html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> "...estórias...do Fogareiro": outubro 2006

tocha.gif

quarta-feira, outubro 25, 2006

É curioso

É curioso...As pessoas mais do que das dificuldades do País ou da lentidão das retomas do que desesperam é da cruel parcialidade na governação...pois e...dessa mesma parcialidade que se manifesta nas opções que o Governo toma de impôr sacríficios àqueles que de certeza...certezinha !!! estão na base da maioria política que sustenta o Governo ; entretanto esse tal Governo não manifesta qualquer vontade de exigir aos mais favorecidos uma participação efectiva na ultrapassagem da crise.
Um Governo forte e exigente com os fracos e fraco e permissivo com os fortes.
Com tantas "postadas" sobre o Governo Socratiano "inda" acabo preso e interrogado...mas como nunca prestei vassalagem até estou á vontade.
É curioso,não é...???
[ ouvindo mp3...Merle Haggard - "Silver wings" ]

terça-feira, outubro 24, 2006

Tempos

O tempo é de "vacas magras" e bem magras e é tempo há já algum tempo de ter tempo para não ter tempo de perder tempo...mas acabar por ter tempo de "fnacar" ( entenda-se por dar mil e uma voltas nos cd's da Fnac num Colombo qualquer ) ...pois...é a vida em tempo de "vacas magras"...e isto tudo,para dizer que descobri uma "coisa" nova com "coisas" velhas neste tempo que é de outro tempo...Um CD duplo com actuais e rigorosas versões "antigas" para inesquecíveis originais de música "pirata"...doutro tempo,do meu tempo ; música cheia de tradição, arranjos de um exemplar bom gosto e magníficas interpretações por gente como Richard Thompson...Loudon Wainwright III,Rufus, Brian Ferry, Nick Cave, Jarvis Cocker e Lou Reed,para além de muitos e muitos outros, menos conhecidos mas igualmente excepcionais, e onde até os "piratas" Bono e Sting ) fazem das suas...
Em tempos de...de outros tempos,neste tempo de "vacas magras"..abri os cordões á bolsa e aí está ele..."Rogue´s Gallery"...pronto.Neste tempo.
[ ouvindo mp3...Loudon Wainwright III - "My biggest fan" ]

quarta-feira, outubro 18, 2006

Obviamente demito-o...

Pois é..."Adeus Mundo,cada vez a pior..." é um ditado muito antigo ; sobre o Aumento de 15,7 por cento na conta da EDP,já a partir de Janeiro de 2007, então não é que ontem ao ver as notícias na televisão me deparo com um tal de Castro Guerra,secretário de Estado ( ??? ) em part-time e mentecapto ( !!! ) a tempo inteiro,que me brindou a mim e aos Portugueses todos com a seguinte pérola «...São os consumidores que devem este dinheiro. Não é mais ninguém...», considerando ainda o mesmo "chico-esperto governamental" que «...foi quem mais consumiu tarifas no passado e isso gerou défice...».Até este ano a lei impedia uma actualização de preços acima da inflação e isso criou um défice tarifário que, na opinião do "iluminado mentecapto" Castro Guerra, «...só pode ser imputado aos consumidores...».
Essas declarações são um insulto para nós,humildes e tesos consumidores domésticos ; só falta a esse gajo dizer que os consumidores agora têm de devolver o dinheiro que não pagaram ao longo dos últimos anos ; só falta dizer que nós,consumidores,somos todos um bando de ladrões...
Até porque continuamos a pagar em cada factura da EDP o "célebre contador vitalício",a pagar uns eurozinhos para os combustíveis e uns eurozinhos para energias renováveis ( !!?? )...
Porra que aparecer um gajo do Governo,para além dos outros todos a passarem-me atestado de estupidez é que é muito e eu não aguento...até porque nesta questão eu e os outros Portugueses todos não pudemos fazer nada...nem sequer greve contra o abastecimento de energia.
Já agora porque razão as grandes empresas são de novo os grandes benificiados,senhor Castro Guerra...?
Obviamente demito-o,senhor "governante"...
[ ouvindo mp3...The Cure - "A forest" ]

sexta-feira, outubro 13, 2006

EDP e outros...

No que respeita á EDP e ao preciso bem que nos "faculta" acabamos de saber que com a subida do preço do petróleo e o custo das energias renováveis os portugueses terão de pagar mais 15 por cento da factura no próximo ano.
Ok...mais um bela mer## para alegrar o nosso alegre dia a dia...Fo##-## a EDP...bela "porcaria" de País que continua de vento em popa,na célebre retoma económica...ah !!!! ...retoma económica só se for para alguns...fartei do "sorridente" Sócrates e dos outros "sorridentes todos de tão prestimoso" Governo que só pensa no "bem-estar" geral dos Portugueses.Não há quem aguente e já agora...
Ontem cerca de 80.000 mil pessoas entupiram Lisboa e manifestaram-se ordeiramente...Porque será ? ...por se sentirem beneficiados não é de certeza !!!
Há meses atrás a Segurança Social moveu processos com ameaça de penhora a contribuintes que tinham prestações em atraso...tinham ? ...alguns de certo que tinham,mas outros entre os quais eu ( !!! ) não tinham e azar do caraças para o "nobre" Estado...é que eu até tinha os comprovativos de pagamento á Segurança Social...
Depois...depois quando é que o Governo "põe cá fora na Intramete" a lista de cidadãos e empresas a quem deve dinheiro...??
Processem-me pelo que escrevi,se quiserem...Porra...já não há quem aguente...
[ ouvindo mp3...Alice Cooper - "Poison" ]

Dr. House...o fim da série?






















Já tinha "postado" sobre a série "Dr. House"...ontem mais dois episódios e o último deles dizia mesmo : "último episódio"...
Série de qualidade na minha opinião que passava a horas tardias na TVI...
"O que é bom acaba depressa"...e faz-me deitar mais cedo.Pois.
[ ouvindo mp3...Jethro Tull - "Moths" ]

Sexta-feira,13












Sexta-feira,13...superstição ou o quê...?
"Superstição" vem do latim superstitio, que significa "o excesso", ou também "o que resta e sobrevive de épocas passadas". Em qualquer acepção, designa "o que é alheio à atualidade, o que é velho". Transposto para a linguagem religiosa dos romanos, o vocábulo "superstitio" veio a designar a observância de cultos arcaicos, populares, não mais condizentes com as normas da religião oficial.
Símbolo de desgraça, já que 13 eram os convivas da última ceia de Cristo, e dentre eles, Jesus que morreu na sexta-feira foi, conseqüentemente, ligada ao horror que o número 13 provocava nas gerações cristãs. Por isso, muitas pessoas evitam viajar em sexta-feira 13 ; a numeração dos camarotes de teatro omite, por vezes, o 13 ; em alguns hotéis não há o quarto de número 13 - este é substituído pelo 12-a. Muitos prédio pulam do 12º para o 14º andar temendo que o 13º traga azar. Há pessoas que pensam que participar de um jantar com 13 pessoas traz má sorte porque uma delas morrerá no período de um ano. A sexta-feira 13 é considerada como um dia de azar, e toma-se muito cuidado quanto às atividades planejadas para este dia.
O número 13 é tido ora como sinal de infortúnio, ora de bom agouro.
"Quim macode...?...Ai Jasus...Ai Jasus"
[ ouvindo mp3...Bee Gees - "I started a joke" ]

quarta-feira, outubro 11, 2006

Taxista ( I )

Um taxista que se preza é aquele taxista que faz a Rotunda do Marquês de Pombal pela faixa de fora...sentindo-se sempre bem protegido ( ??? ) pelo código da estrada em caso de acidente, o que lhe permite não pagar um tostão dos arranjos e dos eventuais tratamentos médicos que possa infligir em quem tenta sair da rotunda...Hmmm,e esta hein...? como dizia e bem Fernando Peça...Pois.
[ ouvindo mp3...Lynyrd Skynyrd - "Simple man" ]

De...Charles de Beaudelaire

"Dis-moi, mon âme, pauvre âme refroidie, que penserais-tu d'habiter Lisbonne? Il doit y faire chaud, et tu t'y ragaillardirais comme un lézard. Cette ville est au bord de l'eau; on dit qu'elle est bâtie en marbre, et que le peuple y a une telle haine du végétal, qu'il arrache tous les arbres. Voilà un paysage selon ton goût; un paysage fait avec la lumière et le minéral, et le liquide pour les réfléchir!"
[ ouvindo mp3...Johnny Cash - "I still miss someone" ]

A "palmada nas costas"

Encontro por acaso o meu amigo Edwin...sim Edwin Smith Santos Medeiros ; tantos anos sem nos vermos e já a roçarmos o...não nos reconhecermos.Valeu aquela célebre "palmada nas costas" e aquele nervoso miudinho de ver virar uma pessoa que podia não conhecer...quase ficamos "alidassim" sem saber se eramos ou não eramos ; felizmente eramos...senão ainda estava "práli" a desfazer-me em desculpas...
"... como estás,pá?" digo-lhe eu...
"Tavo...és mesmo tu...? ...tou mais maníaco, mais deprimido, mais cínico, mais cruel, mais velho, mais gordo, mais chato, mais esquecido, mais só...tou uma porra..." respodeu ele.
Afinal não estava assim tanto...o Edwin...
Bendita "palmada nas costas"...
[ ouvindo mp3...John Prine - "From a distance" ]

Viver no campo...

Como é bom viver no campo.Adormecer á noite com a "música" dos grilos ; com o cheiro da terra molhada pela última "caceirada" de água da tarde ; com o ladrar dos meus dois cães e pelo "chorar" do meu Labrador "Vasco"...Acordar a meio da noite com a chuva a bater nas vidraças e quando a "caceirada" é forte,ouvir a chuva no telhado da casa...Acordar de manhã com o cacarejar as galinhas e o chilrear dos pássaros ; com os ramos da palmeira e do "chorão" roçando uns nos outros a "toque" de vento ; como é bom...
Com todas essas coisas boas esqueço-me completamente dos tempos em que vivia na "aldeia grande" chamada de capital...esqueço das travagens desenfreadas dos carros,esqueço as buzinadelas,as "bezanas" de alguns que passavam a noite inteira a discutir no passeio...esqueço o "cócózinho" dos cães nos passeios,esqueço os centros comerciais cheios de gente que não se conhece e esqueço os roubos por "esticão",o assalto aos carros parados nos semáforos...esqueço o medo de viver a noite de Lisboa...e como era e é bela a noite de Lisboa com os seus néons...mas por vezes uma noite tão perigosa.
Que me perdoem os meus amigos lisboetas,mas...como é bom viver no campo...
E eu sou do campo.Amén.
[ ouvindo mp3...Jethro Tull - "Living in the past" ]

Urgência básica no Biscainho...?

A estória conta-se mais ou menos nestas palavras : O Ministério da Saúde apresentou proposta no sentido de Coruche ficar com um serviço de urgência equiparado ao de alguns hospitais da região,no caso concreto equiparado aos hospitais de Tomar e Torres Novas.
Se for aprovada a proposta,a mesma deverá entrar em vigor no primeiro trimestre do próximo ano, prevê a instalação de um Serviço de Urgência Básica (...SUB...) no concelho de Coruche. A urgência básica será o primeiro nível da nova rede dos serviços de urgência e, neste caso concreto deverá levar á construção de um novo edíficio hospitalar na freguesia do Biscainho.
O documento elaborado pela Comissão Técnica de Apoio ao Processo de Requalificação das Urgências não passa para já de uma proposta do Ministério da Saúde, que vai estar em discussão pública até final do mês, sendo no entanto e,segundo informações de amigos meus "colocados no meio",torna-se muito provável que venha a ser aprovado. Uma vez que resulta de uma série de propostas não só da comissão mas também das próprias administrações regionais de saúde (ARS).
Assim,talvez em Novembro passada que for a fase de discussão pública,teremos então as chamadas "certezas certas"...
A eventual construção de um futuro SUB do Biscainho servirá também populações dos concelhos de Benavente e Salvaterra de Magos. A nova rede de serviços de urgência prevê que populações do mesmo concelho possam ser encaminhadas para urgências distintas, tudo dependendo da distância a que se encontram e do serviço que estiver mais próximo.
A nova rede de serviços de urgência a criar terá em conta vários factores, entre os quais o tempo de resposta do socorro ao local, entre o accionamento do meio de socorro e a chegada ao local da ocorrência, e o tempo de trajecto ao serviço de urgência (...entre o local da ocorrência e o ponto da rede de urgência mais próximo...).
Assim esta é uma proposta feita com o objectivo de garantir que 90 por cento da população disponha de um serviço de urgência polivalente a um máximo de 45 minutos de distância e não fique a mais de meia hora de um serviço de urgência básica.
Aqui fica a estória...espero eu que de real concretização...não só pelo atrás escrito em termos de serviços de urgência bem como, também pelo "boom" que a construção de um edíficio com estas características traria para a minha freguesia do Biscainho..
A ver vamos,se...
[ ouvindo mp3...U2 - "Desire" ]

sábado, outubro 07, 2006

"Calatroia de burrifol"




















Tertúlia do Monte Velho...o amigo Manuel "Beirão" resolve fazer o jantar e confecciona a célebre "Calatroia de burrifol"...Bacalhau cozido desfiado tinha,camarões também acho que tinha...depois polpa de tomate a encimar as batatas fritas á parte e adicionadas na altura...
O único problema pareceu-me a mim,um leigo na matéria de confeccionar,não na de comer e bem,que...se a "Calatroia" não leva as batatas e a polpa...minguava te tanta mexida com a colher de pau que desaparecia no tacho,mas valeu..."4 discos á nha pála"...
[ ouvindo mp3...Meninos dÁvó - "Rapa o tacho" ]

A "redilha"

"Um gajo senta-se alidassim ó pé do computador e vai vendo coisas,vai aprovêtando esta modernice moderna...e vê muntas coisas ; vê alidassim na tlevisão que tá ligada ao computador gajas nuas e coisas porcas de seixo...modernices,porra ; um home lê umas porras tamém,lê da bola,lê dos toiros e na vê mais seixo mas lê naquela coisa dos chates,montes dingates,montes de gajas cás vezes são gajos a fazerem-se,a pedir o numbro do tefone e a marca do pópó e a idade cum gajo tem...mas dizem assim a modos que duma manêra que um gajo fica árrasca ...k idd tens? ...dd tc? tax aí ou caís-te? ...mê Deus,que linguage é esta...? Ê até tô assim pó parvo pois é que no mê tempo na havia nada destas porras...adonde é quisto chigou,gaita...e depois um home já depois de munto tempo sentado alidassim,começa a ter uma fome do caraças e alevanta-se para comer qualquer coisa...pega no chouriço casêro e no pão casêro feito há dias pla Jaquina,mas que depois duns dias inda sabe melhor e vai daí...uma valente sande de chouriço e ás vezes de farinhêra preta,daquela que faz azia por vários dias...um home resolve comer na czinha e abre o garrafão do vinho,vinho das uvas pisadas com os péis e de calças arregaçadas e pimba,um home imborca ali uns copázios mais a tal sande...a porra toda é quando quer alimpar os beiços e a navalha-cochila e vai á precura dos guarda-napos de papel,sim os guarda-napos de papel,essa invenção na sê de quem que serve para alimpar beiços,mãos e ás vezes até aquela coisa que nalguns alimais se chama de cloaca...porra ; atão na é que na há guarda-napos daqueles...porra...
...e é pecizamente nesta altura que um home da nha idade...sente a falta da redilha !!! ...pecizamente na épeca dos computadores e das avionetas e dos foguetões e dos homes lá no ispaço...um gajo da nha idade sente a falta da redilha...!!! ...Arre porra ca sim é cum home se arrelia."
[ óvindo um éle pê...Atóino Mórão - "Ó tempo volta pa trás" ]

sexta-feira, outubro 06, 2006

Sábado...

Sábado ; mais um sábado e pronto...mas...e pronto,nada...porque sábado vou sentar á mesa com o meu amigo Nuno "17" Matias e vamos por a escrita em dia...
E não digo mais nada,não é amigo Nuno...?
[ ouvindo mp3...Eagles - "Peaceful easy feelings" ]

A "gralha",o amigo António Ferreira e Ted Nugent,para já...

Theodore "Ted" Nugent...nascido em 13 de Dezembro de 1948 em Detroit,Michigan...um homem do Hard Rock ( como eu gosto do Hard-Rock e como tu gostas e como gosta o amigo João da C.G.D. de Coruche ) chegou á fama com os "The Amboy Dukes"...caça e política conservadora fazem parte dele,assim como é um acérrimo lutador anti-drogas...é também conhecido por "Nuge","Uncle Ted",Teddy Sweaty",Ted the Almighty","Theodocious Atrocius","The Motor City Madman"...As suas melhores canções,no meu "conhecimentozinho" são "Stranglehold," "Free For All," "Dog Eat Dog," "Wang Dang Sweet Poontang," "Cat Scratch Fever," "Motor City Madhouse," "Great White Buffalo," and "Wango Tango."
Hoje Ted Nugent toca com Barry Sparks em guitarra-baixo e "Wild" Mick Brown na bateria...mas isto já é um á parte.
Aqui fica o meu tributo a Ted Nugent...
Aqui vai ficar também o meu tributo a ti,amigo "Estino"...até porque "Hide in your shell" é dos Supertramp e não dos Pink Floyd... ( já corrigi !!! ). Gracias amigo,sempre atento como é teu timbre...Um agradecimento por me ter feito corrigir a gralha ; agora com essa coisa de grande melómano é "que me partes todo,pá",mas de qualquer modo tu como eu,sabemos como é "divinal" passar umas horas na Fnac ou numa loja de discos antigos "á cata daquele som cagente óvia" noutros tempos e ainda hoje.É ou não é...!!??
"A ponte de Macau..."...lembrei-me de novo e essa nunca me hei-de esquecer."Ganda malha" a Ponte de Macau...Aquele abraço.
[ ouvindo vinilo...Ted Nugent - "Cat scratch fever" ]

segunda-feira, outubro 02, 2006

"Cavaleiro Andante"



















Mais uma do baú das recordações..."O cavaleiro andante"...O João Costa Pereira também se lembra de certeza...
[ ouvindo mp3...Supertramp - "Hide in your shell" ]

domingo, outubro 01, 2006

Só pode...

Só pode...um parvo assim só pode ser um "autêntico exemplar" de pedagogo ; pois é,conto aqui a estória de um dirigente das camadas jovens de um Clube com pergaminhos...o Clube é o Clube e o parvo é e continuará a sê-lo...
Conta-se assim : o Benfica oferece à UDV um equipamento para o escalão de Iniciados - 2º ano e a empresa Invista paga para publicitar e os equipamentos levam nome e número a escolher pelos jovens atletas...são informados os jovens atletas que no fim da época desportiva ou devolvem os equipamentos ao Clube ou ficam com eles e pagam 50 euros...normal numa situação destas ; porém alguns jovens atletas esquecem de devolver os equipamentos e também não os adquirem...continuo a achar normal e a achar que se deve falar "como pessoa normal" com os jovens atletas e perguntar por qual das duas opções,eles e o seu agregado familiar,preferem optar ; seria normal assim,agora o parvo do dirigente das camadas jovens do Clube chegar ao balneário depois de um treino e dirigir-se aos mesmos jovens,um a um, nos termos de "...não pagas-te nem devolves-te...??!! ...NÃO JOGAS DOMINGO...!!!"...
Eu não acredito que ainda haja "latibós" destes na formação desportiva...
Um exemplo de "autêntico pedagogo"...Só pode ser...
[ ...esta estória,bem real,fez-me recordar uma outra protagonizada pelo mesmo "latibó" quando interpelou um jovem jogador com modos arrogantes e de completa histeria,ao ter verificado que ele estava a jogar futsal como convidado de uma equipa...quando os campeonatos oficiais já tinham terminado... ]
[ ouvindo mp3...The Sweet - "Hell raiser" ]

"Dr. House"...





















A série "Dr. House" é, quanto a mim,que "sou do tempo" da série dramática,então passada na RTP "Dr. Marcus Welby" ( só os "cotas" se lembram desta série ) uma das melhores séries que actualmente passam na tv e tem uma da melhores personagens de sempre :
Quando o "Dr. House" diz...
“The great thing about telling somebody they’re dying is it tends to focus their priorities. You find out what matters to them. What they’re willing to die for. What they’re willing to lie for.”
A morte e a mentira sobre a morte...
Pena a hora tardia a que passa esta e outras séries de qualidade,no caso concreto,esta ; também ela,a série..."trocada por doses industriais de telenovelas"...
[ ouvindo mp3...Guns and roses - "Don't cry" }

"Intigamente"...

Ano de 1937..."inda ê na era narcido"...e o Decreto-Lei nº 28219 do mês de Novembro estabelecia que qualquer cidadão para poder usar isqueiros ou outro tipo de acendedores em público,tinha que ter uma licença ; era passada pela Repartição de Finanças e era nominal ou seja "pessoal e intransmíssivel",não permitindo que qualquer outra pessoa a utilizasse.Para além de não ser nada pelo valor dos selos fiscais,á volta de 40 escudos,até parece que esta "bendita licença" procurava incentivar o uso dos fósforos da indústria nacional ; quem fosse apanhado a "transgredir" estava sujeito á respectiva coima e a ter o seu isqueiro ou acendedor apreendido...resta dizer que de certo haviam "fiscais de isqueiros"...Que tempos !!
[ ouvindo mp3...Jethro Tull - "Livin' in the past" ]


"Blog Powered" por BLOGGER.COM

"Blog Equiped" com HERACLEUM blog & web tools ; CBOX.ws ; ClokLink ; GEOLOC ; ShinyStat ; BRAVENET.com ; METEORED.com ; Altavista BABELFISH ; TOP-REFERERS ; ASK GAMBLERS ;

"Blog Template" por Douglas Bowman

"Blog Tunning" por Octavio Serrao AKA Fogareiro

"Blog Dedicated" ao meu filho MARCOS ANDRÉ e ao meu pai "MESTRE" JOAQUIM SANTOS

"Blog also Dedicated" a restante familia e melhores amigos

SCP.gif aac1.jpg