afonso - "Traz outro amigo também" ]

"Canudos" e outras coisas

É a minha opinião mas afinal o que conta a minha opinião...? Pensava nisso,"inda á bocado" sentado ao volante do "taxe",mas pronto é a minha opinião...acho eu que não é necessário um curso universitário,não ter um curso é o eterno complexo de inferioridade do português de agora, para o exercício de funções públicas, lembrando que Churchill, um jornalista, nunca entrou numa universidade, não tendo por isso deixado de ser um brilhante homem de Estado ( ainda ontem na televisão,Marcelo Rebelo de Sousa exortava sobre isso ). O me irrita em tudo isto é a mentira. Um político, ou diz a verdade sobre o CV ou, se a não quer dizer, omite-a, mas não mente. Sócrates não exerce as funções de PM por ser ou deixar de ser engenheiro. Será avaliado pelo desempenho como PM e não como auxiliar de engenharia.
Mas a verdade é que se eu e todos om meus colegas de volante de "taxes",os "fogareiros",pois...tivessem cometido a "ilegalidade" de não termos frequentado um curso de formação para emissão da CAP ( leia-se Certificado de Aptidão Profissional,a vulgar Carteira Profissional ) no sentido de revalidar por mais 5 anos o tal CAP...então aí sim,caia em cima de nós a fiscalização e para além de levarmos o "taxe" apreendido,ainda teria que suportar uma belissíma coima e por aí adiante...ah e ficavamos inibidos de conduzir os ditos "taxes"...
Para que conste o tal "cursinho" é devidamente pago ( !!! é claro ) mas é ministrado em moldes bastante curiosos...falarei nisso noutro post porque já me estou "a passar".
Só mais uma ou duas notas de rodapé : se porventura eu adoecer,embora portador do CAP,só uma pessoa com outro CAP pode substituir-me na condução do "taxe" ou seja,nos meios pequenos em que ninguém tem CAP's quem adoecer tem a empresa parada ( empresa sim,porque o Estado obrigou todos os profissionais independentes do ramo a constituir sociedades "Lda",mas um dia lembrou-se e disse esse mesmo Estado,que quem criou sociedade criou,quem não criou não precisa de o fazer ...isto foi o quê...? ...posso chamar-lhe descriminação...? ).
Portanto pouco me importa que o supra-sumo Sócrates tenha ou não tenha "canudo" ( eu tenho "canudo" de "taxe" e pronto,estou á vontade mas se não tivesse "canudo" seria menos profissional ou menos competente para andar ao volante desse mesmo "taxe"...? ),desde que governe bem.Bem...? Enfim,fico-me por aqui...
[ ouvindo mp3...Zeca Afonso - "Venham mais cinco" ]

quarta-feira, março 21, 2007

de...Pessoa

" Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço que a minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."
[ ouvindo mp3...The Hollies - "Long cool woman" ]

Não se pode ser carro




Estrada dos Foros de Almada para os Foros da Charneca...o Volkswagen Polo XL-10-05 esteve parado dia e noite naquele troço de estrada,cerca de quatro dias e então não é que esta manhã ao passar por "ele" mais uma vez reparo que,"finalmente" uma "alma caridosa" resolveu "aliviar" o carro de algum peso e vaí daí alguém "assentou" o carro no chão,literalmente ; se calhar as rodas e as jantes faziam falta a "outros alguéns"...
O que não deixa de ser curioso é o carro estar ali durante esses dias todos,esta manhã não ter pneus nem jantes e hoje á noite já lá não estar...
Teria sido levado pelos "outros alguéns"...ou o dono veio "á cata" dele e levou-o de reboque,quiça no meu amigo Prates,o nosso rebocador-mor...assim...meio "despido"...?
Não se pode ser carro neste País...
[ ouvindo mp3...The cars - "Drive" ]

segunda-feira, março 19, 2007

"Tamos é todos..."

O parque de estacionamento do Hiper do Belmiro no Porto Alto tem marcação de lugares para automóveis de deficientes...marcados no solo a amarelo e com o desenho que indica para que servem esses lugares...mas porque razão é que tem que parar um carro de onde saiem três senhoras gordas e estacionam num desses lugares...e daí a pouco um chinês na sua Mercedes Vito para no outro lugar para deficientes e por aí adiante...meia-hora depois aparece um cidadão de Leste e zás...e depois um carro com ciganos e zás...os deficientes que se "lixem"...
Só um aparte : Que eu saiba a gordura daquele tipo não é deficiência antes aparentava...gula ; que eu saiba se fosse na China o chinês ainda ia era parar a um campo de reclusão depois de devidamente sovado ; que eu saiba no Leste cumpriam-se,digo cumpriam-se as regras e as Leis ; os ciganos...bem,aí é normal,está-lhes na "massa do sangue".
Como diz um amigo meu e se ele o diz e eu sei que ele sabe o que diz "...tamos todos lixados,pá...não...não,tamos é todos fod####,pá..."
[ ouvindo mp3...T.Rex ( Marc Bolan ) - "Metal guru" ]

Ao meu pai

Pai...obrigado por seres quem és e como és.Forte em todas as situações,mesmo naquela em que "pegas-te pelos cornos" a "crónica de uma morte anunciada" ( até naquele malfadado mês,já lá vão 10 anos...10 anos!!! como o tempo passa...em que passamos esse mês falando,quando não me deixavas a falar sózinho e eu ali a dizer-te como tinha corrido a porra do dia e tu nem ouvias, diáriamente ao fim da tarde,através de um intercomunicador,naquele quarto no "isolamento" da tua luta com aquela LAM... )...amigo do teu amigo e meu melhor amigo...também te digo que gostava de ter a tua paciência,a tua calma,mas pronto...
Rimos juntos assim como choramos juntos.Estiveste sempre ali...quero que continues a estar por muitos anos ( mesmo que a luta agora seja a PARK )...é o que se diz não é...?!
No que respeita ao Dia do Pai,passamos ao lado das prendas que o marketing nos vai "injectando",passamos perfeitamente ao lado...porque para mim todos os dias são Dias do Pai,os Dias do meu Pai...e tu sabes disso.
Tentaste que eu fosse bem melhor e "cursasse" até ao fim e etc e tal...mas também sabes muito bem que as "ramboiadas" bem bebidas e comidas,as viagens e...e...e...mal sabias tu que estavas a criar "uma coisa" que um dia haveria "dandar" a escrever por "aquidassim"...pronto.Desculpa não ter "cursado" até ao fim.Um "xi-coração".
[ ouvindo mp3...Cat Stevens - "Father and son" ]

sexta-feira, março 16, 2007

Importante

A Comissão Europeia aprovou esta quinta-feira a criação do Número único gratuito 116000 para denúncias sobre crianças desaparecidas.
"Peço aos Estados-membros para que tornem esta linha numa realidade, de modo a que os pais possam brevemente telefonar para este número e receber ajuda imediata", apelou a comissária europeia para as Telecomunicações, Viviane Reding. A Comissão pretende destinar outras linhas europeias com o prefixo 116 a serviços de valor social, e nesse sentido irá lançar uma consulta pública em Março, para identificar os serviços que poderão beneficiar deste números.
[ notícia in Correio da Manhã ]
[ ouvindo mp3...Cat Stevens - "Let the children play" ]

Rolling Stones


Eles "andam aí"...
Ao que tudo indica, o concerto vai decorrer a 25 de Junho no Estádio de Alvalade promovido por Nuno Braancamp, da empresa Ritmos & Blues e responsável pelos últimos dois concertos da banda de Mick Jagger no nosso País.Esta será a quinta vez que os Rolling Stones actuarão em Portugal, curiosamente no local onde se estrearam em 1990 (...já passaram 17 anos e já só me lembro de "Angie",de "Start me up",de "Sactisfacion" e sei lá que mais...só não me lembro se o meu amigo António "Estino" estava lá também... ) naquele que foi o primeiro grande concerto de estádio em Portugal, então no velho estádio de Alvalade. Seguiram-se apresentações uma vez mais no "velho" Alvalade, em 1995, depois em Coimbra, em 2003, e em Agosto do ano passado, no Estádio do Dragão, no Porto.
Agora é que os "velhotes cumágente",amigo "Estino",não têm mãos a medir...
Ele é os "The Who" no Pavilhão Atlântico e depois os "Stones" no Estádio Alvalade...temos que "requisitar já o taxe",amigo "Estino"...
[ ouvindo mp3...Rolling Stones - "Start me up" ]

Hipocrisias ou o quê...!?

Na volta é mais uma das minhas "teorias da conspiração" qual "Jerry Fletcher",taxista,magistralmente interpretado por Mel Gibson no filme do mesmo nome,mas...
Uma coisa é :
Parecer-me que a fronteira entre despenalização e liberalização é na realidade muito ténue, como ficou provado durante a campanha para o referendo. Para o comum dos comuns cidadãos entre os quais me incluo, o que esteve em causa na votação de 11 de Fevereiro foi saber se a mulher podia interromper livremente a gravidez.Fez-se o referendo,votou-se e face ao resultado, o Governo mais não faz que traduzir a vontade expressa nas urnas pelo povo.
E depois,outra coisa é :
Saber que os portugueses manifestaram a sua vontade de liberalizar o aborto até às dez semanas. Se o Governo quer agora mudar as regras na secretaria, deveria ter tido a coragem política de o assumir logo no início do processo ou então aceitar o que algumas plataformas do "não" sugeriram...agora...Fazer alterações, ainda por cima "disfarçadas’", ao novo projecto do Código de Processo Penal é enganar o povo.
E esta minha "teoria da conspiração",porque :
O anteprojecto da primeira lei de política criminal, que vigorará entre Setembro de 2007 e 2009, prevê como alternativa à prisão a aplicação da suspensão provisória do processo no caso do aborto praticado após as dez semanas ( concordo em pleno com a suspensão da prisão... ).
Tinha sido tão fácil aplicar "á cabeça" o que era óbvio para quase todos...assim...
"Cheira-me" a hipocrisia e quanto a mim,chega de hipocrisias...
[ ouvindo mp3...Fleetwood Mac - "Black magic woman" ]

domingo, março 11, 2007

Copiado não sei de onde...

Nunca se lembraram de perguntar porque é que os terroristas árabes,os chamados "homens-bomba" estão sempre loucos para se suicidar...? ...bom,vou adiantar estes simples motivos :
É PROIBIDO :
- Sexo antes do casamento ;
- Beber "buídas" alcoólicas ;
- Ir a bares ;
- Ver televisão ;
- Usar a Internet ;
- Desporto, estádios e festas ;
- Tocar buzina ;
- Comer carne de porco ( ...ainda muito menos linguiças e farinheiras e dobradas e cozidos e... ) ;
- Música não religiosa ;
- Ouvir rádio ;
- Barbear-se ;
E DEPOIS AINDA :
- Tem areia por todos os lados e nenhum buggy para se divertir ;
- Farrapos em lugar de roupas ;
- Come-se carne de burro cozida sobre bosta de camelo ;
- As mulheres usam burka e não dá para ver nem a cor dos olhos ;
- A esposa é escolhida pelos outros e o rosto é visto ao "fazer meninos" ;
- Sexo depois de casado só para "fazer meninos" e feito no escuro com a mulher vestida ;
- Reza-se ás 6:00 ás 9:00 ás 12:00 ás 15:00 ás 18:00 ao pôr do sol ás 21:00 e ás 00:00 ;
- A temperatura básica nos países árabes é entre 45º a 58º em alguns lugares até mais ;
- Para economia de água, banho apenas uma vez por mês, e só as partes mais sujas ;
- E dizem que, quando ele morrer, vai para o paraíso e vai ter tudo aquilo com que sempre sonhou! (...e ainda 40 virgens, limpinhas,á espera dele... ) ;
[ e agora...? ...vocês ( eu,incluído... ) não se suicidavam também...? ]
[ ...foi copiado não sei de onde,portanto não me levem a mal se faz favor,ao mesmo tempo que espero não "estar em vias de arranjar" mais um conflito de religiões... ]
[ ouvindo mp3...Marilyn Manson - "Resident evil" ]

sábado, março 10, 2007

Gases


















Entroncamento do Biscainho...um dia destes pela manhã ; um autocarro da "Rodoviária" a entrar na EN 119...a foto não é a melhor mas a emissão de gases para a atmosfera,essa foi do melhor...Vivam as inspecções periódicas obrigatórias ( por exemplo,um "taxe" com cinco anos de "vida" passa a ter inspecções de 6 em 6 meses,só uma pequena "dica"... ).
[ ouvindo mp3...Deep Purple - "Smoke on the water" ]

terça-feira, março 06, 2007

A ler...

3 Play - uma vez mais não é para nós !!! ...
[ ouvindo mp3...Pink Floyd - "Learning to fly" ]

"Os lanternas azuis"

Por força do meu "fogareirismo",tenho circulado com assíduidade ( pela manhã hmmm...que bom,por volta das oito horas da manhã... ) pela A2,entre o final do IC32 e Almada,uma vez que me dirigo para o Hospital Garcia da Orta ...bem ;
...a circulação rodoviária na A2 é igual,igualinha a muitas outras zonas do País, em hora de ponta com filas compactas, aqui e ali “furadas” pelos sem vergonha que circulam impávida e serenamente pela berma.
Mas não se trata apenas de cidadãos sem vergonha, anónimos apressados,que fazem dos outros "colegas" de A2 uns autênticos seres de raça inferior,quiça "anormais".
Também há quem abusivamente, faça uso dos meios colocados à sua disposição para um trabalho sério, pago pelos dinheiros dos contribuintes e se aproveite em benefício próprio dessas facilidades para achincalhar o seu semelhante.
Estou a falar da "enxurrada" de carros descaracterizados, que sistemáticamente,todas as manhãs fazem uso da “lanterna azul” na sua circulação pela berma da A2,em grandes velocidades e perante os olhares "aprovadores" e passivos de agentes da BT que por ali se encontram ou que circulam eles também pela berma...
Não percebo a quantidade desses carros que circulam,conforme descrevi...
E se eu ligasse o sinalizador de urgência ( só permitido em caso de assalto ou coisa parecida... ) da "lanterna" do táximetro e fizesse o mesmo trajecto pela berma...?
Embirro com "os lanternas azuis"...e já falta pouco para embirrar comigo próprio já que não posso dizer-lhes o que acho sobre o abuso.
Ficamos assim...por agora,mas hei-de contar aquela "cena" da ambulância que circulava em marcha de urgência e depois...
[ ouvindo mp3...The Sweet - "Turn it down" ]

Liberdades individuais

Liberdade individual de um indíviduo...? ...a minha liberdade individual,a vossa liberdade individual,a liberdade individual de todos nós...?
Mas o que acaba por ser essa liberdade...? Que tipo de liberdade é...? Muito pior do que questionar tudo isto é ás vezes não a saber definir nem sem sequer a saber empregar...ela é o que é e pronto,mesmo sem as tais vezes em que não a definimos.
A liberdade individual de cada um, não passa de uma tentação para todos os "ditadores",ditatores com ou sem parêntises ;
Na sua vertente mais desprezível,a Europa “dos cidadãos”,a "nossa Europa dos cidadãos" tem andado a preparar-se,em pézinhos de lã, para lucrar com a liberdade “internauta” de cada um,prepara-se para nos tentar privar da liberdade de "viajar na Intramete".
Andam a tentar taxar o uso de e-mail e de SMS, para lá dos custos própriamente ditos de acesso à Internet ou telefone ( no nosso caso,de Portugueses todos "arvorados em ricos",pagamos os preços mais elevados de acesso a estes "veículos" de comunicação...pagamos e não "bufamos" e ahhhh!!!! temos que "gramar" com as velocidades de acesso adsl muitas vezes com que dificuldade ).
E depois,países onde a liberdade de expressão é fortemente reprimida, onde as populações não têm acesso livre a este meio de comunicação universal, onde as grandes multinacionais tudo fazem em solidariedade com aquela repressão,levam uma crítica oportuna, por maioria de razões.
Quase tenho a certeza,que esta Europa,anda mesmo em pézinhos de lã,a procurar restringir as nossas liberdades...e essa restrição está já em pleno andamento.
[ ouvindo mp3...Uriah Heep - "July morning" ]

domingo, março 04, 2007

Noite...?



Noite...? ...ou o anoitecer...?
[ ouvindo mp3...Slade - "Far far away" ]

sábado, março 03, 2007

Sombras



Sombras ou mais um pôr do sol algures por "aquidassim"....
[ ouvindo mp3...Deep Purple - "Child in time" ]

A cada dia

A cada dia que passa constato que "esta coisa" de escrever num blog tem os seus quês ; tenho que lidar com a falta de tempo e inspiração para escrever,tenho que lidar com o "spam" nos comentários,tenho que lidar com o "crash" do sistema,tenho que lidar com isto e com aquilo,tenho que lidar comigo próprio ( ...o que não é nada fácil... ) e sobretudo tenho que lidar com os já famosos anónimos de má-índole.
Como escrevi tempos atrás...resta-me o prazer de saber quem são alguns bloggers identificados e com eles partilhar o nosso dia a dia.Ainda aqui há dias,falava com um amigo meu de Lisboa,que "alimenta" também o seu blog e lhe transmitia isto mesmo que acabo de escrever,ao que ele retorquiu "...olha,isso não é problema nenhum...passa ao lado ou elimina a possibilidade de comentarem...os nossos amigos estão sempre presentes...ou outros? por exemplo,os anónimos,olha "fuck them all",pá..."
Ficamos assim e entretanto vou escrevendo e "amandando" alguns comentários para o lixo.
[ ouvindo mp3...Creedence Clearwater Revival - "Willie and the poorboys" ]

"Pêtêzadas"

Ao ver o Telejornal e aquando as notícias sobre a "falecida" OPA da SonaeCom á PT,reparei na cara de contentamento do senhor Granadeiro,o supra-sumo da administração da tal PT,dessa mesma empresa que gere as telecomunicações fixas e não só,a seu belo prazer e que agora nos "azucrina" a cabeça todos os dias á noite com chamadas para isto e para aquilo,obrigando-nos quase a ser mal educados para com os trabalhadores das "chamadas"...e lembrei-me do seguinte pormenor :
Talvez ainda não se tenha apercebido do facto, mas o serviço informativo (...gratuito...) de números de telefone através da Internet 118.net (...o www.118.net...) foi «descontinuado» e substituído pelo novo serviço informativo 1820 (...o www.1820.pt/1820pt...)
E é assim...no momento em que precisa de saber o número de telefone de alguém a quem pretende ligar ( e essa necessidade até pode ter carácter de urgência ), em vez de aceder directamente à informação que procura e que a PT é obrigada a fornecer gratuitamente, "tropeça" num complexo processo de registo; processo que não passa de um "convite" a que desista dessa diligência e, em alternativa, recorra ao serviço informativo por telefone -- para tal lá está o lembrete: "ligue 1820 da rede fixa ou móvel".Esse serviço, contudo, não é gratuito e vai-lhe custar 0,52 € nos primeiros 30 segundos + 0,29 € por minuto durante a restante duração da chamada, tempo que, além do mais, irá ser hábilmente prolongado... e prolongado... e prolongado... com música de espera e múltiplas questões pseudotécnicas e muitas, muitas, muitas interrupções... (..."muito obrigado por ter aguardado"...).
Há cada vez menos "pachorra" para isto...e eu,até já me esqueci da minha senha de entrada e tudo.
[ ouvindo mp3...Stevie Wonder - "I just call to say I love you" ]

Inconcebível

Caminhamos a passos largos para o abismo.Já ultrapassámos quase todas as fasquias para chegarmos a esse abismo...ouvia hoje a RR,quando começou o relato radiofónico do FCPorto-Sp. Braga e qual não é o meu espanto,ou se calhar até nem devia ter ficado tão espantado assim : foi respeitado...respeitado???????...um minuto de silêncio em homenagem a Bento,esse grande guarda-redes que defendeu o Benfica até terminar a carreira de jogador e, um "bando de fanáticos" certamente das claques do FC Porto resolve pura e simplesmente ignorar o que devia ser a mais justa homenagem a um Homem que tanto deu ao futebol,mas não...enquanto na rádio se ouvia muitos baterem palmas, homenageando,esse "bando" entoava cânticos anti-Benfica.Pouco me importam esses cânticos e essa gentalha que nem sequer conheço,agora o que me importa e a todas as pessoas de bom senso é que Bento,a pessoa,o Homem não foi respeitado.Nem ele nem a sua memória...por um "bando de fanáticos".O que se passou foi em meu entender,inconcebível.
Caminhamos a passos largos para o abismo...sem retorno.
[ ouvindo mp3...Led Zeppelin - "Starway to heaven" ]

Manuel Galrinho BENTO

Este cromo é uma homenagem ( embora sendo Sportinguista considero-me acima de tudo desportista e amante do futebol "á antiga com amor á camisola" e sobretudo apreciador de grandes jogadores de futebol,que tive o prazer de ver jogar ) que aqui quero deixar a um dos maiores dos meus ídolos no futebol português, o Bento.Este cromo é de 1967-68, época em que Manuel Galrinho Bento se estreou na primeira divisão ao serviço do Barreirense. Por lá ficou até 1971-72. Depois foi para o Benfica e o resto… é uma das mais gloriosas páginas do futebol português.
[ cromo de Humberto Serra ]
e...in Wikipedia...
Bento iniciou a sua carreira futebolística no FC Barreirense e foi transferido para o Benfica no ano de 1972. Inicialmente foi o substituto de José Henrique. Entre 1973 e 1976, Bento e Henrique alternaram na baliza, passando Bento a indiscutível titular em 1976, quando tinha 28 anos. Nesse mesmo ano, passou a defender as cores nacionais, nas qualificações para o Campeonato do Mundo de 1978. No primeiro jogo de Bento, Portugal perdeu no Porto, 0-2 contra a Polónia. Bento foi o guarda-redes nacional até 1986.
Bento é recordado pelas suas defesas acrobáticas, sangue-frio e temeridade. Possivelmente o seu melhor jogo foi nas meias-finais do Campeonato Europeu de Futebol de 1984, contra a França, que Portugal perdeu por 2-3. Bento jogou também no Campeonato do Mundo de 1986, no México, quando foi mesmo o porta-voz dos jogadores amotinados aquando do Caso Saltillo. Bento jogaria apenas o primeiro jogo no México, a vitória por 1-0 sobre a Inglaterra. Num treino, partiu um perna e esteve sem jogar quase toda a época seguinte. A partir de então passou a ser guarda-redes suplente ou terceiro guarda-redes do Benfica, até ao fim da sua carreira, em 1991/92.
Bento tem o impressionante registo de 611 jogos pelo Benfica, nos quais sofreu 447 golos.
Depois de terminar a carreira de jogador, foi treinador de guarda-redes do SL Benfica. Tentou ainda a carreira de treinador principal no Leça, na União de Coimbra e no Amora, mas regressou à Luz onde trabalhava na formação das camadas jovens do clube. Numa entrevista a um jornal local do Barreiro, onde vivia, Bento confessou um dos seus segredos: Dentro das balizas que defendia colocava um par de luvas suplentes onde guardava o seu amuleto : um pedaço do corno esquerdo de uma vaca.
Morreu no dia 1 de Março de 2007, o dia seguinte à comemoração, no Casino Estoril, do 103º aniversário do Sport Lisboa e Benfica, no qual esteve presente. Tinha 58 anos, e foi vítima de um enfarte fulminante...
[ ouvindo mp3...Queen - "We are the champions" ]


"Blog Powered" por BLOGGER.COM

"Blog Equiped" com HERACLEUM blog & web tools ; CBOX.ws ; ClokLink ; GEOLOC ; ShinyStat ; BRAVENET.com ; METEORED.com ; Altavista BABELFISH ; TOP-REFERERS ; ASK GAMBLERS ;

"Blog Template" por Douglas Bowman

"Blog Tunning" por Octavio Serrao AKA Fogareiro

"Blog Dedicated" ao meu filho MARCOS ANDRÉ e ao meu pai "MESTRE" JOAQUIM SANTOS

"Blog also Dedicated" a restante familia e melhores amigos

SCP.gif aac1.jpg