html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> "...estórias...do Fogareiro": novembro 2005

tocha.gif

quarta-feira, novembro 30, 2005

"With or without you"_U2

See the stone set in your eyes
See the thorn twist in your side
I wait for you
Slight of hand and twist of fate
On a bed of nails she makes me wait
And I wait without you

With or without you
With or without you

Through the storm we reach the shore
You give it all but I want more
And I'm waiting for you

With or without you
With or without you
I can't live
With or without you

And you give yourself away
And you give yourself away
And you give
And you give
And you give yourself away

My hands are tied, my body bruised
She's got me with nothing left to win
And nothing else to lose

And you give yourself away
And you give yourself away
And you give
And you give
And you give yourself away

With or without you
With or without you
I can't live
With or without you
[ ouvindo mp3...U2 - "With or without you" ]

A "tachada" de arroz de pombo
















"E mai nada...".Babem-se se gostam de arroz de pombo.
[ ouvindo mp3...Elton John - "Daniel" ]

"Arroz de pombo"
















Tertúlia "Monte Velho"...arroz de pombo servido pelo amigo "Lica"...vinho tinto do compadre "Zé" Venâncio,ali dos lados de Serpa...uma salamandra a debitar calor...castanhas assadas e pasme-se...fumar á descrição na tertúlia.Quem contabilizou cada cigarro uma grade de "mines" Sagres...?
O "Zé Ravanelli" entornou um copo de vinho na mesa e nas suas calças...o "Manel Palola" passou o resto da noite a "arranjar" o frigorifico...o "Xupa" que gostava de ser caçador...o Maneta ao topo da mesa...bem e aqueles dvd's da caça aos pombos em Espanha e "porra...tava frio que nem cornos..."
[ ouvindo mp3...Queen - "Friends will be friends" ]

"As máquinas da modernice" e eu...

"Aqui á dias cheio de fomeca" num dos Hospitais Civis de Lisboa fiquei especado a olhar para a máquina das "sandochas" e para a máquina de café… é verdade, uma máquina de café ; a das "sandochas ainda vá que não vá" mas a do café,aquela máquina,deixou-me estremamente baralhado.
A quantidade de espécies diferentes que cabem dentro daquela caixa de sapatos tamanho 80 e tal… Ele é “Café Curto”, “Café Normal”, “Café Longo”, “Café com Leite”, “Chocolate”, “Chocolate com leite”, “Galão”, “Cappucino”, “Chã de Camomila”…
E para além disto tudo,outras ainda mais baralhadoras e interessantes… “Muito Doce” e “Pouco Doce”, duas opções de "se lhes tirar o chapéu"… não, os mais distraídos e pouco habituados a estas "modernices" que não pensem que aquilo dá para anular… tipo “...quero doce carrego no mais…agora não me apetece, carrego no menos…” quando derem por ela já têm o copo a abarrotar…e seja o que Deus quiser.
E também há o “Chocolate Forte”… Deve ser aquele mais carregado, o que bate mais… Então se for bebido de palhinha, ai jasus…e depois há o "copo" que por acaso são sómente 5 centimos....pois.
Agora haver uma coisa chamada “Cappuchoco”…"Aí é que a porca torce o rabo"...mas o que é aquilo...??? Será café com chocolate...? Deve ser "cá uma pedra...".E lá continuei eu cheio de "fomeca"...Pois é...Pois é.
[ ouvindo mp3...Tom Waits - "Hang me in a bottle" ]

Dois burros

















Hoje...por volta das 7,30 horas da manhã.Na estrada Santo Estêvão - Benavente o trânsito não podia ser o melhor...Tudo calmo e tudo sereno e dois burros na estrada.Eu,burro, conduzindo o meu "simpático carrinho" e um outro burro circulando em contramão...E depois ainda perguntam porque há acidentes em contramão...pois,porque um descuido é "a morte do artista"...Dois burros ; eu e ele...
[ ouvindo mp3...Robbie Williams - "Me and my monkey" ]

Ainda o João Cardoso

Soube ontem,através do meu amigo blogger El Coruchero e depois lendo o Coruche...Passado,presente e futuro que o João Cardoso tinha sido internado para tratamento ; finalmente,digo eu...Já não era sem tempo uma "mãozinha" amiga para o nosso João ; força João...vás conseguir e vás voltar ás margens do Sorraia e eu e os que dizem "VAMOS AJUDAR" vamos estar aqui e quando voltares vamos estar de olhos bem abertos e ajudar-te.Como escrevi ainda não sei como,mas que vás ser ajudado tenho a certeza...Vou deixar ao lado a tua fotografia sem qualquer intuito de me "armar" em solidário mas sim para alertar para a ajuda que irás precisar quando voltares.
Força João.
[ ouvindo mp3...Rolling Stones - "Paint it black" ]

terça-feira, novembro 29, 2005

O João Cardoso

Conheci o João Cardoso há muitos anos atrás,muitos mesmo...Trabalhava para os falecidos Manuel Lopes e amigo António Boiça.Trabalhava e bem.Bebia o seu copito com enorme moderação e eu sei o que estou a dizer.Porque era assim mesmo.Era estimado pelas gentes do Biscainho onde tinha amigos,mas...agora está sózinho e a bebida faz o resto ; não teve ninguém que o ajudasse e agora o que "é giro é vê-lo passar de manhã pela Rua Direita em Coruche no sentido descendente e vê-lo voltar para trás com uma garrafa plástica cheia de vinho"...quem lhe dá o vinho,deveria talvez dar-lhe a mão...tentar ajudá-lo.
Eu não o ajudei até agora e,não tenho como todas as outras pessoas de bem qualquer tipo de desculpa para essa nossa falta de solidariedade para com o próximo...para com o "nosso" João Cardoso,mas eu ainda estou a tempo e sei que mais pessoas estão a tempo...
Vamos ajudar todos o João Cardoso...? Como...? Não sei neste momento,mas se nos mobilizarmos nesse sentido,chegaremos certamente a uma solução ; talvez não a melhor mas uma solução,um apoio,sei lá...
O João Cardoso pernoita nas traseiras da Caixa Geral de Depósitos...
O João Cardoso é um ser humano que não precisa de ser foto de primeira página...o João precisa,isso sim de ajuda de todos nós,já que o Estado Português,com todos os seus "apêndices" de apoio social, "tasse marimbando para cenas destas"...ou estou enganado...?
[ ouvindo mp3...Rio Grande - "Bilhete postal" ]

sexta-feira, novembro 25, 2005

"Xutos" e pronto...












E esta...hein...? Lá diria o saudoso Fernando Pessa...
[ ouvindo mp3...Xutos e Pontapés - "Desejo" ]

Gosto sempre de..."pedra filosofal"...

Eles não sabem que o sonho
é uma constante da vida
tão concreta e definida
como outra coisa qualquer

como esta pedra cinzenta
em que me sento e descanso
como este ribeiro manso
em serenos sobressaltos

como estes pinheiros altos
que em verde e oiro se agitam
como estas árvores que gritam
em bebedeiras de azul

eles não sabem que sonho
é vinho, é espuma, é fermento
bichinho alacre e sedento
de focinho pontiagudo
que fuça através de tudo
Em no perpétuo movimento

Eles não sabem que o sonho
é tela é cor é pincel
base, fuste ou capitel
arco em ogiva, vitral

Pináculo de catedral
contraponto, sinfonia
máscara grega,magia
que é retorta de alquimista

Mapa do mundo distante
Rosa dos ventos,Infante
caravela quinhentista
que é cabo da Boa-Esperança

Ouro, canela, marfim
florete de espadachim
bastidor, passo de dança
Columbina e Arlequim

passarola voadora
pára-raios, locomotiva
barco de proa festiva
alto-forno, geradora

cisão do átomo, radar
ultra-som, televisão
desembarque em foguetão
na superfície lunar

Eles não sabem nem sonham
que o sonho comanda a vida
e que sempre que o homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos duma criança
[ ouvindo vinilo...Manuel Freire - "Pedra filosofal" ( música de Manuel Freire e letra de António Gedeão ) ]

quinta-feira, novembro 24, 2005

A estória do NÃO

"Internet point" e mais nada...Acabei á pouco de abrir o word.. escrevi dois posts de improviso,tal como este e senti-me num fim de dia totalmente inspirado....dizia o que sentia,dizia o que não sentia,dizia o que queria,dizia o que não devia e até o que devia.Coisas da inspiração de improviso e bem...na hora de guardar os posts, a porra do mouse clikou no NÃO...Nãoooooooo fiquei possuído pelo demónio... tanta me### que tinha naqueles textos que me dá um nervoso miudinho só de pensar.Pronto daqueles dois que se foram...saíu este.Bahhhh.
[ ouvindo mp3...Phil Collins - "Another day in paradise" ]

"Vá lá...mais um esforço..."

Vá lá,está quase a acabar a 3ª eliminatória e eu "aquidassim na luta" com um blog adversário de respeito...a quem reenvio as minhas saudações...e vocês aí sossegadinhos e sossegadinhas a ver a "cheia a inundar o Rossio de Coruche e o blog a ir de água abaixo"...e nada...? Estão sendo horas de procurarem o pczinho do lado para mais um voto cá no "je" e um voto no El Coruchero e um voto no Cruxices..."vá lá...mais um esforço...".
Olhem lá..."aquilo" ali ao lado que diz Blogcup é para "clikar" e entrar na grelha de jogos e votar "nagente" e fazer "submite vote"...txeeeeee o dinheirinho que gastei em campanha para esta Blogcup já se foi...
Eheheheheh ou rsrsrsrsrsrs e prontos...um abraço virtual do Fogareiro.
Um agradecimento especial ao "Interner point" na Rua Tenente Espanca,aqui para os lados da Praça de Espanha que está a sponsorizar últimamente os meus acessos á Net.
[ ouvindo mp3...Aerosmith - "Crazy" ]

quarta-feira, novembro 23, 2005

Futebol português












Calhou a ser o Nuno Gomes.Podia ser outro qualquer a fazer isto ou sabe-se lá que mais.Não percebo ou talvez até perceba,mas no fim...Para quê...? Para que serve isto...? ...árbitros e fiscais de linha "cegos",dirigentes corruptos,clubes falidos...Futebol português.
[ ouvindo mp3...Misfits - "Some kinda hate" ]

Um café















Ás vezes,muitas vezes,num dia de sol apetece-me tomar um café na esplanada junto ao Senhor que lá está sentado...Lisboa...
[ ouvindo mp3...UHF -"Rua do carmo" ]

A estória do Escocês

A primeira vez que o vi parecia mais um pedinte na rua. Sentou-se num banco de jardim na Avenida da Liberdade e começou a tocar gaita de foles... Procurei não olhar mas acabei por olhar pelo canto do olho e depois descaradamente...coisas.Saboreei a música uma vez, duas vezes, três vezes... O escocês intrigava-me porque verifiquei que não era mais um pedinte,até porque não tinha nada onde se podesse colocar moedas...acho que ele estava ali a tocar e que pura e simplesmente não queria dinheiro.Tocava e mais nada... Enchia a Avenida, sempre "cheia" de apitos dos carros e de sirenes das ambulâncias e de carros da polícia, de uma música diferente, de sopros, de sorrisos....Voltei a vê-lo muitas mais vezes,sempre no mesmo banco de jardim...
O "Highlander",como lhe comecei a chamar e,a gaita de foles...
[ ouvindo mp3...Eagles - "The new kid in town" ]

Uma na política

As presidenciais estão a tornar-se em mais um circo. Nada de especial em relação aos outros espectáculos circenses que se têm vivido nos últimos meses no nosso país.O mais recente número de palhaçada tem vindo a desenrolar-se depois das declarações de Manuel Alegre sobre o eventual interesse demonstrado por José Sócrates no seu nome como candidato à presidência depois de António Guterres e António Vitorino terem declinado o convite....é verificar que com amigos assim,ninguém precisa de inimigos...é verificar que a palavra "mentira" foi simbólicamente substítuida pela palavra "inverdade".Coisas da política...
Não costumo postar sobre estas coisas,até porque fui um candidato derrotado á Junta de Freguesia cá da minha "santa terrinha" que me viu "nacer" ( vá lá...sorriam...riam...gargalhem... ) mas hoje não resisti a comentar um "cadinho" deste circo...hoje não resisti para estes dois,amanhã não resistirei para qualquer um dos outros.Ponto final parágrafo.
[ ouvindo mp3...Smashing Pumpkins -"World is a vampire" ]

Saudades ou nostalgia...?

Ás vezes dão-me estas saudades,dá-me uma enorme nostalgia dos tempos em que passava tardes e tardes a jogar á bola de "catchungo" no largo da igreja. Daqueles tempos em que acordava e o meu único objectivo era brincar,fazer casasinhas de adobes de lama,esses esses feitos em caixas de fósforos...dos tempos em que pensava que o mundo era todo cor-de-rosa e cada vez mais constato que não é cor de rosa,nem pouco mais ou menos,bem pelo contrário.Recordo e tenho imensas saudades dos tempos em que não percebia o que queria dizer terrorismo. Saudades dos tempos em que comia Farinha 33,que trazia um boneco grátis e Farinha Amparo...e daqueles jogos em que brincava ao elástico, aos carrinhos, aos médicos, à macaca, às escondidas, à cirumba...e jogar á bola no largo da igreja com duas balizas pequeninas,no um contra um...eu era sempre o Milan...Não havia Super Nintendo nem jogos de computador ; apareceu depois o ZX Spectrum....Saudades dos tempos em que chegava a casa com o joelho todo lixado terceira vez na semana e as calças rasgadas de ter subido "chaparros" e outras árvores,para ir aos ninhos... Agora...já nada disso é assim e os jovens de hoje chegam com os dedos inchados de tanto jogarem game boy...e inchados de enviar msgs pelo telemóvel...Agora já nem sei se sinto saudades ou nostalgia ou se sinto ambas...
[ ouvindo mp3...Jimmi Hendrix - "Voodoo child" ]

terça-feira, novembro 22, 2005

Descaradamente roubada





















Descaradamente roubada ao meu amigo El Coruchero pois...sem o mínimo de respeito e sem o mínimo de originalidade "das minhas partes",mas não resisti...por dois motivos : pelo incentivo na votação nos blog Coruchenses e pelo...por...pela...bom...quer dizer...digo?...não digo?..."...que se lixe,por ela também,pois..."
[ ouvindo vinilo...Serge Gainsbourg - "Je t'aime moi non plus" ]

"Singing in the rain"




Um primeiro olhar desconfiado sobre o capot do Vectra "...txeee tanta água..." e "...txeee será que dá para passar?..." e "...passa pois,o carro é a gasóleo..." e aí vai ele......

Um "já não há nada a fazer" depois de estar no meio da água e ter aberto a porta do meu lado para ver se...para espreitar não sei o quê...para enfim...para a água entrar no Vectra e pronto...A estória da real estupidez cá do Fogareiro.

[ ouvindo mp3...Frank Sinatra - "Singing in the rain" ]

"Here I go again"...a estória do Compadre L

"Here I go again"...aqui vou eu de novo...e pronto ; há sempre uma alma caridosa que dá a mãozinha numa hora difícil.Depois da "morte prematura" do meu modem,aí está tudo a "rolar" de novo graças ao meu Compadre L...então não é que o Compadre L tinha um modemzinho exactamente igual ao meu,da mesma proveniência do meu e tudo...!?
O Compadre L tinha dois acessos adsl...sapo,passe a publicidade e ás tantas teve um probleminha o qual não lhe permitia acesso de nenhum deles ; pensou o Compadre L,"...bem,se calhar estão os dois marados..." e "...bem,se calhar o que aconteceu foi não ter pago as facturas..." e"...bem,o melhor é pedir a anulação das ligações adsl,estou farto disto..." e pediu ; a verdade é que o problema não era de facturas,nem de avarias,mas sim do seus pczinhos...ok...e lá ficou ele sem ligações e com dois modems "paradinhos" ; pediu a reactivação "daquilo" como ele diz e bom...tempos sem fim para resolver o assunto ; o resultado da estória dele foi que eu ao contar a estória da "travoada" e dos "travões" ele disse "...ah mas os meus são iguais ao teu..." e "...e se eu te emprestasse um?...".Pois,dito e feito e "here I go again".
E assim o pc é meu,o modem do Compadre L e as "travoadas" não sei de quem são...e mais ter o modem dele e ainda por cima uma janta no Monte Velho,com base num arroz de bacalhau com "cravettes",acompanhado dum magnífico tinto do compadre "Zé" Venâncio,ali dos lados de Serpa...hummmmm ainda há amigos dos bons ; um obrigado também aos amigos "Fred",Maneta e Carlos Silvestre que estiveram solidários com o "enorme" problema ; uma dica,quando confeccionarem o tal arroz de bacalhau com "cravettes" juntem uma especiaria nova,descoberta pelo amigo Maneta...."Condimento do lixo",uma maravilha para dar sabor...
Este "Condimento do lixo" é feito a partir das cascas e cabeças dos "cravettes" devidamente triturados e adicionados á cozedura,só que...não era necessário atirá-los para o balde do lixo e depois ir lá tirá-los para triturar ( convém o balde do lixo estar em boas condições de uso )...não é amigo Maneta...?
Abraço forte para vocês quatro,seus "toinos"...Ainda há bons amigos por "aquidassim"...
[ ouvindo mp3...Queen - "Friends will be friends" ]

segunda-feira, novembro 21, 2005

A estória da trovoada e do "gajo"

Trovoada e pronto ; um "gajo" deixa o pc ligado porque ele anda com um probleminha de arranque e vai á vida...um "gajo" volta precisamente na altura em que desaba uma trovoada daquelas,daquelas mesmo com trovões por cima da cabeça e "relampedos" e ai...um "gajo" lembra-se de Santa Bárbara porque está a fazer trovões e vaí daí...corre para o pc que tinha ficado ligado,pois...e "joga" a mão ao cabo de alimentação para desligar de "esticão" e ...ai...ai...ai...Trummmm lá fora,enorme,enorme,tão enorme que deve ter caído no pára raios da casinha e...Trimmmmm na zona da máquina...pois "já se foi...não tive tempo...porra..." e desligo mesmo assim ; que gaita,era mesmo isso que ia fazer.Desligar o pc de "esticão".
Trovoada de abalada e é tempo de ir "ver" os danos...prontos,ok...o pc liga,mal mas liga e agora bom..."epá,o modem adsl tá mudo..." ; "...hum,no hardware found..."...Boa o modem adsl queimou e prontos...ai,ai e agora...? Agora logo se vê...
Entretanto em mais uma viagem a Lisboa,cá estou na zona da Praça de Espanha,utilizando um cyber...o "Internet point"...boa,até tem os primeiros vinte minutos de borla...É Natal,é Natal...e o modem do lado de lá logo se vê...pronto
[ ouvindo mp3...Slade - "Merry christmas everybody" ]

domingo, novembro 20, 2005

"Sportem"












Ontem "correu" mal ali para os lados de Braga...para os benfiquistas ; ontem "correu" mal para mim,ali para os lados do Dragão...o "mê" outro clube,a "nha" Académica...pois ; agora,vou "largar a Net da mão" e vou-me "assofazar" para ver o "mê Sportem"...Hummm será que...? Já agora nem que seja com o "Recardo" a tirar mais uma de dentro da sua...nossa baliza...Hummm...ou a marcarmos um golito em off-side...ou com um fiscal de linha "cego"...uma coisa qualquer...
[ ouvindo mp3...Juventude Leonina -"Só eu sei (...porque não fico em casa...) ]

"cagaços" ( parte 1... )

Só mesmo o "Road Runner" para me fazer para a tremideira.Pelas 7,00 horas da manhã,dirigia-me para Vila Franca de Xira e ultrapassei um camião TIR.A meio do camião,um "pinxavelho electrónico" que regula a admissão de ar ao turbo,logo potencia o popozinho,resolveu "pifar" e passar a regulador de emergência.Em emergência fiquei eu,com a velocidade a passar abruptamente de 120km/hora para 80km/hora e um outro camião TIR a aparecer de frente.AIIIIII é agora,pensei,se é que pensei!!! Valeu as buzinadelas imensas do TIR e o seu condutor afastar-se para a berma para o "fogareiro" passar.Obrigado meu amigo,estava a ver que "ficava alidassim".Mas olhe que eu não tive a culpa,foi aquela coisa das modernices,com avisadores e computadores e luzes e sinais e nada...Aquela "pecinha" maravilhosa,maravilha electrónica,topo de não sei o quê custa 250€ e neste meu "popozinho" já foi substituída 3 vezes.Vivam as modernices.Só espero que o condutor do camião seja o blogger do Gandratruckpara ele contar também...ah e na linguagem cá da "nhaterra"...isto é um valente "cagaço"...um dos vários...
[ ouvindo mp3...The cars - "Drive" ]

quinta-feira, novembro 17, 2005

Bonito...não é...?





















[ ouvindo mp3...Caetano Veloso - "Leãozinho" ]

Inglês em Português...de Oscar Wilde















"Between men and women there is no friendship possible. There is passion, enmity, worship, love, but no friendship." (...diz Oscar Wilde...)
"Bituíne méne ende uímene dére iz nou frendechipe possibale.Dére iz péchione,enemítí,órchipe,lave,bate nou frendechipe." (...lê Fogareiro...)
[ ouvindo mp3...Joi Division - "Love will tear us appart" ]

Para o amigo Henrique...

Não consigo dizer mais nada,amigo Henrique...não consigo entender que me cruzei com o carro do INEM em alta velocidade e depois comentei com o meu pai "...olha,deve ter havido acidente grande...Monte da Barca,talvez...só pode..." ; não consigo entender como se chega á reforma depois de tantos anos de trabalho duro e acaba tudo,não consigo entender como não se tem mais tempo na vida,não consigo entender que estes tempos me trazem em catadupa perda de bons amigos...não consigo entender nada...nem sequer uma embolia...
O nosso amigo "Lica" ligou-me de imediato a dar-me uma notícia,outra notícia nua e crua e pronto,que digo mais...?
Nunca mais o ouvirei falar das caçadas de quinta-feira e domingo,nunca mais me vai aparecer com umas couves para a almoçarada,nunca mais nada...Desculpe escrever isto,Henrique...
Adeus Henrique,até sempre.
[ ouvindo mp3...Queen - "Another one bites the dust" ]

Para o senhor "Zé" Soldado

Fui apanhado de surpresa pela notícia e não foi boa ; o senhor "Zé" Soldado,dos Foros da Branca suicidou-se.A notícia foi-me dita assim...nua e crua...como o acto que o senhor "Zé" cometeu.O meu lamento pelo triste facto,que mais posso dizer.A dureza da vida ás vezes leva-nos a actos assim,a não conseguir suportar mais não sei o quê,não sei se as tristezas da vida,não sei se uma boa harmonia familiar,não sei sei uma doença que se encontra alojada num pedacinho do nosso cérebro,não sei...coragem ou fraqueza,amigo senhor "Zé"...?
Recordarei o senhor "Zé" do nosso conhecimento pessoal,dos copos de água-pé que tomámos depois de eu,anos atrás,lhe ter feito um pequeno projecto de construção.Recordá-lo-ei atrás do balcão do seu café,sempre com um sorriso nos lábios ; recordarei uma semana atrás,quando me cruzei com ele na estrada de terra batida,com ele ao volante da sua velhinha Toyota Hiace e nos cumprimentámos com um enorme levantar de mão ; recordarei aqueles apertos de mão calorosos.
Adeus senhor "Zé".
[ ouvind mp3...Portishead - "Sour times" ]

Explicação em "geto de estóira"

Uma explicação ou uma estória ou uma explicação da "estóira",a "modos cassim em gêto de estóira" ou sei lá...mas que é pertinente a explicação lá isso é ; é que alguns amigos meus,amigos cá do Fogareiro,me dizem "...tens muito tempo livre..." ou "...não sei como é que fazes isso..." ou "...epá,tu tás é sempre sentado ao pc e fazer fretes népia..." ou "...porra pá,na era melhor aproveitares os tempos livres para ainda projectares algumas casas..." ou sei lá que mais eles ás vezes me dizem.
Assim sendo e para os aliviar desse stress em relação á minha actividade profissional,para os aliviar da sua preocupação em relação ao meu bem-estar,aqui vai caros amigos...
Quando "posto" em casa,"posto" e pronto,tou em casa ; quando vou em viagem de "frete",levo uma coisa comigo chamada "pen" com posts meus escritos e imagens e etc e tal e,se tenho tempo,vou a cyber-café,ligo-me á Net,"enfio a pen" na porta USB do pc e zás,começo a descarregar posts e mentiras e imagens e tretas e pronto ; ou então,nos meus antigos Serviços de Águas,quando por lá páro...aí "tá a pen" a funcionar de novo e, quando não levo a "pen" comigo fico sentado no carro a ouvir uma músiquinha ou vou tomar um café,num café qualquer e fico a pensar em vocês,meus amigos...a pensar que neste tempo de Outono sempre era melhor estarmos,por exemplo,no "Monte Velho",á volta da lareira,a "comer e a buer"...E gostamos tanto,não é...?
Um abraço para esses meus amigos das perguntas e para os outros todos por aí espalhados.Pronto.Ponto final parágrafo.
[ ouvindo mp3...Joe Cocker - "With a little help from my friends" ]

Lembrei-me de favas...

Há bocado,"podrido de fomeca",lembrei-me das minha queridas favas.Eu sei que a altura do ano das favas,da sua chegada é indicador de Primavera e de verduras...mas pronto,lembrei-me.
Lembrei de "regar" com azeite o fundo de um tacho e depois "picar" para lá cebola e alho. Juntaria uma folha de louro e toucinho aos pedacinhos, temperando de sal e pimenta.Quando a cebola estivesse a aloirar, juntaria presunto aos pedaços (...além das favas,claro...), rodelas de bom chouriço (...adoro o chouriço de Quiaios...),rodelas de linguiça (...do "Xixo Amarelejo",sem a menor dúvida...) e também paio (...de Barrancos...).A qualidade dos enchidos é determinante...ah isso é.Picaria salsa e coentros por cima e cobriria de água.Tapava e deixava cozer em lume brando.
Um tinto da Esteva faria honras às favas..
[ ouvindo mp3...Supertramp - "Breakfast in America" ]

Um dia destes...


"Tudo começou com um choque em cadeia, que provocou depois outros choques, tendo atingido cerca de 60 viaturas", indicou à Agência Lusa o tenente-coronel Rodrigues Sá. Logo a seguir ao acidente, o tenente-coronel afirmou à Lusa que havia 17 feridos e três mortos.Porém, Rodrigues Sá sublinhou que estes números eram provisórios e ainda podiam ser alterados. A auto-estrada continua com as três faixas de rodagem cortadas naquela zona (quilómetro 55), tendo o trânsito começado a processar-se pela berma, "mas muito lentamente", adiantou. De acordo com um comunicado da concessionária da auto-estrada do Norte, Brisa, a A1 está cortada entre os nós de Aveiras e Cartaxo. "A Brisa, em articulação com a Brigada de Trânsito da GNR accionou os meios de socorro e assistência necessários", indica o documento. Entretanto, a Brigada de Trânsito está a aconselhar os automobilistas que pretendam dirigir-se para Norte a optarem pela A8. A Brisa aconselha ainda os condutores a prestarem atenção às informações de tráfego que estão a ser divulgadas através dos Painéis de Mensagem Variável instalados na A1 e na A9, e recomenda "especial cautela atendendo às condições climatéricas verificadas hoje". Segundo o tenente-coronel Rodrigues Sá, o nevoeiro de hoje de manhã pode ter estado na origem do acidente. [ notícia da Agência Lusa em Sic Notícias que "roubei" para este post ]
Palavras...? Palavras para quê...? Há umas semanas atrás foi perto do nó da A1 em Vila Franca de Xira e eu nessa altura,tinha saído precisamente no nó de Alverca,para ir a Vila Franca de Xira...para poupar os 0,55€ da portagem-via verde...se calhar evitei ficar "alidassim enrolado naquilo" e sabe-se lá que mais...pois ; hoje ia de Vila Franca de Xira para Santarém,mais ou menos na hora do acidente e pasme-se...não fui pela A1 até Santarém ou Aveiras ou sei lá se...Já são mais duas "destas" que me "safo"....pois..."...ao menino e ao borracho Deus põe a mão por baixo..." é assim não é este ditado antigo...?Pois...Ufffff !!!! Um dia destes é dia...pois...
[ ouvindo mp3...Tracy Chapman - "Fast cars" ]

quarta-feira, novembro 16, 2005

Cartoon...gripe das aves















[ ouvindo mp3...Pink Floyd - "Animals" ]

Não resisti...a Tom Jobim

É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho

É um caco de vidro, é a vida, é o sol
É a noite, é a morte, é um laço, é o anzol

É peroba no campo, é o nó da madeira
Caingá candeia, é o matita-pereira

É madeira de vento, tombo da ribanceira
É o mistério profundo, é o queira ou não queira

É o vento ventando, é o fim da ladeira
É a viga, é o vão, festa da cumeeira

É a chuva chovendo, é conversa ribeira
Das águas de março, é o fim da canseira

É o pé, é o chão, é a marcha estradeira
Passarinho na mao, pedra de atiradeira

É uma ave no céu, é uma ave no chão
É um regato, é; uma fonte, é um pedaço de pão

É o fundo do poço, é o fim do caminho
No rosto um desgosto, é um pouco sozinho

É um estepe, é um prego, é uma conta, é um conto
É um pingo pingando, é uma conta, é um ponto

É um peixe, é um gesto, é uma prata brilhando
É a luz da manha, é o tijolo chegando

É a lenha, é o dia, é o fim da picada
É a garrafa de cana, o estilhaço na estrada

É o projeto da casa, é o corpo na cama
É o carro enguicado, é a lama, é a lama

É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã
É um resto de mato, na luz da manhã

São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração

É uma cobra, é um pau, é João, é José
É um espinho na mão, é um corte no pé

São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração
É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho

É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã.
É um belo horizonte
É uma febre terçã
São as aguas de março fechando o verão
é a promessa de vida no teu coração.
[ ouvindo mp3...Tom Jobim - "Águas de Março" ]

O Dr. Mários Soares e eu...baralhamos tudo...

Não costumo neste blog enveredar por críticas...mas pronto...bem,também não considero este post uma crítica,antes sim...sei lá...qualquer coisa...Comecei por ficar e tenho andado verdadeiramente,muito preocupado com o Dr. Mário Soares. Não sei se tem a ver com a excitação provocada pela apresentação do seu manifesto político ou... se por se ter emocionado com a ideia de voltar a ter protagonismo,e como ele gosta,ele e os outros de o ter...sim o protagonismo.Bem a verdade,em minha opinião é que o senhor Doutor anda a baralhar tudo e mais alguma coisa.
Começou por não saber se entregou o cartão de militante e baralhou-se,de seguida confundiu o seu mandatário com o porta-voz e por fim esqueceu-se das perguntas que lhe foram feitas, enfim…mas pronto,esquecer-me de coisas também eu me esqueço ; no entanto tem protagonizado um sem número de confusões e trocas.Depois quer é debates e mais debates,o que até concordo e sei que serão "giros",porque o Dr. em debates é um verdadeiro "ás" ; depois é aquelas coisas de "fugir a",de "esfinge política",enfim...até gosto disto mas a verdade mesmo,é que estou verdadeiramente preocupado… Porque o Dr. Mário Soares até disse há uns meses atrás,"... esta candidatura é uma verdadeira loucura...".Opssss se calhar não devia ter escrito este post,mas já "tá",já "tá".
[ ouvindo mp3...Clã - "Lado esquerdo" ]

O regresso dos gatos ( II )
















Outro dos sítios preferidos do "Preto" e do "Garfield"...o "capot" do meu carro ; num dia ensolarado,assim que páro o meu "estimado" Vectra aí estão eles.Aparecem sei lá de onde,como se conhecessem o som do motor e zás...pouco tempo depois,aí estão em cima do "capot" a dormir.Ao ponto de no dia desta foto,ao pôr o motor em funcionamento, o "Preto" ter saltado rápidamente,enquanto que o "meu amigo Garfield",fazendo juz ao seu novo nome,ali continuou...fazendo vários metros ali em cima em andamento...O "Garfield" não existe...
[ ouvindo mp3...Nina Simone..."My baby just cares for me" ]

O regresso dos gatos ( I )
















O preto chama-se "Preto" e pronto...o outro começou por chamar-se "Xiquinho",em homenagem a um outro quase parecido,que se "deixou enganar" por um carro na EN 119,mas com o seu crescimento e maneira de ser felina,passou a chamar-se..."Garfield"...este é um dos seus "poisos" preferidos...Palavras para quê...?
[ ouvindo mp3...Massive attack - "Tear drop" ]

terça-feira, novembro 15, 2005

Perdido no tempo





















Estava perdido no tempo ; estava perdido no meu baú de música mas...ali me apareceu ele já com a capa um pouco..."na sê se tão a ver..." ; alegria maior ao colocar este LP de vinilo no prato do velho gira-discos e ouvir de uma ponta á outra...Qual mp3 agora !? ...Faz parte do meu espólio de vinilo e estou a ouvi-lo "todinho"...
[ ouvindo vinilo...Crosby,Stills,Nash and Young - "Dejá vú" ]

Uma estória de Óbidos...

















Óbidos...Festival do Chocolate...nada como ir a Óbidos,pela sua beleza e...nada como ir a Óbidos "tirar a barriga de misérias" de chocolate.Que se lixem as cáries,que se lixe a diabetes,que se lixe a contribuição para a gordura e para o colesterol e pronto...Festival do Chocolate é em Óbidos e "mai nada"...e nada melhor que beber uma ginjinha numa caneca de chocolate pela manhã e nada melhor do que almoçar numa casa de Óbidos,na companhia de uma simpática família que nos abre as portas de par em par com a maior da hospitalidade.Bem hajam Óbidos e a sua gente.
[ ouvindo mp3...Sérgio Godinho - "Segundo andar direito" ]

Fúteis anónimos

Compreendo agora, ao fim de tantos anos, que sempre preferi as notícias finais dos telejornais ao seu corpo principal. Depois de uma hora de nacional e internacional, sociedade e política, que passo, quase invariavelmente, sem grande atenção, enquanto escrevo ou leio, apenas deitando, ali e ali, uma espreitadela ao televisor, fixo sempre a minha atenção quando chegam os dez minutos finais de cultura e desporto, crónicas curiosas ou histórias humanistas que os editores de informação saídos todos, aparentemente, da mesma escola, parecem achar bons fechos de noticiário.Do mesmo modo, e seguindo uma lógica pueril de guardar o melhor para o fim, começo sempre a leitura dos jornais pelo caderno principal e guardo, qual sobremesa, os suplementos de fait-divers para corolário.Terei um problema? Haverá uma espécie de consultório sentimental da Maria, noutra publicação qualquer, para responder a perguntas absurdas como esta? Será que não sei proporcionar o que é essencial e o que é mero acidente ou acessório? Fará sentido iniciar uma petição por jornais e telejornais dedicados, 100%, ao que é, à partida, inútil e passageiro?Aguardo respostas a fim de iniciar as reuniões dos Fúteis Anónimos.
[ ouvindo mp3...Rage against the machine - "Wake up" ]

In "A Queda" de Albert Camus

Contento-me com a Simpatia...
Eu aprendi a contentar-me com a simpatia. Encontra-se mais facilmente e, depois, não nos impõe nenhum compromisso. «Creia na minha simpatia», no discurso interior precede imediatamente «e agora ocupemo-nos de outra coisa». É um sentimento de presidente de Conselho: obtém-se muito barato, depois das catástrofes. A amizade é menos simples. A sua aquisição é longa e difícil, mas, quando se obtém, já não há meio de nos desembaraçarmos dela, temos de fazer frente.
[ ouvindo mp3...Nine Inch Nails - "Hurt" ]

In 'A Gravidade e a Graça' de Simone Weil

A Causa das Guerras...
Causa das guerras: cada homem, cada grupo humano sente-se, com todo o direito, mestre legítimo e possuidor do universo. Mas esta posse é mal entendida, por desconhecimento de que o acesso - tanto quanto é possível ao homem sobre a terra - passa, em cada um, pelo seu próprio corpo.Alexandre está para um camponês proprietário como Don Juan para um marido feliz.
[ ouvindo mp3...Jethro Tull - "War child" ]

Estória de alguns condutores e...eu...

O desespero que provoca!!?? Sim,mesmo nos condutores com um histórico de cadastro sem infracções, levando-os à prática de manobras arriscadas para se apartarem do perigo: os Condutores de Domingo.Os Condutores de Domingo pegam na sua carripana ao domingo, geralmente bem conservada depois de uma semana de pousio na garagem, com esposa, descendentes e sogros a acompanhar, e lançam-se no alcatrão determinados a nunca exceder os 30 ou 40km/h, no máximo, e com isso conseguirem igualar a média de qualquer cicloturista.Abnegados e inflexíveis, é vê-los agruparem-se aos magotes depois do almoço para se passearem descontraidamente, frequentemente com os braços de fora dos vidros, apontando incessantemente para todas as direcções “Olhem aquela casa salmão. Bonita, mas acho que as caves são pouco altas”; “Vejam, vejam aqui à direita, aquele relvado com macieiras de bravo de elmolfe!”.Demitindo-se das filas de quilómetros que a sua vagarosidade assumida acarreta, começam por levar o mais cumpridor das regras de trânsito à apoquentação, depois à ânsia, a seguir à aflição e, por fim, ao desespero total (que está na origem da tentativa enfurecida de ultrapassar colericamente esta sub-espécie das nossas estradas para poder prosseguir na estrada com uma mudança superior à 2).A solução, e depreendendo que tais condutores são encartados, alguns há 40 ou 50 anos, e por isso têm o direito de conduzir, está em construir um ou dois circuitos, não de velocidade, mas sim de vagarosidade, para poderem livremente dar azo aos seus ímpetos obstrucionistas.
[ ouvindo mp3...Lamb - "Trans fatty acid" ]

domingo, novembro 13, 2005

"Space invaders"...ZxSpectrum..."tou memo cota"...















[ ouvindo mp3...Bruce Springsteen - "Living on the edge" ]

S. Martinho

Já passou.Com muitas castanhas assadas e sobretudo com imensa água-pé...não tenho estória nenhuma a contar sobre o meu S. Martinho.Não conto porque não conto.Porque depois todos se iam rir.Não conto e pronto...no entanto deixo aqui,alguns ditos do S. Martinho :
...A cada Bacorinho, vem seu S. Martinho.
...Não há bacorinho sem seu S. Martinho.
...No dia de S. Martinho vai à adega e prova o vinho.
...No dia de S. Martinho , mata o teu porco e prova o teu vinho.
...No dia de S. Martinho : lume, castanhas e vinho.
...Pelo S. Martinho todo o mosto é bom vinho.
...Pelo S. Martinho, deixa a água pró moinho.
...Quem bebe no S. Martinho , faz de velho e de menino.
...Queres pasmar o teu vizinho? Lavra e esterca p'lo S. Martinho.
...Se o Inverno não erra caminho, têmo-lo pelo S. Martinho.
E sobre os litros de água-pé que bebi...ponto final parágrafo.Queriam "bocês" saber como é que foi e se ouve estória e não sei quê...bom..."vá lá atão"...bebi,mais o amigo "Lica" e o amigo "Maiela" meia dúzia de copos de água-pé de "esticão"...depois,mais o "Lica" á mesa,a primeira coisa que fiz ao copo de água-pé dele foi...com a manga da minha camisa,entorná-lo em cima de uma toalha branca.Divinal e mais não digo.Estou com "a birra"...
[ ouvindo mp3...Rio Grande - "Postal dos correios" ]

"Blogcup 2005"

Passamos todos á terceira eliminatória...Eu...o El Coruchero...e o Cruxices...passamos e prontos."Mai" nada.Da parte que me toca,agradeço a quem tem votado em mim em geral e ao Coruchero e ao Cruxices em particular...
Uma saudação especial para o meu adversário desta eliminatória...o Souburro...um abraço.
Um não me hei-de esquecer nunca para o meu primeiro adversário da Blogcup...o Cheers,aquele bar...porque ficamos amigos e prontos...sou cliente assíduo do "Cheers".
Para mim e para todos,que tal...ouvir...
[ ouvindo mp3...Queen - "We are the champions" ]

sexta-feira, novembro 11, 2005

Estória ao "alembrar"...

"Cóboiadas"...grandes noitadas...que começavam pela viagem de moto...pela Gilera,pelas Zundapp,pela Kreidler,pelas Casal e pela Sachs Hércules ; depois pelo bitoque no Adelino "Cezílo",um belo bife com ovo estrelado,arroz e muita batata frita caseira,feita na altura e comido no reservado aos jantares,sentados naqueles bancos de madeira,naquelas mesas revestidas com um plástico aos quadrados azuis e brancos ; as cervejas Sagres médias ou as canecas de imperial ; uns cafés e muitas cigarradas ; umas valentes jogatanas de matraquilhos...perdão jogatanas de "bonecros" ; ir á pressa pela Rua Direita,passar ao lado do antigo Hospital...acelerar ainda mais o passo para chegar ás bilheteiras da "Cine-Esplanada",logo ali por trás da Farmácia da Misericórdia...
Comprar os bilhetes,de preferência para a última fila...
Naquelas noites de Verão de 1974 e 1975 e 1976,acho eu...pois...ok!...estou "cota",tudo bem! ...já na preciso bem as datas,paciência ...e entrarmos para nos "arrimarmos assentados" naqueles cadeiras de madeira do Cine-Esplanada ; o filme que começava...aquela "cóboiada"...Era o "Django"...era o "Sabata"...era o "Sartana"...depois era o "Trinitá,cowboy insolente"...depois era o "Continuaram a chamar-me Trinitá"...depois era o John Holmes e a Linda Lovelace no "Garganta Funda"...ooopppssss perdão.Este não era de "cóboiada" ou era...?
Ele era falar bem alto durante os filmes...afastar as melgas de Verão com um ramo de alecrim atrás da orelha...ele era ir buscar umas cervejas no intervalo para beber durante o filme...Grandes tempos aqueles...Saudades deles...
[ post dedicado ao António "Pingarelho",ao Adriano,ao "Tóino" Lopes,ao "Manel" Coelho,ao "Manel" Vieira,ao "Manel Semeano",ao Hernâni,ao "Xico" João,ao "Custódito",ao "Das",ao "Pateleia",ao falecido "Xico Perêra",ao falecido Fortunato Delfim... e a mim ]
[ ouvindo mp3...Queen - "Bohemian rapsody" ]

Quem...?



Quem é...?

Quem foi o seu criador...?

Qual a "data de nascimento"...?

Três grandes inimigos...?

[ ouvindo mp3...Yann Tiersen - "Summer of 78" ]

"...arghhhhhhh..."

Eu não queria falar nisto,mas "prontos"...isto é "aquidassim", sobre o esterno, ou debaixo dele...ou sei lá onde,não sei... não sei, assim, do lado esquerdo. Não é bem uma dor,"prontos"... é um incómodo, uma pressão que parece atravessar até às costas. Ocupa espaço e ocupa-me a disposição ; ocupa-me de tal maneira a disposição que fico sem disposição.Pesa-me nos ombros. Custa-me a respirar, e é-me quase impossível sorrir... fico irritadissímo e,de imediato,sem paciência para ninguém. Não suporto que me toquem porque, senão,"estrilho", desafino, desatino e desmancho-me. E eu não me posso desmanchar...não posso cair aos bocados...não posso começar a fazer "...bzzzgrrr..." ; "...trummmghhh..." ; "...arghhhhhhh..." ; "...dassshhh..." ; ...Tenho que me manter inteiro,hirto, ir buscar forças "na sê adonde", olhar para a frente e acreditar... naquilo que começo a esquecer...pois...senão faço "...tilt..."
[ ouvindo mp3...Metallica - "One" ]

Sms's

Estória rápida sobre "sms" ; tão rápida que só me falta decidir qual das duas me emociona mais...porquê...? porque sim...! ou esta que diz assim : "...Andas desaparecido, não dizes nada. Dá notícias, não te esqueças. Cumprimentos. Vou ficar à espera. Desculpa mais uma vez. G." ( G de gaja,digo eu...porque também pode ser de gajo... ) ou esta muito mais elaborada que diz : "..."Oi linduxo, xper k tejax fixe i ixo. Ya, sakei o t n ao ZB e tvat a da tok p expmt. Xper k n t xateix mt, ya lol. D nutíxs. Bjs kidux.******** V."
Fico parvo...mais vale ir beber umas Sagres pretas ao Girassol ou umas Guiness no Cheers do amigo Norm; pode ser que depois dumas cervejolas eu consiga decifrar um e outro código sms.Pois...
[ ouvindo mp3...The Distillers - "Love is a paranoid" ]

Blade Runner de Ridley Scott

A ficção científica produziu grandes obras literárias, mas as suas adpatações para cinema sempre deixaram muito a desejar.Blade Runner é uma dessas excepções.Foi adaptado magistralmente por Ridley Scott.Blade Runner gira à volta de Deckard, um caçador de andróides, que questiona o sentido da sua vida ao caçar um grupo especialmente perigoso de andróides de modelo avançado que chegaram à terra para, nas imortais palavras de Rutger Hauer, ”conhecer o seu criador”. Deckard é sublimemente representado por Harrison Ford, numa interpretação torturada e inquietante, a anos luz do cowboy espacial de Star Wars.Deckard, o caçador supremo de todos os androides, apaixona-se por uma bela e estranha mulher, Rachel, que é apenas a obra-prima da Tyrell Corporation, a empresa que fabrica os melhores andróides. Deckard divide-se profundamente, pois o que ele sabe ser é ser assassino de andróides, e vê-se a viver um amor impossível com uma andróide que o leva a questionar o que é que é, realmente, ser humano.Os andróides apenas vivem durante quatro anos, graças a um erro de programação que os engenheiros se esforçam por corrigir. Rachel talvez tenha uma vida curta, talvez não.
Acabei de rever á pouco mais de meia hora.Gosto sempre e cada vez mais...
[ ouvindo mp3...Radiohead - "Fake plastic trees" ]

Estória de máquinas

...Pda's, máquinas fotográficas cada vez mais megapixelizadas... leitores de mp3, telemóveis com sérios problemas psicológicos (alguns começam a pensar que são computadores)... flashdrives de todos os tamanhos e feitios, dvds e cds, dvrs, leitores de vídeo portáteis... o rol de "coisadas" destas tende a ser infindável. E, no entanto, aquela máquina novinha, ainda um bocado cara, que acabei de comprar a crédito....sim,a crédito !!!, vai estar desactualizada e ultrapassada e sem "pinta nenhuma" ao fim de uns meses. E ao fim de uns anos, vai parecer uma curiosidade bizarra...estranha e fantasmagórica.Vai para a arrecadação e ali vai acabar por apodrecer á sua maneira... Daqui a não sei quantos anos...vai fazer falta : "...epá eu tinha uma máquina dessas...".
E agora lembrei-m do zx spectrum...? "Gandas" jogatanas e agora onde está ele...? á sua maneira apodreceu dentro de um caixote qualquer.
[ ouvindo mp3...Nirvana - "Oh me" ]

terça-feira, novembro 08, 2005

Alegria
















Para o compadre Lúcio...para a Dra. Carla...para "bocês" dois porque me "alembrei" e porque vocês merecem ; uma imagem,só uma imagem...porque "uma imagem vale por mil palavras".Alegrias...
[ ouvindo mp3...Pedro Abrunhosa - "Tudo o que te dou" ]

Saudades de tanta coisa...
















Saudades...saudades...saudades e pronto.Um príncipio de semana nada fácil ; os restantes dias da semana também não vão ser nada fáceis...não porque eu seja um pessimista assumido,mas porque é essa a realidade e dela não posso fugir ; ninguém pode fugir e pronto...
Saudades de muita coisa.Coisas muito importantes.E estou a ficar saudoso e saudoso a cada dia que passa,de tanta coisa...Hoje,tal como na semana passada e na outra e na outra, do meu filho que geralmente vejo ao fim de semana e durante a semana quando vou visitá-lo á Escola Superior de Saúde no Hospital Júlio de Matos...o "sítio" indicado para mim se "não dou a volta ao texto"...e agora também do meu Labrador,o "Vasco"...ao "Vasco" vou mimá-lo logo,sentir aquele nariz húmido,aquele pelo de um negro brilhante,ver aquele rabo a abanar de alegria e aquela correria para ir buscar o seu osso plástico e trazê-lo até mim,abanando o rabo...
O meu filho,amanhã...sem falta.Sem falta nenhuma,mas nenhuma mesmo para ver se consigo "dar a volta ao tal texto"...e pronto tou "stressado"...
[ ouvindo mp3...Deep Purple - "Sweet child in time" ]

O "segurança" Jorge

Descobri que não sei lidar muito bem com a morte, é uma dor silenciosa, o meu conhecimento vai além das palavras pois é através delas que muitas vezes conhecemos mais de um ser humano...mais da outra pessoa,do que lhe vai no pensamento,dos seus anseios,de como realmente essa pessoa é. Conheci o Jorge á cerca de doze anos,quando ele era funcionário da empresa de segurança Grupo 8...estava na "casota" como ele lhe chamava á entrada dos Serviços onde trabalhei anos e anos...tinha sempre uma palavra,um bom dia,um "como vai o nosso desenhador...",um "com o devido respeito,cumprimente sempre as suas colegas...elas são a lufada de ar fresco neste trabalho...".Entrei de licença sem vencimento e por vezes aos Domingos tinha que ir ao gabinete tirar cópias "ozalid",organizar processos de vistorias,aprovar processos de obras...o Jorge estava lá.Nunca levantou um problema quando eu entrava.Era um amigo,tanto como eu era amigo dele.Saíu do Grupo 8 e concorreu aos Serviços...foi colocado como primeiro na lista de concurso.Afastei-me mais dos Serviços e encontrei-o no hiper Modelo,um dia...com um cesto de compras carregado de grades de cerveja Sagres..."são as melhores e são para o meu café...aluguei um café,devia estar maluco...",dizia ele.Encontrei-o mais tarde em Lisboa....a mãe morava na Avenida Almirante Reis perto do Chile,onde mora o meu "herdeiro"...".Falamos com de tantas outras vezes "...estou no quadro de pessoal dos Serviços e tenho o tal café",disse encantado...Perdi-lhe o "rasto" durante cerca de um ano...já não o vou ver mais...o Jorge.
Um cancro galopante acabou com a sua vida em três meses...Soube ontem...Descobri que não sei lidar com a morte...Nem pouco mais ou menos e está tão certa.
[ ouvindo mp3...Dire Straits - "Brothers in arms" ]

Palavras e imagens













Toda palavra tem um sentimento...toda a imagem carrega um sentimento,uma ilusão ou uma desilusão,carrega uma saudade,carrega coisas boas,coisas muito boas e coisas más...ás vezes... Mas existem palavras cujo entendimento pode ser completamente diferente quando penetramos no seu interior e retiramos delas a sua essência, o seu real sentimento,o que na realidade nos uerem dizer... Uma dessas é a tal palavra desilusão. Os dicionários traduzem-na como "sentimento de tristeza, frustração; desapontamento, decepção".Desiludir-se é retirar de si uma ilusão. Ou seja, a pessoa não sabia a realidade de alguma coisa e criou uma ilusão, algo que não era verdadeiro, no seu lugar. Em dado momento a verdade aparece para ela, ela reconhece a ilusão e faz a desilusão.
[ ouvindo mp3...Pink Floyd - "Wish you were here" ]

segunda-feira, novembro 07, 2005

Paz...pensamento e solidão














[ ouvindo mp3...Queen - "Seven seas of Rhie" ]

Expressões

A forma como nos expressamos é o que melhor nos define...ás vezes. Além disso,além disso mesmo, com a linguagem, detalhamos,modificamos,"pintamos" e revemos o mundo à nossa maneira. Somos o que falamos...! ...ás vezes.Há quem pense que a nossa imagem vale mais do que as nossas palavras e, realmente, quanto não é dito num simples olhar...? Para mim os olhos não mentem,nunca mentiram...Quanto vezes vemos baixar um olhar á nossa frente e sentimos que não era mínimamnete isso que a pessoa queria fazer,mas...ás vezes...palavras...entoação, vocabulário, gestos...olhar, expressão corporal...entoação, tom de voz...Pois.
[ ouvindo mp3...Carlos Santana - "Samba pa ti" ]

Situações

Em certas situações ser o primeiro a falar nem sempre é fácil…é necessário alguma dose de coragem. Pensar que seremos julgados pelas nossas palavras é uma forma subtil de acomodação que actua como um travão...Pois... Na maior parte dos casos, o receio de falar não é senão um medo irrazoável e, sendo assim, é necessário comunicar... sem medos...sem nenhum medo...
[ ouvindo mp3...Carlos Santana - "The game" ]

domingo, novembro 06, 2005

Água
















Dias atrás quase não havia.Era no entanto límpida,cristalina e era para mim um autêntico espelho...Dias depois havia imensa.Tinha chovido e ela estava "barrenta" e não cristalina e para mim continuou um autêntico espelho...A água...
[ ouvindo mp3...Creedence Clearwater Revival - "Down on the corner" ]

Pessoas ( I )

Uma pessoa ( ele ou ela ) amiga trai-me,calunia-me,apoda-me dos mais vis adjectivos, rouba-me...A ma fé dessa pessoa não cheira nada,mesmo nada bem...cheira a vomitado, cheira a podre. O homem é asqueroso, afinal,e acaba definitivamente por se tornar abjecto. E eu não consigo odiá-lo,não consigo sequer querer-lhe mal....Porra,que espécie de homem sou eu...? Encaro tudo isto com um misto de fatalismo e desprezo...desprezo por mim, que me deixei enganar com palavras "floridas" e uma aura de amizade, desprezo pelos carácteres que se mostram finalmente como são... desprezo por mim outra vez, que não consigo querer mal a quem me fez...
serei eu preconceituoso...? serei ofensivo...? Posso ser mas não consigo querer mal a quem me adjectivou e...
[ ouvindo mp3...Fafá de Belém - "Vermelho" ]

Pessoas ( II )

...não consigo sequer odiar a pessoa ( ele ou ela ) : é como se nunca a tivesse conhecido, como se a pessoa ( ele ou ela ) nunca tivesse existido na minha vida, como se não fosse.... Como se estivesse cansado, ou gasto.... O que vivi fortaleceu-me e engrandeceu-me ou,pura e simplesmente, enfraqueceu-me...?
[ ouvindo mp3...Fafá de Belém - "Frente a frente" ]

Pessoas ( III )

...depois apercebo-me que tenho uma enorme parte da culpa, ou pelo menos da responsabilidade ; é que a pessoa ( ele ou ela ) não passa de um pobre diabo ultrapassado pelas circunstâncias... Lembro-me que só de nós mesmos podemos ser juízes... Dos outros não... A pessoa ( ele ou ela ) deixa de ser asquerosa ; o mundo ( ou a minúscula parte dele que me calhou em sorte ) vai voltar ao normal. Vou ser capaz de recuperar, vou sobreviver, vou ganhar comigo próprio... Viver torna-me mais forte e ensina-me que um dia hei-de esquecer...
[ ouvindo mp3...Fafá de Belém - "Eternamente" ]

sexta-feira, novembro 04, 2005

Ontem















[ ouvindo mp3...Creedence Clearwater Revival - "Have you ever seen the rain" ]

"Tava-me memo ápetecer"..dar um "salto" a Espanha...

"Tava-me memo ápetecer...dar um "salto" a Espanha mais uma malta amiga e lembrei-me logo destes...o compadre Lúcio,o "Xupa",o "Lica",o "Zé Ravanelli",o Saul,o António "Pingarelho",o Manuel Pedro...deve faltar mais algum mas prontos.E apetecia-me mesmo,de forma que já fiz a ementa e tudo : entradas...
..."huevos revueltos e as espinacas com garbanzos"...
..."gambitas al Ajillo"...
..."salpicón de Pulpo"...
..."boquerones fritos"...
..."jamon Pata Negra"...
..."tortilla"... ( uma das especialidades cozinhadas pelo meu compadre Lúcio )
..."queso Manchego...
e daí,para :
..." ventresca de Dourada salsa verde"... ( ventresca com camarões, cozinhada ao forno com alho, cebola, aspargos, ervilhas frescas e ovo cozido )
ajudado a deglutir com :
..."cañas"...
..."champanhe Aliança Tinto bruto"... ( deve de haver lá )
acalmado com :
..."tarta de Santiago"...
e um :
..."café solo"...
Hmmmmmm...."bora lá malta"...
[ ouvindo mp3...Orchestral Manouvres on the Dark - "Souvenir" ]

A estória de Mim e do "Spam"

O célebre,o fantástico,o extraordinário,o maravilhoso SPAM dantes limitava-se a meia dúzia deles e eu fui...aguentando estoicamente. Mas hoje aconteceu o impensável. Não sei quantas,mas muitas "postas" minhas estavam "cravadas" destes fantasmas...ali estavam á minha espera. Eu nem sei bem em que recanto se escondem,mas escondem... na verdade só os vi na minha caixa de correio, para onde são redireccionados todos os comentários...e logo eu,que tão poucos comentários tenho...mas SPAM...hmmmm...adoro "doses industriais". Só sei que não gostava de ver mais SPAM por "aquidassim". É que apagar SPAM das "postas" mais recentes, eu ainda aguento. Agora andar a bisbilhotar o meu "rico bilogue" nos arquivos...bem,isso é areia demais para a minha camioneta. Não me apetece e não vou fazê-lo e não quero que o façam por mim. Não tenho tempo a perder com isso.
Assim sendo, "senhores" do SPAM sobre spyware "...vão mas é dar banho ao cão..." ou melhor ainda : "...vão mas é levar onde levam as galinhas..."
E uma vez que "estou com a mão na massa" lembro um amigo,o Search and Destroy para o que der e vier,pois até ele ás vezes fica "tontinho"...
[ ouvindo mp3...Jethro Tull - "War child" ]

"Rituais"

Sempre gostei de "rituais", mas foram poucos os que consegui manter ; e agora esqueço-me das coisas, cada vez mais deixo passar os dias como se só parte de mim fosse daqui. Hoje descobri que nem viajar me apetece mais... (...excepto umas quantas,poucas, viagens que tenho guardadas no coração...).
[ ouvindo mp3...Marillion - "Kaleigh" ]

Ocasião

De vez em quando recebo aquelas célebres mensagens de ocasião,tipo "bom dia,que é feito de ti?..." ou "então,td bem ctg?..." ou "ke se faz?..." ; e pronto fico ali a ler as mensagens sem saber ao certo o que dizer ou o que escrever em resposta ou não responder.Sei lá.Acho que são mensagens de ocasião,especialmente quando ás vezes quem as envia até era nosso amigo ou amiga "do coração"...passam-se tempos infinitos em que pouco importa saber como está a outra pessoa e depois,de "xofre" uma mensagem daquelas.Deixam-me sempre a pensar,pois,porque por enquanto ainda penso...
Fico sempre sem saber o que está por detrás duma mensagem daquelas.E depois o que me "emociona" mais ainda é tal qual a mensagem chegou abruptamente...assim fico com uma mensagem de "reposta"...sem "reposta".Mensagens de ocasião,digo eu,até prova em contrário e pronto...
[ ouvindo mp3...Abba - "Knowing me,knowing you" ]


"Blog Powered" por BLOGGER.COM

"Blog Equiped" com HERACLEUM blog & web tools ; CBOX.ws ; ClokLink ; GEOLOC ; ShinyStat ; BRAVENET.com ; METEORED.com ; Altavista BABELFISH ; TOP-REFERERS ; ASK GAMBLERS ;

"Blog Template" por Douglas Bowman

"Blog Tunning" por Octavio Serrao AKA Fogareiro

"Blog Dedicated" ao meu filho MARCOS ANDRÉ e ao meu pai "MESTRE" JOAQUIM SANTOS

"Blog also Dedicated" a restante familia e melhores amigos

SCP.gif aac1.jpg