html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> "...estórias...do Fogareiro": abril 2006

tocha.gif

sexta-feira, abril 28, 2006

Hoje é...











Hoje é...hoje é dia de eleições no meu Sporting ; vamos virar mais uma página no grandioso "livro" que é o Sporting Clube de Portugal...Sporting Sempre...
[ ouvindo mp3...Maria José Valério - "Marcha do Sporting" ]

Será stress...?

Sexta-feira e aí está mais um fim de semana longo...para alguns ou sempre para os mesmos,isso não interessa agora ; o que é certo é que o meu fim de semana não vai ser longo,nem pouco mais ou menos.Como tantos outros fins de semana já passados...é a vida e o seu ( meu ) triste fado.Parece que o Sol e estes dias maravilhosos de luz estão para ficar ; importa-me que haja essa luz,para se juntar á muita pouca luz que trago dentro de mim e para que,com ambas possa ver algumas daquelas coisas boas que me faziam sorrir e sonhar e acreditar e sei lá que mais ; quero luz para acreditar de vez em dias melhores e felizes e que me ajudem a deixar para trás tudo aquilo que me deixa triste...Porra,isto parece que está a "descambar" para o stress..."ai,tá tá..." e pronto.
Tanta coisa boa na vida e neste momento,só já me consigo lembrar de todas as coisas más...Porra...Será mesmo stress...?
[ ouvindo mp3...Rolling Stones - "I can get no sactisfaction" ]

Fogareiro em viagem ( III )















"Mais uma viagem,mais uma corrida...".Um "frete" em assistência em viagem "prálidassim" perto.Manteigas...Distrito da Guarda há tempos atrás.Já de volta,várias paragens para recordar isto e aquilo e porque "uma imagem vale por mil palavras"...
[ ouvindo mp3...U2 - "Beautiful day" ]

Fogareiro em viagem ( II )













"Mais uma viagem,mais uma corrida...".Um "frete" para Alcobaça e a paragem obrigatória no Mosteiro...entrar,sentir o peso do silêncio,sentir-me esmagado pela altura das salas e parar,sentado num degrau qualquer...pensando.Tentando por a "escrita em dia".
[ ouvindo mp3...Pearl Jam - "Evenflow" ]

Fogareiro em viagem ( I )




















"Mais uma viagem,mais uma corrida...".Lisboa...Elevador da Bica.
Uns minutos de paragem obrigatória para "lavar a vista" desta rua,deste elevedor.
[ ouvindo mp3...Coldplay - "God put a smile on your face" ]

quarta-feira, abril 26, 2006

O que vai na alma...

Mal ...
Façam ou não operações cosméticas aos números ...Andem sempre na propaganda ...Digam que os outros são maus, e esqueçam-se dos seus pecados quando tiveram responsabilidade ...Continuem a enganar os portugueses e a culpar os governos como se quem tivesse que resolver os problemas do país não fossem os portugueses e fosse o estado por eles ...Com o crude a subir, é o ministro a esfregar as mãos de contente com as receitas do imposto sobre produtos petrolíferos ...Depois anda a cobrar, mesmo sem razão, por exemplo quando as empresas já pagaram, valores da segurança social e do iva, já para não falar dos impostos sobre o rendimento ...
FODA-SE !!! PAREM DE NOS ROUBAR O DINHEIRO PARA PAGAREM SALÁRIOS AOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS !!!DEIXEM DE CONTINUAR A CONTRATAR GENTE PARA A FUNÇÃO PÚBLICA, SEJA ELA CENTRAL, LOCAL, DIRECTA, INDIRECTA E DEIXEM-SE DA TRETA DO POR CADA 2 QUE SAIREM ENTRA SÓ 1, PORQUE A VERDADE É QUE PARA O ESTADO, POR CADA 2 QUE SAÍREM O ESTADO PASSA A PAGAR 3 ORDENADOS !!!
( aqui fica o que vai na alma do Generalidades e culatras ...para que conste )
[ ouvindo mp3...Uriah Heep - "Easin' livin" ]

25 de Abril...

"...Há diversas modalidades de estados : os estados socialistas, os estados corporativos e o estado a que isto chegou...! Ora nesta noite solene, vamos acabar com o estado a que chegámos.",disse o Capitão Salgueiro Maia naquela noite ; assino por baixo pelo convicção dele,pela Liberdade que nos deu e por mim e muitos outros da minha idade...mas ;
...passados que são 32 anos sobre a Revolução dos Cravos e correndo eu o risco de ser apodado de sei lá o quê mas aproveitando a Liberdade de expressão também ela conseguida com a enorme ajuda do Capitão,acho que se há motivos para comemorar o 25 de Abril, são tão poucos, que o melhor era aparecer outro Salgueiro Maia e partirmos para outro 25 ou 26 ou 27 de Abril,porque se antes do 25 de abril de 74 tinhamos os grandes monopólios a tomar conta da economia,o que vemos hoje...? O que temos nestes dias...?? No 24 de Abril de 1974 existia uma classe rica e classe pobre...e hoje o que há...?? Uma coisa chamada classe média desapareceu pura e simplesmente... Há trinta e tal anos só faltava pagar imposto da merda e hoje até isso pagamos.Há trinta e tal anos se a gasolina aumenta-se dois tostões, havia pé de guerra ; hoje aumenta-se a gasolina arbitrariamente, liberaliza-se o preço (...gestores da galp nomeados por amizades e etc e tal,estão lixando para o "Zé povinho"...) e nós "esperneamos" mas somos obrigados a deixar que a "máquina" nos trucide.Há trinta e tal anos os politicos tinham em atenção não gastarem muito dos dinheiros públicos de qualquer maneira...e no presente?? Se não chega o orçamento, lança-se mais um imposto que nós pagamos...não havia tanta marginalidade, hoje é pouco seguro andar nas ruas ou até estar em casa...o nosso País esta dividido por meia dúzia de tachos que o partem e repartem conforme bem entendem, e, estão-se nas tintas se os cidadãos sofrem ou não...
Estamos a ser constantemente espoliados do dinheirinho que já não temos,sobrecarregados com tudo e mais alguma coisa e obrigados a aturar uma cambada de hipocritas...então,comemorar o 25 de Abril de 1974 porquê...? E para quê...? Só se for para alimentar a feira de vaidades desses mesmos hipocritas que nos governam,que nos obrigam a endividar passando eles incolumes,que nos reduzem á nossa condição de insignificância...
Volta Salgueiro Maia,precisamos de uma nova Revolução,porque aquela...a tua Revolução acabou por criar um Monstro que se está alimentar dos corpos da maioria,grande maioria de todos os Portugueses.
[ ouvindo mp3...Tim Curry - "Wild and an untamed thing" ]

Solidariedade...



Aceitando o repto que me foi lançado pelo meu "conterrâneo" blog Da minha varanda,e achando uma excelente ideia,aqui fica o meu contributo.

A Acreditar é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que pretende ajudar as crianças com cancro, e as respectivas famílias, a superar melhor os diversos problemas que se colocam a partir do momento em que é diagnosticado o cancro, contribuindo para fomentar a esperança. Foi fundada em 1993 e desde logo passou a estar integrada na Confederação Internacional das Associações de Pais de Crianças com Cancro (ICCCPO). Vive essencialmente dos apoios dos seus associados e amigos, do trabalho de voluntários e de um reduzido corpo de pessoal administrativo que assegura a sua gestão corrente.
Tratar a criança com cancro e não só o cancro na criança!
Este é lema da Acreditar, associação fundada em 1993 por iniciativa de um grupo de pais com crianças com cancro e em tratamento no serviço de pediatria do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa. Ansfriede Zwaagstra, fazia parte deste grupo de pais e, hoje, é governanta da casa de acolhimento da Acreditar em Lisboa. “A parte técnica dos tratamentos era bem-feita, mas faltava muito da parte humana, e continua a faltar. Nós sentimos uma certa falta de acompanhamento, de explicação e informação. A linguagem dos médicos é, em geral, muito fechada, o que para alguns pais é um problema”, diz-nos.
Para colmatar este problema, não só em Lisboa, foram criados núcleos da Acreditar no Porto, em Coimbra e na Madeira, junto aos hospitais oncológicos onde as crianças com cancro estavam a ser tratadas.

Apoio às famílias
A Acreditar tem ao dispor das crianças, pais e professores uma série de publicações que visam a desmistificação da doença. Algumas são bastante vocacionadas como por exemplo sobre a radioterapia, quimioterapia, leucemia e o guia para professores.Além destas publicações, desde o início da Acreditar, os pais de crianças com cancro da Acreditar visitam os pais recém-chegados ao IPO, entregam-lhes as publicações da Associação e conversam com eles de modo a estabelecer uma relação. “Estamos aqui para esclarecer, ajudar e apoiar os pais e crianças nesta situação”, afirma Ansfriede Zwaagstra.

As Casas da Acreditar
A ideia de criar Casas de Acolhimento surgiu da necessidade de garantir um ponto de apoio logístico próximo para as crianças com cancro, acompanhadas das respectivas famílias, durante os períodos de tratamento ambulatório.
A Casa de Lisboa abriu em 2003, dispõe de 12 quartos individuais com casa de banho privativa, refeitório, cozinha, lavandaria, sala de estar para os pais, sala de estar para adolescentes e uma outra para os mais pequenos. Está disponível, gratuitamente, para pais que apoiam e acompanham as suas crianças em tratamento no IPO de Lisboa e para as crianças que, embora se encontrem em tratamento, não necessitam estar internadas.
Existe, ainda, uma Casa no Funchal, em regime de centro de dia, para quando as crianças e familiares aguardam os tratamentos e consultas.
Está a ser construída, prevendo-se que em 2007 esta operacional, a Casa de Coimbra, ao lado do novo hospital pediátrico. Terá 20 quartos, disponíveis não só para crianças com cancro e seus familiares como para todas as patologias pediátricas.A Acreditar também pretende, no futuro, construir uma casa no Porto.

Como pode ajudar…
Poderá ajudar dando apoio humano (voluntariado); apoio material; apoio financeiro ou tornando-se associado da Acreditar.

Para mais informações contacte a Acreditar (Sede):
R. Prof. Lima Basto, 73 – 1070-210 LisboaTel: 217 221 150 Fax: 217 221 151E-mail: acreditar@acreditar.ptSite: www.acreditar.org.pt

[ ouvindo mp3...The Corrs - "What can I do" ]

segunda-feira, abril 24, 2006

BD - Mandrake -


A figura não podia ser mais singular: fato de cerimónia preto sempre impecavelmente engomado, composto por fraque, capa espanhola e cartola, mais cabelo com brilhantina e bigodinho fino. E bengala, claro. Eis Mandrake, um herói clássico da banda desenhada norte-americana cujo nome se inspira na planta homónima, a mandrágora, a quem os antigos atribuíam propriedades mágicas. Mais parece um personagem de teatro "Belle Époque" ou um artista de circo, mas em vez de tirar coelhos da cartola perante um público selecto, combate o crime e os seus agentes. Viaja pelo Oriente - vai diversas vezes à Índia e ao Tibete - e percorre mesmo mundos estranhos e fantásticos, passando por principados bizarros, países liliputianos e até pela "dimensão X", debatendo-se com plantas carnívoras, máquinas bizarras, borboletas encantadas, gigantes, seres humanos com crista, múmias e outras criaturas temíveis. Não está sozinho nessa saga, apesar dos poderes de que foi investido pelo criador, o americano Lee Falk. A seu lado está Lothar, um gigante negro que foi príncipe africano e abdicou para servir Mandrake, mas não prescinde do seu inconfundível fato de pele de leopardo. Narda, a bela princesa de origem balcânica que o segue por toda a parte e se torna a sua noiva eterna, completa o grupo. A ideia da história surgiu na cabeça de Falk uns 10 anos antes de ser apreciada e comprada pelo King Features Syndicate, a quem apresentou o fruto do trabalho de duas semanas durante uma viagem a Nova Iorque. "Para minha surpresa, compraram a 'tira'", recordou em 1975 numa entrevista. Sem grande opinião a respeito do seu próprio talento gráfico, convenceu o seu amigo Phil Davis a desenhar a série - o herói é em grande medida fisicamente inspirado na figura do desenhador -, que surgiu inicialmente em "strip" diária em Junho de 1934 e em pranchas dominicais ("sundays") no dia 3 de Fevereiro do ano seguinte. O êxito popular foi imediato e a dupla não mais parou de desenvolver a série até à morte de Davis, em 1964. Sucedeu-lhe Fred Fredericks, mas a frescura gráfica perdeu-se e a obra acabou por padecer do mesmo declínio que caracterizou a quase totalidade dos grandes heróis e personagens míticos da chamada "época de ouro" dos quadradinhos americanos. Pode dizer-se que há dois Mandrakes numa mesma série: um mais imaginativo e fantástico nas pranchas dominicais e outro mais prosaico e envolvido em tramas de matriz policial nas tiras diárias. Em ambas, Mandrake enfrenta adversários duros - alguns de peso, como o seu irredutível arqui-inimigo Cobra -, mas sempre sem recorrer à violência, no que é uma das características mais singulares do personagem. Esses atributos são, aliás, uma prerrogativa do seu "ajudante de cor, o gigantesco africano Lothar, vestido como um carregador de safari", sublinha o crítico Javier Coma para evidenciar o que considera ser uma "demonstração palpável do subconsciente racista" de Mandrake. No princípio, o mago tinha reais poderes mágicos que provocavam a perplexidade de quantos os presenciavam. Graças a um gesto subtil, o herói torna-se invisível, as balas viram-se contra quem as dispara, os objectos ganham vida e os animais falam, para serem vistos de uma forma que escapa totalmente à lógica corrente de percepção dos sentidos. Mais do que uma ilusão, é como se fosse proporcionada uma experiência única e directa da natureza mais essencial do mundo envolvente, que os leitores (tal como os protagonistas das aventuras) são convidados a olhar na sua genuína condição. É durante esse período que as incursões por universos e mundos fantásticos são recorrentes, contribuindo para conferir à obra uma deliciosa e encantadora magia. Foi sol de pouca dura, porque Mandrake tende rapidamente a ser um mero prestidigitador que tira todo o partido do seu olhar penetrante, da sua energia hipnótica e do que poderia ser designado por uma invulgar "energia mental". Perde-se a magia para se ganhar um justiceiro que aposta na sua "superioridade moral" e nos truques de feira para triunfar sobre os bandidos de todas as latitudes, confundidos com uma lista incontável de golpes de ilusão de óptica a que submete todos os opositores. Feitas as contas e seja qual for o ângulo por que se veja a série, é justo reconhecer que Mandrake conservou sempre uma certa elegância de processos e de atitudes. Na sua singularidade, é um herói que marcou de forma indelével gerações sucessivas de leitores de "comics", incluindo em Portugal, onde apareceu pela primeira vez em 1950 nas páginas do "Mundo de Aventuras".
[ ouvindo mp3...Deep Purple - "Mandrake root" ]

quinta-feira, abril 20, 2006

"Shadows"
















[ ouvindo mp3...Denise LaSalle - "Trapped by a thing called love" ]

A estória do Joseph Blatter

Só cá faltava mais esta estória ; o "bom" do presidente da Fifa,o tal de Blatter a dar entrevista a um jornal croata,dizendo que em Portugal há corrupção no futebol (...ó seu "inteligente",Blatter ou lá como te chamas,então é preciso tu vires com essa lenga-lenga...? ...isso já nós sabemos há muito tempo,ok...?! ...vai mas é dar "banho ao cão",Blatter...) e depois,ainda diz o mesmo senhor que há um lobby político no futebol para que Vitor Baia vá ao Mundial-2006 (...um lobby...? txeee a minha alma "tá parva"...mais uma coisa que nós não sabiamos,ó "inteligente"...)
Não há "pachorra" para suportar tantas "marradas" desta "tropa"...Deixem-nos em paz com os nossos "problemitas"...
Lembrei-me agora daquele golo do Paços de Ferreira em Braga...mais um pouco o jogador do Paços saía do estádio com a bola e entrava de novo e marcava golo...Porra,o Blatter tem razão,mas vá lá pregar para a terra dele...
[ ouvindo mp3...Pixies - "Gouge away" ]

Dissertações sobre futebol de salão...

Fui assistir,ontem a um "jugote" como diz o meu amigo Saul [ abro aqui um parêntises para enunciar outra máxima do Saul : "...vou manhar a manhota..." ( alguém sabe o que significa realmente esta frase...? ) ] ,mas como dizia fui assistir a um "jugote" de futebol de salão entre o Café Girassol,do meu amigo "Quim" e a equipa da Junta de Freguesia cá do meu burgo e pronto ; o Girassol ganhou não sei quantos a um e está tudo dito.Gostei de ver a dupla de "treinadores" da Junta cá do meu burgo,o "meu" presidente e o "meu" secretário ; nunca pensaram andar naquelas "lides" mas pronto,gostei de os ver encostados á rede de "mine" e sandes em punho...espero é que o "meu" secretário não "perca a embalagem" e dia 27 de Abril apareça também na reunião da Assembleia.Acho que esta "coisa da bola" vai acabar por fazer milagres...
Fui mais o meu compadre e o "Xupa" e o "Manel" Pedro ; estavamos a ver se conseguiamos ir com uma equipa de veteranos ao próximo torneio mas acabamos por desistir...os "velhotes" que queriamos na nossa equipa já estavam todos "apanhados" por outras e mais vale não entrar na "joga",porque ou entravamos com antigos jogadores do ACBiscainho ou não entravamos e pronto.Não entramos e assim toda a gente fica melhor ; nós que não temos "chatices" em aparecer com o nosso do ACBiscainho ( ...ainda me vinha o presidente da Junta falar na égua...como se ele não soubesse a estória da égua,pois...é assim mesmo como escrevo,porque me estou pura e simplesmente "lixando" que a "censura do Biscainho" leia o que escrevo e fique "enchouriçada" e me venha pedir explicações...é porque já passaram os tempos dos "panos quentes"... ),como dizia,não temos "chatices" em aparecer com uma equipa na qual contavamos ter o "Zé" Coelho,o "Xupa",o Lúcio,o Brites,o "Manel" Pedro,o Paulo Faria,o Silva,o "Tó Manel",o "Barrigas",o "Toino" Abrantes,o Vargas e prontos para "limpar o raça do torneio"...
O "Quim" do Girassol já não precisa de dizer : "...tá bem,o "Tonho Manel" vai pra vocês e eu na entro no torneio e...poupo 100 euros..." e "...pá,na pode ser...na fiquem chateados comigo,vocês tem praí tanta gente,ná...na fiquem chateados,que até fui eu que dei a ideia..." e assim o meu amigo Saul sempre pode ir mesmo "manhar a manhota"...
Dissertações sobre uma "coisa" chamada futebol de salão no Biscainho.Arre...
[ ouvindo mp3...Jorge Palma - "Deixa-me rir" ]

A propósito da Morte...

Há coisas que me transtornam.A morte de jovens,sejam eles quais forem e de que maneira for sempre me transtornou...isto a propósito da morte por acidente de viação de um jovem actor chamado Francisco Adam.
Não sou nada "virado" para telenovelas ; não era nada "virado" para ver uma telenovela chamada "Morangos com Açucar" ; não era e pronto.Nada me dizia aquela série.Sinceramente.Mas sempre gostei de ver um bom actor e aí,seja estrangeiro ou português páro e vejo e se gostar acabo por ver sempre que posso.Foi o caso...vi uma ou duas vezes,por mero acaso,episódios da série e deparo-me com um tal de "Dino" ou "Dinoman" e deparo-me com um tal de "Crómio".Confesso que gostei da interpretação dos dois actores e confesso também que,a partir daí vi sempre que podia.Confesso que me tirava o stress ver a interpretação dele...O tal de "Dino",o Francisco Adam,acabou por falecer no acidente de viação,depois de estar numa sessão de autografos no Clube InCampo,do meu amigo Carlos "Marmelada".Transtornou-me sem dúvida...não por ser o tal de "Dino" que eu gostava de ver envolto em peripécias,mas sim por ser o actor,por ser o jovem...pela vida que se perdeu abruptamente...como a de tantos outros jovens da mesma idade dos quais nem sabemos sequer o nome.
Transtornou-me e assustou-me também porque sou pai e me revi na angustia,na impotência,na dor dos pais do "Dino"...na dor dos pais de tantos outros jovens da mesma idade que também já partiram...felizmente não conheço e espero nunca conhecer a dor de uma situação destas.Isto tudo a propósito da Morte...com a qual teremos que lidar mais cedo ou mais tarde e a mim transtorna-me e assusta-me...
[ ouvindo mp3...Phil Collins - "Testify" ]

A estória dos deputados

Na semana passada,antes das "férias" da Páscoa verificou-se a ausência de 120 dos 230 deputados da Assembleia da República,que com essa mesma ausência inviabilizou a votação de legislação por falta de quórum, apesar de a maioria ter assinado o livro de presenças no início da sessão.
Palavras para quê...? Os "nossos" deputados deram o exemplo da porcaria que é ser político em Portugal...os "bons" exemplos continuam a vir de "cima" e pronto.Como podem exigir ao Povo que os elegeu que cumpra se eles dão precisamente o exemplo contrário...? Aqueles senhores assinaram o livrinho de "ponto e bazaram" de imediato a caminho dumas belas fériazinhas,por acaso bem remuneradas.Falta-me a paciência para "tropa" desta e...e...e lamentavelmente,fui candidato á minha Junta de Freguesia.Se tivesse sido eleito se calhar estava a fazer como eles porque decerto já tinha "estudado" bem a lição...
[ ouvindo mp3...Marilyn Manson - "Voodoo people" ]

sábado, abril 08, 2006

Acredita... ( Parte III )



Há noites assim em que a "coisa" não corre bem,nada bem mesmo ; o Sporting perdeu com o FC Porto.Em minha opinião,resta dizer que o Sporting não esteve ao seu melhor nível em termos atacantes e que o FC Porto "fez pela vida" e de que maneira.A arbitragem depois de alguma celeuma levantada pela substituição do árbitro,acabou por estar bem,pese embora um certo excesso de cartões amarelos mostrados.É futebol e é na hora das derrotas que um Sportinguista se torna ainda mais Leão...Parabéns ao FC Porto pela vitória enquanto que nós...continuamos a acreditar...mais um bocadinho só...é certo...porque os do Porto não vão deixar fugir o título...entretanto,até ao lavar dos cestos,acredito...SPORTING SEMPRE !!!

[ ouvindo mp3...Maria José Valério - "Marcha do Sporting" ]

Bahhhh....

"Chiça...púnico"...lembrei-me agora que hoje á tarde é dia de sentar o "cú" naquela cadeira de dentista...ai...ai...ai...vai ser o bom e o bonito...estou para ver se com esta "escorreita e velha" idade,vou conseguir não me "apagar" de novo ( vou comer um cozido ao almoço para que,se me "apagar" ao menos "apago" de barriga cheia ) ...mas como não há duas sem três..."tou pra ver"...ai...ai...ai...ai...ai...Bahhhhhhhhhhhh....como diziamos na escola primária na minha geração..."tás é com cufa!!!...Bahhhhhhhhhhhhh....
[ ...só espero que depois do "apagão" mais do que certo,o Sporting á noite ganhe...isso é que devia ser certo também... ]
[ ouvindo mp3...Killing Joke - "Tension" ]

Futebol de salão...uma estória

Fui ontem pela primeira vez ao ringue polivalente do Biscainho ver um jogo do Torneio de Futebol de Salão "25 de Abril",organizado pelo "renascido" Atlético Clube do Biscainho.Vi o jogo "Café 17 ",5- "Café Girassol",2 ( acho eu... ) e aproveitei para rever alguns "rapazes" que fizeram parte do plantel de equipas por onde passei,dando o que podia e não podia por essas mesmas equipas ; foram bons tempos que passei no ACBiscainho ( 8 anos ),no S.Torcatense ( 10 anos ) e no GDCoruchense ( 2 ) por exemplo e como dizia,aproveitei para rever o Rui "Cachola",o "Zé Banana",o António Manuel,o "Gibas",o Bispo e o Manuel Arlindo ( S.Torcatense ) ; revi o Silva,o "velho" Silva do ACB...vi o jogo e pronto ; já estou velho para coisas daquelas.Já me falta a paciência para ver atitudes de pessoas que nem sequer alguma vez jogaram "a sério", essas pessoas que nunca sentiram o peso duma camisola e do seu emblema,essas pessoas que nunca sentiram o "cheiro do balneário",enfim...estou velho para ver coisas daquelas.
E sobretudo falta-me a paciência para ouvir pessoas a falar "da bola" como se alguma vez na vida tivessem feito alguma coisa por "ela" ; falta-me a paciência para ver jovens pseudo-jogadores dentro de um ringue dizendo "caralhadas" para cima e para baixo e insultando pessoas com quem lidam todos os dias.Não foi comigo,mas com um bocadinho de sorte até podia ter sido...enfim falta-me a paciência e pronto.
Vi o jogo que ali me levou e vi um bocadinho do segundo jogo."Café Repsol" - "J.Freguesia do Biscainho" e é assim...fui candidato a essa mesma Junta de Freguesia,fui derrotado e não tenho com isso qualquer tipo de atitude "revanchista" em relação a quem ganhou as eleições...mas,a equipa da Junta de Freguesia do Biscainho só ter um ( 1 ) elemento do Biscainho e os restantes serem de outra Freguesia...é obra.
Correndo o "risco" de ser interpelado por alguém e quem sabe se...por escrever o que acho,quero aqui dizer que isso a mim pouco me afecta,porque não insultei ninguém ( até agora !! ) e porque vivemos num Estado Democrático...
As coisas boas que vi foram os amigos que comigo fizeram parte de outras equipas,que suavam nessas equipas as camisolas e que hoje,estão ali para "as voltas"...obrigado amigos ; as outras coisas que vi...mais valia não ter visto e pronto,já estou velho e sem paciência...
[ ouvindo mp3...FischerZ - "So long" ]

sexta-feira, abril 07, 2006

Beto Acosta
















Recordo a entrevista de Beto Acosta,o "Matador",á bem pouco tempo e estou ansioso...dizia Beto Acosta :
"O Sporting está na mesma situação dessa altura, apesar de agora faltarem menos jogos. A equipa vai jogar com o FC Porto e tem a hipótese de passar para o primeiro lugar, caso vença. Pode repetir-se a história de 2000"..."Fizemos o resultado na primeira parte e passámos para a frente da classificação. Ainda faltavam vários jogos para acabar o campeonato, mas conseguimos aguentar a pressão e acabámos por chegar ao título"..."A equipa está há muito tempo sem perder, os jogadores estão com bastante confiança e sei que muito do futuro do campeonato vai jogar-se este fim-de-semana"..."Repitam o que fizemos em 2000 e terão sucesso".
E estou ansioso...ansioso...ansioso...e pronto,o Vitória de Guimarães já é passado,a partir do momento em que o Leão rugiu...Amanhã o Leão voltará a rugir.Ansioso sim mas acreditando sempre..."Esforço...Dedicação e Glória".Força SPORTING !!!
[ ouvindo mp3...Juventude Leonina - "Uma curva belíssima" ]

quarta-feira, abril 05, 2006

A estória dum sms...



No sábado da outra semana tinha estado no Bar Repsol,do amigo ultra benfiquista Diamantino, á conversa sobre futeboladas e sobre Benfica e Sporting com alguns amigalhaços,entre os quais estava o amigo "Frutas" a quem eu disse "...bom,eu sou do Sporting e pronto,Benfica nada mas...nas competições europeias sou português e desejo que terça-feira o teu Benfica ganhe,"Frutas"...".Na terça feira seguinte,antes do Benfica-Barcelona mandei uma mensagem ao meu amigo Sopa que dizia isto "...incha,incha,incha,barça,barça,barça,barceloooooona,pero que habemos de comer las aguilas...".Fui mauzinho,pois.O amigo Sopa recebe a mensagem e diz assim "...olha,uma mensagem do meu amigo O..." e "...olha para esta mensagem ahahahahh...",disse ele,precisamente para o "Frutas"...Crasso erro enviar a mensagem ao Sopa,precisamente na altura em que ele estava com o "Frutas"...Porra,Sopa,tinhas logo que mostrar a mensagem a um benfiquista...? E logo ao "Frutas"? És cá um "calhandreiro" ó Sopa...É obvio que no sábado,o "Frutas" assim que me vê "desanca-me uma bronca daquelas"...pois é...e lá se foi a minha imagem de Desportista e de Português e lá fiquei eu rotulado de anti-benfiquista primário.Pronto...

Como não sou bem assim,exceptuando-se as competições em Portugal,os meus pedidos formais de desculpas ao amigo "Frutas"...já agora uma caricatura do teu Benfica que ganhou uma Taça dos Campeões precisamente ao Barcelona e podes não acreditar mas...boa sorte para o Benfica e que elimine o Barcelona ; para quem vos atura tanto,benfiquistas,também aturar mais uma vez não faz mal nenhum.Força Benfica...a sério.Pronto.

[ ouvindo mp3...Queen - "We are the champions" ]

terça-feira, abril 04, 2006

Flor...



















[ ouvindo mp3...Psyshadelic Furs - "Until she comes" ]

"Apocalipse Now"













Um dos meus filmes preferidos ; de 1979 realizado por Francis Ford Coppola...é o nº 1 da minha "Dêvêdêteca" e pronto.Foi também a primeira representação de Harrison Ford que vi....Gostos...
O elenco :
Martin Sheen .... Capt. Willard
Robert Duvall .... Ltd. Col. Kilgore
Marlon Brando .... Col. Kurtz
Frederic Forrest .... Chef
Sam Bottoms .... Lance B. Johnson
Albert Hall .... Chief Phillips
Laurence Fishburne .... Clean
Dennis Hopper .... Photojournalist
Harrison Ford .... Col. Lucas
G.D. Spradlin .... Gen. Corman
Para mim que sou suspeito,duas cenas acima de todas as outras que constituem este belissímo filme ; a cena da roleta russa e sobretudo a cena dos helicópteros a atacar a aldeia ao som de Wagner, inesquecível...
[ ouvindo mp3...Wilhelm Richard Wagner - "A cavalgada das valquírias" ]

A "Pessoa de bem" e os "fogareiros"...

Há alguns anos atrás um governante qualquer resolveu apresentar um "projecto de projecto" para alteração da cor-padrão dos táxis em Portugal.Os táxis em Portugal eram pretos com tejadilho verde e pronto...a "malta tava" habituada ; esse "sapiente e iluminado" governante resolveu mudar isso,conseguiu que os outros "sapientes e iluminados" dessem amén e a cor-padrão foi alterada para bege-marfim,nestes termos...
Todos os veículos que forem adquiridos a partir de agora terão que ser bege-marfim e os outros todos preto-verde terão que ser pintados de bege-marfim...Porreiro...e aí vão os "fogareiros" todos a "correr pintar os carrinhos" senão havia multa.Pintaram quase todos mas houve "meia-dúzia de inteligentes" colegas que "cag##am" nisso e não pintaram e...ainda hoje estão preto-verde porque esse "sapiente e iluminado" governante depois disse que,"...bem,quem não pintou,não necessita pintar.É uma benesse do Estado...".Cá para mim,logo aí foi discriminação pura e dura...em frente.Mais tarde,o Estado obriga todos os profissionais deviadamente colectados como industriais de táxi a "sairem" de nome individual e passarem a sociedade "lda.",devidamente instruida e legalizada ( ...quem pagava já bastantes impostos...passou a pagar também o IRC... ) e aí também algins colegas mais "espertos" não fizeram sociedade,dizendo "...epá,caguem nisso...a Lei muda e pronto,os gajos do Governo que se fo###..." ; então não é que um governante "iluminado" vem dizer que "...meus amigos,nós compreendemos as dificuldades de trabalho do sector e é assim : ...quem não fez sociedade já não necessita fazer e quem quiser te...15 dias !!! para desfazer a sociedade...".Um "governate iluminado"...só podia ser e mais uma manifesta discriminação entre uns e outros na classe.Para além de os "colegas espertos" dizerem alto e bom som "...parvos,a gente na lhes disse que isto mudava tudo...parvos...".
Em frente e em simultâneo,o mesmo Estado obriga que todos os indivíduos que conduzem táxis tenham carteira profissional...até ai tudo bem.Concordo plenamente.Mas o problema é muito maior que isso porque se só uma pessoa tiver carteira para o seu "fogareiro" e se adoecer ou se quiser tirar férias e se não sei que mais quiser fazer...bem,o carro pára.Pára porque só pode ser conduzido por outro com carteira profissional também...e na província o que não falta por aí é gente com carteira profissional de táxi,pela qual pagou 1000 e tal euros também,tendo que se deslocar a Lisboa durante três meses e renovar com exame ao fim de 5 anos e etc e tal e mais não sei quê...
Em frente e depois...então não é que os táxis de província são todos obrigados a montar taximetro e respectiva lanterna pela "módica" quantia de mais ou menos 1000 euros a unidade por viatura de aluguer...Porra...aquilo é foi o Estado,"pessoa" que não é de bem,facturar.
Em frente e nas Licenças camarárias foi a "tourada" que foi e nos Alvarás pela DGTT foi o que foi...etc e tal...
E a maior culpa de todo este "imbróglio" é do Estado...o Estado que não é uma "pessoa" de bem.
[ Um grande beijinho para a Dona Aldozinda,oficial especialista da DGTT,que é pura e simplesmente a flor no meio deste emaranhado de espinhos...ainda bem que há pessoas de bem como a SENHORA... ]
[ Um estou aqui,deixem-me estar bem sossegadinho para as Associações ( havia uma,mas como essa uma criou dissidentes passaram a ser duas... ) que deviam defender a classe e só se preocupam com os grandes centros...Lisboa,Porto e Coimbra e o resto é paisagem... ]
[ ouvindo mp3...Joy Division - "Transmission" ]

segunda-feira, abril 03, 2006

"Pessoa de bem"...?

O Estado é uma "pessoa" ; mas o Estado não é uma pessoa de bem,nem pouco mais ou menos.De certeza absoluta.Vou ser curto e directo nas palavras porque não perco muito do meu tempo com quem não é de bem, salvo a que seja obrigado a isso e aí o Estado é um especialista...sim,um especialista que não sendo pessoa de bem faz com que pessoas de bem percam o seu precioso tempo a "aturar" esse mesmo Estado ; palavras confusas talvez mas muito actuais para um sem número de Portugueses de bem que tentam cumprir com os IVA'S,com os PEC'S,com os IRC'S,com os IRS'S,com as contribuições autárquicas,etc e tal...
E quando esse Estado não cumpre os seus deveres de "pessoa",ou seja que o Estado pague atempadamente nos 90 dias de Lei e que deixe arrastar para os 180 e 360 dias,não se coibindo de entretanto exigir os nossos impostos dentro dessa mesma Lei...ou senão,levamos com juros e mais juros em cima dos costados e somos de imediato ameaçados e levados a contencioso e agora,até uma coisa nova,o Estado,que não é "pessoa de bem" promove a penhora directa...porventura,a "senhora pessoa" Estado já pagou juros a alguém pelos seus atrasos de pagamento sistemáticos...? O Estado já deu a mão á palmatória e reconheceu alguma vez os seus erros...? Porra,não há "pachorra" para aturar este tipo de "pessoa",que não é pessoa de bem...
Para além de "obrigar quase a fechar a porta" a uma Instituição de créditos firmados entre os seus pares,a nossa Polícia Judiciária,que "coitada" da Judiciária sem dinheiro para mandar reparar viaturas,sem dinheiro para comprar detergentes para a simples limpeza das instalações,correndo o risco de,por falta de dinheiro para meios,libertar criminosos e prender inocentes e "convidada" a não utilizar as auto-estradas para não pagar portagem...por esse mesmo Estado...Porra que é de mais...
Já agora,eu andava desconfiado deste "nosso" Estado amigo...e agora desatam a pedir contribuições da Segurança Social,devida e atempadamente pagas pelos contribuintes que por acaso,até têm em seu poder os comprovativos de pagamento...Vamos lá e comprovamos o pagamento e constata-se o erro e depois...bem,depois esperamos um mês...UM MÊS !!! ...para que o Estado diga que errou e nos peça desculpa...Decididamente,o Estado Português não é uma "pessoa" de bem...
[ ouvindo mp3...Midnight Oil - "White skin black heart" ]

E "mai nada"...


Sérgio Conceição,aquele que foi figura no F.C.Porto,aquele que marcou três golos á Alemanha no Euro 2000,aquele grande jogador que "desapareceu"... "renasceu" para o futebol no Standard Liège. Tornou-se figura de destaque no clube ao ponto de ser nomeado capitão de equipa e foi mesmo considerado o melhor jogador do campeonato belga em 2005...Coisas da bola. Já com 31 anos, experiente e a competir numa liga de segundo plano, parecia agora um jogador mais calmo.Isso é que era bom...Veio a Portugal e no aeroporto de Lisboa,"mai" o Jorge Costa arranjou uma "caldeirada" com um funcionário com agressão e tudo,segundo disseram os jornais e acabaram os dois por fretar um avião para seguirem para a Bélgica...para jogar um jogo das meias-finais da Taça.Então...Conceição depois de fazer uma falta,resolve cuspir num adversário,é expulso e "passa-se" de imediato... Despiu a camisola e atirou-a à cara do árbitro...Uma atitude inqualificável que lhe poderá valer, no mínimo, a suspensão até final da época...e "mai nada"...
[ ouvindo mp3...Sisters of mercy - "Detonation boulevard" ]

Acredita... ( Parte II )












Com ou sem "caldeirada"...porque se não marcaram penaltie contra o meu Sporting,também nos prejudicaram em duas ou três jogadas.O "Levezinho" voltou a resolver e o Vitória de Guimarães já passou...que venha o F. C. Porto e pronto...
[ ouvindo mp3...Juventude Leonina - "Sporting sempre" ]


"Blog Powered" por BLOGGER.COM

"Blog Equiped" com HERACLEUM blog & web tools ; CBOX.ws ; ClokLink ; GEOLOC ; ShinyStat ; BRAVENET.com ; METEORED.com ; Altavista BABELFISH ; TOP-REFERERS ; ASK GAMBLERS ;

"Blog Template" por Douglas Bowman

"Blog Tunning" por Octavio Serrao AKA Fogareiro

"Blog Dedicated" ao meu filho MARCOS ANDRÉ e ao meu pai "MESTRE" JOAQUIM SANTOS

"Blog also Dedicated" a restante familia e melhores amigos

SCP.gif aac1.jpg